Tuesday, January 23, 2007

AL SUL ACONSELHA

CONSELHOS ÚTEIS

ESTAÇÕES DE SERVIÇO – Pelas piores razões!

Caro leitor, talvez possa ser daqueles muitos que, não tendo reparado na existência da electricidade estática no nosso quotidiano, na roupa que veste ou outros, sobretudo na sua viatura sendo de momento o que me importa realçar, será o pouco ou nada conhecida pelas pessoas, não sabendo a generalidade da sociedade a sua influencia perniciosa, nem calcular a perigosidade que esta poderá desencadear a qualquer momento.
Já algumas vezes tenho sofrido alguns avisos, por parte de condutores que seguindo na traseira da viatura por mim conduzida, me fazem sinal de luzes ou buzinam, indicando-me e alertando da existência de um fio dependurado, a arrastar no chão.
Assim mesmo eu faço prevenção… não é defeito é feitio da viatura, visto que aquele apetrecho foi lá colocado de propósito e, tem o fim específico de fazer a descarga para a terra, de qualquer tipo de electricidade que possa afectar o veículo, não a deixando acumular nem circular, para que não possa sofrer dissabores de incêndio ou alteração da sensibilidade, na condução das pessoas transportadas.
Assim, e porque os problemas nos abastecimentos, nas Estações de Serviço são rotineiros e, em maior número daquilo que se supõe, lembrarei alguns tópico importantes que deverão seguir com atenção e divulgar aos seus amigos:

A. Ao chegar á bomba, o motor, luzes e rádio, não esquecendo de travar com o travão de mão.

B. Não esqueça de fechar as portas do veículo ao sair ou entrar, operação indispensável para a descarga da electricidade se processar para o solo, através do corpo.

C. Após a saída do carro, tenha o cuidado de colocar a mão sobre peças metálicas da carroçaria, antes de pegar na pistola do combustível e a descarga não se faça através da mangueira, nem da pistola para o interior do depósito.

D. Tenha o devido cuidado se o combustível foi derramado, devido ao perigo da criação de vapores inflamáveis no solo, com o perigo da posterior ligação do motor e de componentes electrónicos.

E. Porque os telemóveis, as roupas de fibras sintéticas, os sapatos isolantes com sola de borracha, são cada vez mais utilizados sendo muito friccionados, criam a dita electricidade estática quase imperceptível e, sobretudo se é daqueles que durante o tempo do abastecimento, se entretêm a entrar e sair do carro. – Evite tais procedimentos.

F. As senhoras normalmente são menos conhecedoras destes assuntos e as mais susceptíveis de serem molestadas, tendo em mente que, as escolas de condução que eu saiba se debruçam ou não têm tido uma informação completa para com os seus instruendos.

G. Quando oportuno peça ao seu mecânico, a instalação do acessório apropriado, para a descarga electrostática do seu carro que, pelo valor irrisório não justifica os riscos que pode correr.

Não será também displicente, a chamada de atenção para muitos automobilistas, do caso dos cartões Multibanco colonados e alterados quando do pagamento de combustíveis, quase sempre acontece em compras nestes estabelecimentos prestadores de serviços auto.

A. Quando no momento de pagar com um cartão, em Estações de Serviço que não conhece ou pouco frequentado, se o pagamento não se processar linearmente á primeira, é razão suficiente para ficar atento aos procedimentos.

B) Em segunda tentativa, deve reparar e verificar, se o agente receptor, introduz o cartão no mesmo aparelho ou noutro diferente que normalmente poderá estar mais escondido.
Se o fizer em novo aparelho, poderá acontecer, tratar-se de um gravador de dados da banda magnética e, o seu cartão estará a ser lido, para outros fins.
B.Nestes casos, tente verificar o sucedido com calma, não utilizando mais o cartão sem a certificação e certeza de seu estado e, se conseguir ainda a tempo, tente apropriar-se do cartão imediatamente, pagando em dinheiro vivo se tiver disponibilidade, porque terá tudo a ganhar.

D. Por ultimo e se for caso disso, aconselhe o operador da bomba a ter o máximo cuidado na utilização dos cartões, sabendo-se o pouco cuidado que por vezes estes são tratados, na introdução do sistema, ao ponto de ficarem danificados lateralmente e riscados, pelo roçar das abas do leitor, dificultando posteriores as leituras dos dados.

Por fim, a par destes tópicos sensíveis e importantes atrás mencionados relacionados com as Estações de Serviço, haverá de ter em conta os preços a que os combustíveis estarão a ser transaccionados, atendendo a que a matéria prima baixa… baixa e estagna muitas vezes, com o consumidor a interrogar-se do resultado de tantos estudos e da grande organização necessárias, nem os porquês das disparidades dos preços em Espanha e a unanimidade em Portugal, não sabendo a quem interessa a continuidade destas políticas. Que fazem muito mal fazem… e que pensar ainda mais…!
A. Enquanto se alvitra apenas que a matéria vai aumentar, logo o jogo das bolsas se movimenta, já todos estão precavidos e esgotam-se de imediato as produções das semanas mais próximas, para que em passo acelerado em boatos técnicos, a procuram incessante e desmedida fazem lei, para que as mais valias entrem antes do aumento efectivado, quando estas baixam acontece precisamente o contrário, onde o lucro acontece em dois carinhos… quando aumenta por um lado e, quando baixa por outro.

B. Ora o inverso da organização, consiste na desregulamentação aparente e no monopólio dos senhores do mundo, formam-se cartéis para o precioso ouro negro e não só, as matérias-primas associadas, serão tão importantes ou mais, para uns quantos que não mencionarei por pudor e estarem ligados a Estados Nação de pendor liberal.

J.P.

No comments: