Friday, January 05, 2007

NOTÍCIAS C.M.A.

Alandroal canta os Reis…

Realiza-se na vila do Alandroal, na noite da próxima sexta-feira, dia 5 de Janeiro, o tradicional “Cante de Reis”.
A partir das 18h00 e pela madrugada fora, um grupo de cerca de 20 pessoas, trajado a rigor, percorre as principais ruas da Vila e locais de referência, cantado os Reis e recordando a quadra das oferendas feitas pelos Reis Magos ao Menino Jesus.
Este grupo canta e anima a localidade nesta altura do ano, retomando assim uma tradição antiquíssima e já bastante rara no nosso país.
Para este ano, o “Cante de Reis” tem a particularidade de ser gravado, em directo, para o programa “Portugal em Directo”, a ser transmitido das 18h00 às 19:00h, na RTP1. Na Vila estará presente uma equipa de reportagem que acompanhará o grupo em alguns dos locais a percorrer.

dos reis.bmp

Cante dos Reis

“Adiafa na Quinta da Areosa”

teatro.bmp

No próximo Domingo, dia 7 de Janeiro, sobe ao palco do auditório do Fórum Cultural Transfronteiriço de Alandroal, pelas 15h00, a peça de teatro “Adiafa na Quinta da Areosa”.
Com texto e encenação do Professor António Guapo, “Adiafa na Quinta da Areosa” pretende ser uma reconstituição daquilo que era a festa de encerramento das vindimas, juntando em palco cerca de 50 actores.
Durante hora e meia o público vai poder assistir, para além de toda a representação da “adiafa” (banquete oferecido aos trabalhadores no final das campanhas agrícolas); à interpretação de danças e cantares tradicionais alentejanos e das beiras, incluindo o fandango, o fado e a tradicional desgarrada, imprescindível nas festas de encerramento das vindimas.
A peça de teatro, é levada a cena pelo grupo “Vida Activa” da Câmara Municipal de Alenquer, estando também previsto para o início da peça uma actuação do Rancho Folclórico que integra igualmente este grupo.
Esta peça de teatro, promovida pela autarquia de Alandroal em parceria com o Município de Alenquer, é direccionada sobretudo aos idosos, sendo para muitos deles o recordar da “lida” rural pela qual passaram enquanto pessoas activas.

Gabinete de Imprensa - CM Alandroal,

No comments: