Tuesday, January 30, 2007

AL SUL DESTAQUES

Referendo : Alentejo pelo Não apresentado em Évora

O Movimento, que se declara apartidário e não confessional, promoveu assim o lançamento oficial do seu apelo ao Não.
A iniciativa contou com a participação da Presidente da Federação Portuguesa pela Vida e Mandatária da Plataforma Não Obrigada. Isilda Pegado defende a actual lei e afirma que esta não é punitiva mas sim dissuasora.
Na apresentação do movimento esteve também Mariana Cascais.
A ex-Secretária de Estado da Educação diz que os gastos com o referendo, são dinheiro perdido.
O Alentejo pelo Não anunciou a realização de diversas acções de esclarecimento na região.
http://www.dianafm.com/

Contas regionais
Lisboa acima da média

Lisboa foi a única região do País que conseguiu ultrapassar a riqueza média gerada por habitante no conjunto da União Europeia, entre 2000 e 2004, de acordo com as contas regionais para aquele período ontem divulgadas pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Entre 2000 e 2003, o crescimento médio anual do Produto Interno Bruto (em termos nominais) da Região Autónoma dos Açores, da Região Autónoma da Madeira, do Algarve, do Alentejo e do Centro, superou a média nacional (4,3%). Segundo o INE, os Açores cresceram 7,0%, a Madeira 6,8%, o Algarve 6,7%, o Alentejo 4,5% e o Centro 4,4%. Em volume, a Madeira foi a região que registou maior aumento, enquanto o Norte foi o único a registar uma diminuição real.
http://www.correiomanha.pt/

Portel: Congresso das Açordas para assinalar a diferença

De 2 a 4 de Março, decorre em Portel o I Congresso das Açordas. O autarca local, Norberto Patinho, diz que as açordas assumem, no concelho, «mil e uma variantes», e que a iniciativa pretende valorizar um dos pratos mais característicos da gastronomia alentejana.

(Leia mais na edição impressa de Fevereiro, a distribuir a partir de dia 1)
http://www.noticiasalentejo.pt/

No comments: