Wednesday, January 17, 2007

NOTÍCIAS DE INTERESSE SOBRE O ALENTEJO

Norte, Sul e Alentejo recebem incentivos de 5,2 mil milhões

O Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) que irá vigorar no mercado português entre 2007 e 2013 vai ser entregue em Bruxelas já na próxima quinta feira, pelas mãos do ministro do Ambiente do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional, Francisco Correia.
O Norte vai receber 2,7 mil milhões de euros, o Centro é contemplado com 1,7 mil milhões de euros e o Alentejo receberá 868 milhões de euros. Estas três regiões poderão ainda, segundo Rui Baleiras, recorrer à verba disponível nos dois programas operacionais: o PO Temático Factores de Competitividade que contempla 3 mil milhões de euros e o PO Temático Valorização do Território que conta com cerca de 4,7 mil milhões de euros.
http://www.agenciafinanceira.iol.pt/

Religiosidade no Alentejo profundo

O afastamento da Igreja do povo alentejano, espontaneamente religioso e místico, explica-se por várias razões históricas entre elas a extinção das ordens religiosas e em particular a Companhia de Jesus, (jesuítas), com a sua Universidade de Évora, de funestas e trágicas consequências também para o país, além do anticlericalismo primário, ferrenho e organizado, em especial nos conturbados tempos da primeira colherada do maioral dos ganhões no “barranhão” comum do ensopado, era acompanhada com a fórmula ritual de,”6com Deus”, enquanto tirava o chapéu.
http://www.asbeiras.pt/

Turismo: Deputados alertam para falta de pessoal qualificado no Alentejo

O presidente da subcomissão parlamentar de Turismo, Mendes Bota, garantiu hoje, em Alqueva, que o sector turístico pode ser o "motor de arranque" do desenvolvimento do Alentejo, mas alertou para a falta de recursos humanos qualificados.
"O conjunto dos grandes projectos turísticos para o Alentejo significa uma grande oportunidade de emprego, com a criação de 15 ou 20 mil postos de trabalho, mas não há, neste momento, pessoal suficiente com formação específica nesta área", argumentou.
http://www.radioportalegre.pt/

Pavilhão Multiusos de Évora abre as portas em 2007

O Pavilhão Multiusos de Évora, construído sob a antiga praça de touros da cidade vai abrir ao público em meados deste ano, anunciou a autarquia eborense.
O equipamento "de enorme importância simbólica e funcional no panorama cultural e social da cidade, agora convertido num centro multiusos, estará preparado não só para a realização de espectáculos tauromáquicos, mas também para eventos culturais de outro tipo", explica um comunicado do município.
http://www.noticiasalentejo.pt/

No comments: