Monday, January 15, 2007

AL SUL DESTAQUES

Água envolta em polémica

Municípios reúnem segunda-feira, 15, para analisar possibilidade de o LNEC reformular o projecto, de acordo com proposta do Governo.
Duas das associações de municípios promotoras do abastecimento de água e saneamento em alta de 23 concelhos alentejanos concordam com a análise do projecto por uma entidade independente, para a reformulação da candidatura a apoios comunitários.
http://correioalentejo.com/

Oito escolas de Mértola fecham portas em Setembro

Em Mértola vão encerrar mais oito escolas. Em Ourique não está previsto nenhum encerramento, em Castro Verde quatro e em Almodôvar três.
Presidentes das Câmaras de Mértola, Almodôvar, Castro Verde e Ourique dividem-se entre elogios e críticas à actuação do Ministério da Educação.
http://correioalentejo.com/

Euromilhões - Pela primeira vez totalistas são do Alentejo
Encontro secreto une milionários


Euromilhões - Pela primeira vez totalistas são do Alentejo
Encontro secreto une milionários
Os milionários da sociedade que arrecadou 15 milhões de euros do primeiro prémio do último concurso do Euromilhões decidiram ontem manter o anonimato.
A decisão foi comunicada por um dos euromilionários – todos residentes na zona de Portalegre – após uma reunião secreta nesta cidade que contou com a presença dos nove elementos da sociedade composta por homens e mulheres, funcionários de um gabinete de contabilidade e de uma companhia de seguros, ambos situados na Rua do Comércio, em Portalegre.
http://www.correiomanha.pt/

Empresários espanhóis à conquista dos olivais
Teixeira Correia

Milhares de hectares de terrenos áridos e desertos do Alentejo estão a ser transformados em campos férteis e prósperos, com uma "fórmula" que, não sendo mágica, baseia-se no sentido empresarial. Ao abandono dos empresários portugueses, responderam em peso os espanhóis, nomeadamente os andaluzes e os extremenhos.
Apesar do regadio de Alqueva ser ainda uma miragem para concelhos como Beja, Cuba, Moura, Serpa e mesmo Ferreira do Alentejo, os olivicultores espanhóis, acumulam as suas reservas de água, o que lhes permite fazer a reconversão dos tradicionais olivais de sequeiro em regadio, optando por uma cultura do olival em extensivo ou super-extensivo.
http://jn.sapo.pt/

No comments: