Monday, January 22, 2007

AL SUL DESTAQUES

Deputados pedem Escola de Hotelaria no Alentejo

O presidente da subcomissão parlamentar de Turismo, Mendes Bota, garantiu terça-feira, 16, em Alqueva, que o sector turístico pode ser o “motor de arranque” do desenvolvimento do Alentejo, mas alertou para a falta de recursos humanos qualificados. Nesse sentido, essa qualificação só pode ser atingida, frisou o deputado, com a criação de uma Escola de Hotelaria e Turismo no Alentejo, à semelhança do que já existe no Algarve ou no Estoril.
“O conjunto dos grandes projectos turísticos para o Alentejo significa uma grande oportunidade de emprego, com a criação de 15 ou 20 mil postos de trabalho, mas não há, neste momento, pessoal suficiente com formação específica nesta área”, argumentou.

Autarquias exigem explicações a Bruxelas

Quatro associações de municípios do Alentejo, reunidas na segunda-feira, 15, em Grândola, decidiram pedir esclarecimentos a Bruxelas sobre o “chumbo” da candidatura para o abastecimento de água e saneamento em alta a 23 concelhos da região.
“Sabemos que a situação é irreversível, porque era a última oportunidade para aprovar o projecto no âmbito do III Quadro Comunitário de Apoio (QCA), mas vamos fazer uma carta a solicitar mais esclarecimentos a Bruxelas”, adiantou o presidente da Associação de Municípios do Litoral Alentejano (AMLA), António Camilo.
http://correioalentejo.com/

Fim do século marcado por cheias e secas graves

Menos água disponível no Verão, mais chuvas fortes no Inverno. Na prática, vão-se agravar as secas nos meses quentes e as inundações nos períodos de chuva. No Algarve e no Alentejo, a redução do escoamento dos rios pode, em 2100, chegar mesmo aos 80%, provocando uma grande escassez de água. Este é o pior cenário do impacto das alterações climáticas nos recursos hídricos, traçado por um estudo que é divulgado hoje em Lisboa.
http://dn.sapo.pt/

Empresa lusa quer comercializar queijo de ovelha no Brasil

Évora, 21 Jan (Lusa) - Um tipo de queijo da região do Alentejo (centro-sul de Portugal) feito à base de leite de ovelha e sal (foto), e produzido por uma empresa familiar, está conquistando o mercado português e quer chegar aos mercados brasileiro e japonês.
A gerente da empresa, Joana Fernandes, disse à Agência Lusa que o queijo "Monte da Vinha", no distrito de Évora, está sendo vendido para todo o território português, com "muito boa aceitação", e exportado, sobretudo, para Espanha e França.
http://www.agencialusa.com.br/

No comments: