Monday, January 08, 2007

DESTAQUES DO AL SUL

Fundação Alentejo – Terra Mãe vai promover um parque temático
Museu vivo está orçado em 10 milhões de euros


Até ao final do primeiro trimestre deste ano prevê-se que sejam lançados os concursos públicos para a adjudicação de projectos, obras e fornecimentos necessários para dar corpo ao parque temático da Fundação Alentejo – Terra Mãe, segundo revelou o presidente da instituição, José Flamínio Roza.
O projecto está avaliado em 10 milhões de euros e irá avançar de forma faseada até 2010, conforme revelou o responsável, citado pelo Jornal de Notícias.
O parque temático prestará homenagem ao Alentejo e vai ocupar uma área de 256 hectares, na Herdade da Adua, no concelho de Montemor-o-Novo, em terrenos cedidos pela autarquia local por um prazo de 70 anos, renovável por 70 anos.
http://www.fabricadeconteudos.com/

Criadores de ovinos e bovinos querem apoios para transporte

As associações dos criadores de ovinos e bovinos do Alentejo garantem que as novas regras europeias para o transporte de animais contribuem para a segurança alimentar, mas alertam que o expectável aumento de custos deverá ser apoiado.
«São regras que temos de adoptar, mas que deverão ser comparticipadas por todos, até pelo próprio consumidor, porque obviamente os custos de produção vão aumentar», frisou Castro e Brito, responsável pela Associação de Criadores de Ovinos do Sul (ACOS).
http://diariodigital.sapo.pt/

Dois milhões para as artes

O Ministério da Cultura vai apoiar em 2007 um total de 140 projectos artísticos em todo o País com cerca de dois milhões de euros, cabendo ao teatro quase um terço daquela verba.
As verbas serão distribuídas pelas áreas da dança, artes plásticas, design, teatro, música e transdisciplinares, com candidaturas limitadas por cada região do País, nomeadamente Lisboa e Vale do Tejo, Norte, Centro, Alentejo e Algarve.
http://www.oprimeirodejaneiro.pt/

Nascer em Badajoz é mais barato do que em Elvas

Os custos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) com o nascimento de portugueses em Badajoz são inferiores em quase metade aos registados no hospital de Elvas, cujo bloco de partos encerrou em Junho, revela um estudo da tutela.
De acordo com o estudo, que avalia os resultados do fecho do bloco de partos de Elvas, a escolha das parturientes portuguesas pelo Hospital Materno Infantil Infanta Cristina, em Badajoz, revela-se mais barata para o SNS, dado que aí o internamento de obstetrícia custa 1.675 euros, contra 2.619 euros na unidade de Santa Luzia, em Elvas.
Os custos da actividade obstétrica nas duas unidades diferem também relativamente ao preço das consultas - 99,95 euros em Elvas e 65 euros em Badajoz - , e das urgências, cujo custo unitário é de 130,75 euros em Elvas e de 120 euros em Badajoz.
http://diariodigital.sapo.pt/

PCP Alentejo critica atrasos aprovação de projecto abastecimento em alta

A Direcção Regional do Alentejo do PCP criticou os sucessivos atrasos do projecto intermunicipal de abastecimento e saneamento em alta para 23 concelhos alentejanos, cuja candidatura, em Bruxelas desde 2005, ainda não foi aprovada.
http://www.radioportalegre.pt/

Évora : Autarquia promove Rota dos Sabores Tradicionais

A quarta edição da Rota dos Sabores Tradicionais arrancou esta semana, com a participação recorde de 31 restaurantes e 3 pastelarias com fabrico próprio.
O certame, promovido pela Câmara de Évora, prolonga-se até finais de Maio com temas mensais da Caça, Porco, Sopas, Borrego e Doçaria Conventual.
http://www.dianafm.com/

No comments: