Tuesday, January 16, 2007

AL SUL DESTAQUES

Mora: 30 mil euros em subsídios para natalidade

A Câmara de Mora concedeu no ano passado 30 mil euros em subsídios de apoio à natalidade, devido ao nascimento de 44 bebés naquele concelho alentejano, anunciou hoje a autarquia. A notícia é avançada pela agência Lusa.
Segundo o município, os apoios financeiros para incentivar o aumento da natalidade e fixar jovens casais no concelho começaram em Outubro de 2004, ano em que foram atribuídos quatro mil euros, por seis nascimentos.
O vice-presidente da autarquia, Luís Simão, adiantou à agência Lusa que o montante gasto nos subsídios aumentou para 11 mil euros em 2005 (14 bebés), tendo o maior incremento sido registado no ano passado, em que nasceram 44 bebés, com um total de 30 mil euros.
http://www.portugaldiario.iol.pt/

Produtores Florestais projectam recuperação da Serra d'Ossa

A Associação de Produtores Florestais (AFLOPS) vai avançar com um projecto para o controlo da erosão e recuperação da área ardida na serra d'Ossa, devastada por incêndios florestais no Verão do ano passado. Contactado pela DianaFM, Nuno Santos Fernandes explicou que o projecto visa combater os fenómenos erosivos em área ardida, que têm consequências nefastas.
Segundo o dirigente da AFLOPS, a iniciativa prevê, em primeiro lugar, o controlo da erosão, e depois um novo planeamento para prevenir o risco de incêndio na serra, terminando o processo com a criação de uma Zona de Intervenção Florestal.
http://www.dianafm.com/

Turismo: Subcomissão Parlamentar visita Alentejo

A Subcomissão de Turismo da Assembleia da República está hoje e amanhã na Região Alentejo.
José Soeiro, deputado do PCP eleito por Beja, é secretário desta Subcomissão e já disse à Voz da Planície que "contactar com a realidade do turismo nacional e neste caso a do Alentejo, conhecer as dificuldades do sector, as suas expectativas e equacionar no quadro da Assembleia da República o que fazer com as questões que forem levantadas" são os objectivos que se pretendem atingir com a visita, de dois dias, agendada ao Alentejo.

Aborto: Partidos preparam campanha

Em contagem decrescente para a realização do referendo sobre a IVG começam a surgir os argumentos dos apoiantes do SIM e NÃO. Em Beja, na campanha para o referendo, PCP, PS e BE apelam ao SIM, PSD e CDS/PP deixam ao critério dos militantes.

Olival: Empresários espanhóis detêm 25.000 dos 157.000 hectares plantados no Alentejo

Terra, água e bons preços, trouxeram empresários espanhóis, que já dominam 25.000 dos cerca de 158.000 hectares de olival no Alentejo
“18 milhões de euros foi o valor investido na aquisição das terras, a plantação das oliveiras, a aquisição de máquinas e a construção do largar, que está funcionar desde Novembro, só aqui foram investidos 3,5 milhões de euros”, revela José Luís de Prado.
http://www.vozdaplanicie.pt/

No comments: