Wednesday, January 03, 2007

DESTAQUES DO AL SUL

Assiduidade dos profissionais de saúde vai ser controlada através de sistemas automáticos

Edgar Santos responsável no Alentejo do SEP-Sindicato dos Enfermeiros Portugueses não vê qualquer tipo de problema na implementação da medida. No entanto, Edgar Santos, chama a atenção para a questão da hora de saída, neste momento, na mudança de turnos os enfermeiros estão a trabalhar mais tempo do que deviam.

Inês Patola
http://www.vozdaplanicie.pt/

Vinhos do Alentejo são os preferidos dos portugueses
Quota de mercado é superior aos 40%


Os Vinhos do Alentejo foram os preferidos da maioria dos portugueses, durante o ano de 2005/2006, segundo revelam os dados da Nielsen.
Os vinhos alentejanos conquistaram quotas de mercado superiores aos 40%, quer em valor, quer em volume, mantendo assim a sua posição de liderança, segundo refere o Agroportal.
Os dados apontam a «excelente relação qualidade/preço» como um dos factores principais para o sucesso dos Vinhos do Alentejo, que possui mais do dobro da quota de mercado das outras regiões com Denominação de Origem Controlada (DOC).
http://www.fabricadeconteudos.com/

Aborto : Criado movimento “Alentejo pelo Não”

O movimento cívico recentemente criado, pretende “esclarecer” a população em relação ao aborto e intensificar o apelo ao “não”. Para Pedro Giões, porta-voz do movimento “Alentejo pelo Não”, deveria fazer-se uma maior aposta na educação sexual.
O movimento cívico está, neste momento, a recolher as cinco mil assinaturas necessárias, para se poder constituir um grupo cívico de pleno direito, que lhe permitirá fazer campanha e ter acesso aos tempos de antena.
O referendo sobre a despenalização da interrupção voluntária da gravidez, está marcado para 11 de Fevereiro de 2007.
http://www.dianafm.com/

2007 fica marcado pela realização do referendo sobre o aborto

José Catalino, responsável da DORBE do PCP, afirmou que o partido vai ter uma participação activa no esclarecimento, estão previstas sessões em todos os concelhos do distrito e no próximo dia 21 uma grande iniciativa com Jerónimo de Sousa.
Pita Ameixa, presidente da Federação do Baixo Alentejo do PS, afirmou que o seu partido vai empenhar-se para que o SIM ganhe. Pita Ameixa considerou que a campanha deve ser feita por “cidadãos” organizados e recordou a disponibilidade demonstrada pelas “mulheres socialistas do Baixo Alentejo em integrar “os movimentos a favor da despenalização”.
Amílcar Mourão, presidente da Distrital de Beja do PSD, considerou que se trata de uma matéria do foro íntimo da Mulher, por isso, não vai existir nenhuma posição oficial nem a favor do SIM nem a favor do NÃO. Cada um que decida se quer ou não envolver-se na campanha.
Lourenço Féria, responsável em Beja do CDS/PP, afirmou que na campanha não haverá envolvimento directo do partido, os dirigentes e militantes é que decidem se devem ou não integrar movimentos que dinamizem a campanha.
Alberto Matos, dirigente do Bloco de Esquerda em Beja, considerou que embora a campanha não seja exclusivamente partidária, é evidente que os partidos têm um papel importante na mobilização dos cidadãos. Ainda de acordo com Alberto Matos um dos pontos altos da campanha do BE nesta região é a participação de Francisco Louçã numa iniciativa a realizar no próximo dia 31.
Inês Patola
http://www.vozdaplanicie.pt/

Três municípios alentejanos contestam adiamento da ligação a Espanha pelo IP8

Os autarcas comunistas de Beja, de Serpa e de Sines consideram que o adiamento põe em causa o aproveitamento do aeroporto de Beja e do porto de Sines, infra-estruturas que dizem ser "decisivas" para as regiões e que "dependem de uma auto-estrada" com ligação a Espanha.
http://www.publico.clix.pt/

No comments: