Monday, January 29, 2007

AL SUL DESTACA

Lágrimas Hotels quer chegar ao Alentejo e Brasil

O grupo Lágrimas Hotels tem em construção dois hotéis, na Figueira da Foz e Douro, num investimento total de 13 milhões de euros, mas pretende alargar a presença ao Alentejo e ao Brasil.
Miguel Júdice, presidente executivo, avançou que "está em apreciação" um projecto de investimento no Brasil. Este projecto, acerca do qual o responsável considera ser ainda muito cedo para especificar mais pormenores, será desenvolvido em parceria com outras empresas portuguesas.
Quanto ao empreendimento no Alentejo, Miguel Júdice escusou-se a avançar qualquer informação com a mesma justificação de "ser prematuro".
Os dois hotéis já em construção, deverão entrar em funcionamento até final de 2008.
http://www.opcaoturismo.com/

"O ministro da Saúde reconheceu que a situação do Alentejo, «é muito semelhante à de outros sítios com imensas dificuldades de comunicação», como a Beira Interior".

O ministro da Saúde anunciou no sábado o reforço dos cuidados de saúde de urgência no Alentejo, com mais duas viaturas médicas de emergência e reanimação (VMER), quatro serviços de urgência básica e quatro unidades rápidas de suporte intermédio de vida. Mas este pacote de medidas tem um lado triste, porque surge na sequência da morte de dois homens, em menos de quinze dias, em Odemira, em que o socorro se prolongou por várias horas. Então, há uma pergunta óbvia a fazer: e se ninguém morresse? Quanto tempo mais teria esta região desfavorecida que esperar por melhores serviços de urgência?
http://www.diarioxxi.com/

Governo: Balanço da visita do Primeiro-ministro ao Distrito de Beja

O Primeiro-ministro esteve em Beja no âmbito da iniciativa “Governo Presente”, Aeroporto de Beja, Alqueva e IP8, dominaram a visita de José Sócrates.
O Primeiro-ministro lançou na tarde de sábado, a primeira pedra da obra do futuro Aeroporto de Beja, culminando a iniciativa “Governo Presente no distrito de Beja”, onde se fez acompanhar da maioria dos seus ministros.
A prioridade na construção mais rápida de Alqueva, a construção do IP8, no troço Sines-Beja, o acabamento do IP2, e a inauguração da Montaraz Garvão, fábrica de transformação artesanal do porco alentejano, foram outros momentos marcantes da presença do Governo no distrito de Beja.
Na visita à Barragem do Pisão, Henrique Troncho, presidente da EDIA, trocou o Bloco de Rega do Alfundão, concelho de Ferreira do Alentejo, com o “Bloco de Rega do Fundão”, na Beira.
Jaime Silva, ministro da Agricultura, falou “dos 600 milhões de euros que a agricultura vai dar para a conclusão de Alqueva”.
“Existe pressa em acabar Alqueva antes de 2015, por causa dos investimentos privados”, disse o Primeiro-ministro.
Na inauguração da Montaraz Garvão, fábrica de transformação do porco alentejano, Pedro do Carmo, presidente da Câmara de Ourique, afirmou que “este dia marca a mudança de rumo no concelho”.
O ministro da Agricultura chamou a atenção “para a existência de outro Alentejo agrícola”. Tendo José Sócrates defendido “a importância do investimento, como um exemplo, das mais valias que devem ficar em Portugal”, disse.
O ponto alto do dia 27 de Janeiro de 2007, aconteceu em S.Brissos com o lançamento da primeira pedra do Aeroporto de Beja, marcado pela frase do autarca bejense, Francisco Santos, “Finalmente”.
O presidente da Câmara de Beja, elogiou o Governo e o primeiro-ministro “pela visão que tiveram na construção do aeroporto”.
José Ernesto Queiroz, presidente da EDAB, sustentou que “espera-se que em 2013, se atinga o meio milhão de passageiros ano”.
Quanto ao ministro das Obras Públicas, apontou o “imbróglio em que este projecto esteve envolvido, atingindo o cume ao ter dois presidentes”, concluiu Mário Lino.
Já José Sócrates sustentou que a construção do aeroporto “é um contributo fundamental para dar um novo posicionamento ao Alentejo, em articulação com Sines e os seus projectos energéticos e os turísticos de Alqueva”, concluiu.
Teixeira Correia
http://www.vozdaplanicie.pt/

No comments: