Wednesday, January 31, 2007

AL SUL DESTAQUES

‘Vodafone’ Rally de Portugal apresentado

O Rally de Portugal volta, cinco anos depois, a integrar o campeonato do mundo da especialidade. Algarve e Alentejo recebem a prova que decorrerá entre 29 de Março e 1 de Abril, composta por três etapas e duas superespeciais. Os pilotos Markku Alen, Ari Vatanen e Jean Pierre Nicolas, vão acelerar no Estádio Algarve dia 29.
http://www.algarvedesporto.pt/

Pedro Nunes critica estratégia de Correia de Campos

Uma intolerável desigualdade – assim classifica a Ordem dos Médicos o método de reforço das unidades intermédias de suporte de vida no Alentejo, medida anunciada pelo ministro da Saúde.
Na prática, está em causa o facto de essas ambulâncias do INEM serem tripuladas por um enfermeiro e um técnico sem a presença de um médico.
Para o bastonário da Ordem dos Médicos, abre-se um precedente de discriminação entre cidadãos de primeira e de segunda.
http://www.rr.pt/

Reguengos de Monsaraz: Projectos PIN apresentados em Fevereiro e Março

Os planos de pormenor dos dois projectos turísticos, com classificação PIN (Projectos de Interesse Nacional), previstos para Reguengos de Monsaraz serão apresentados nos meses de Fevereiro e Março, confirmou o Notícias Alentejo junto da autarquia.
Relativamente ao projecto da Herdade do Barrocal, trata-se de um investimento que inclui a construção de um hotel e spa (com classificação de 5 estrelas), Oitenta e cinco unidades de alojamento inseridas numa área de 200 hectares e 600 ha de exploração agrícola em modo de produção biológica.
Também com classificação de PIN, o Parque Alqueva, que tem como promotor um consórcio liderado pela SAIP - Sociedade Alentejana de Investimentos e Participações, conta com uma área total de implantação de cerca de 2 100 hectares.
Inclui agricultura biológica, aldeamentos turísticos, campos de golfe, centro equestre, centro de conferências, campo de férias, centro de desportos náuticos, instituto cultural e ambiental, observatório de aves, praias fluviais e parque radical, entre outras valências. Situado no Concelho de Reguengos de Monsaraz e junto à albufeira de Alqueva, o projecto compreende uma área de 2100 hectares, distribuídos por três núcleos (Roncão d’El Rei, Postoro e Areias e Cebolinhos).
Prevê a criação de espaços de acompanhamento da fauna e ambiente locais. A ligação dos espaços verdes com o desporto é outra das apostas fundamentais do Parque Alqueva. O projecto compreende as seguintes valências: Turismo Activo e Lazer, Saúde e Negócios, Qualificação Ambiental, Agricultura em modo de produção biológica, Alojamento turístico e Infra-estruturas Residenciais e de Apoio.
Este projecto tem um investimento previsto de 940 milhões de euros e criará 2 000 postos de trabalho.
Para Reguengos de Monsaraz, está ainda previsto um outro empreendimento turístico - um hotel (4 estrelas), com capacidade para 80 camas.
http://www.noticiasalentejo.pt/

Adquira o :

noticias alentejo.jpg

referente ao mês de Fevereiro. Já nas bancas

CAIXA DE CORREIO DO AL SUL

De : for.gif

É já dia 1 de Fevereiro a abertura da temporada!

Depois de alguns meses de paragem, é tempo de pensar já na próxima época.
Treinos, ferras e outros encontros vão marcar este início de temporada. Mas é já no próximo dia 1 de Fevereiro em Mourão que o Grupo de Montemor se apresenta para a sua primeira actuação.
A homenagem ao antigo elemento Manuel Augusto Ramalho marca este início de temporada. Não falte!
Homenagem a Manuel Augusto Ramalho abre a temporada 2007

Festival de homenagem a Manuel Augusto Ramalho abre temporada 2007, já no próximo dia 1 de Fevereiro na Praça de Toiros de Mourão.

Joaquim Bastinhas, João Moura Caetano e Marcos Tenório são os artistas responsáveis pelas lides a cavalo, rematadas pelas pegas a cargo do Grupo de forcados de Montemor. A pé está anunciada uma competição ibérica, Juan José Padilla, Javier Solís e António João Ferreira perante um curro de toiros da ganadaria local Dias Coutinho.
O antigo elemento do Grupo de Montemor, Manuel Augusto Ramalho conhecido por todos como Mano Augusto fardou-se activamente entre 1965 e 1979. Conhecido pelo seu carisma e boa disposição, marcou todos aqueles com quem conviveu, em especial a família montemorense.
O Festival Tauromáquico em honra da Nossa Sra. das Candeias realiza-se às 15.00 e com toda a certeza, será o primeiro grande encontro de 2007 de toda a "aficion" Portuguesa.

mourao.png

De : EntaoEAssim entaoeassim@oninet.pt

Aborto e civilização

José Manuel Moreira

O aborto voluntário vai tornar-se uma das grandes questões nas sociedades ocidentais. O regresso do tema à tolerante Holanda é só mais um sintoma. O interesse com que entre nós se vive o sim ou não no referendo é disso bom sinal. Há diversas formas de entrar no debate: desde a inconveniência ou ilicitude do aborto à fé religiosa, para cristãos com força de convicção de uma moral universal. Há outra posição que pretende ter validade universal: a científica, embora também aqui as provas não sejam acessíveis à imensa maioria dos homens e mulheres, que as admite por fé (na ciência).
A minha preferida – na linha de artigo (1983) do filósofo Julián Marias – é outra, acessível a todos e independente de conhecimentos científicos ou teológicos que poucos possuem. É a visão antropológica, fundada na mera realidade do homem tal como se vê, vive e se compreende a si mesmo.
Trata-se da distinção decisiva entre “coisa” e “pessoa”, que se revela no uso da língua. Em todas as línguas há uma distinção essencial: entre “que” e “quem”, “algo” e “alguém”, “nada” e “ninguém”. Se entro numa casa onde não há nenhuma pessoa, direi: “não há ninguém”, mas não me ocorrerá dizer: “não há nada”, porque pode estar cheia de móveis, livros, lustres, quadros.
O que tem isto a ver com o aborto? Muito. Quando se diz que o feto é
“parte” do corpo da mãe, é falso, porque não é parte: está “alojado” nela, melhor, implantado nela (nela e não meramente no seu corpo). Uma mulher dirá: “estou grávida”, nunca “o meu corpo está grávido”. Uma mulher diz: “vou ter um filho”; não diz: “tenho um tumor”.
A pergunta a referendar, ao usar, em vez de aborto provocado, “interrupção voluntária da gravidez”, não só abusa da hipocrisia como se esconde sob a capa de despenalização. Os advogados do sim não gostam da comparação, mas com isto os partidários da pena de morte vêem as dificuldades resolvidas.
Podem passar a chamar à tal pena – por forca ou garrote – “interrupção da respiração” (e também são só uns minutos).
Há ainda as 10 semanas, como se para a criança fizesse diferença em que lugar do caminho se encontra ou a que distância, em semanas ou meses, da sua etapa da vida que se chama nascimento será surpreendida pela morte.
O mais estranho é que para os progressistas o aborto é visto como sinal de progresso, enquanto a pena de morte é de atraso. Dantes denunciavam a “mulher objecto”, agora querem legitimar a criança-objecto, a criança-tumor, que se pode extirpar, em nome do “direito de dispor do próprio corpo”.
O direito (com bons propósitos) serve para nos impedir de entender “o que é aborto”. Por isso se mascara a sua realidade com fins convenientes ou pelo menos aceitáveis: o controle populacional, o bem-estar dos pais, a situação da mãe solteira, as dificuldades económicas, a conveniência de dispor de tempo livre, a melhoria da raça.
A tudo isto acrescem as tentativas de abolir as relações de maternidade e paternidade, reduzindo-as a mera função biológica sem duração para além do acto de geração, sem nenhuma significação pessoal entre o “eu”, o “tu” e o “ele(a)” implicados.
Felizmente, ao pôr-se a nu a grave dimensão da aceitação social do aborto, facilita-se o regresso de temas que os “progressistas” julgavam de direita e, por isso, ultrapassados: a família e a natalidade.
Não devemos estranhar que os mesmos que sempre se equivocaram sobre tudo, desde a natureza do regime soviético a Cuba, passando pelo fim do trabalho e as nacionalizações, se encontrem agora, de novo, unidos no “sim” ao aborto (e no “não” ao sofrimento dos animais). E, ontem como hoje, acompanhados de idiotas úteis. Alguns, pelos vistos, “liberais”, que desconhecem que a noção de liberdade para o liberalismo clássico é oposta à de “direito a ou de”. Para T. Jefferson os seres humanos são independentes, mas não da moral; se a desafiamos, não somos livres mas escravos, primeiro das nossas paixões e depois possivelmente da tirania política. Que tipo de
governo democrático poderá controlar homens que não podem controlar as suas próprias paixões? Situação que piorará com a ilusão do Estado contraceptivo e a liberalização das oportunidades para a irresponsabilidade.
____

José Manuel Moreira, Professor universitário e membro da Mont Pélérin
Society

AL SUL SORRI

Ainda a cargo do João Pedro

d d.JPG

vg mm.JPG

A PROPÓSITO

Portugueses riem pouco

Um estudo científico inédito levado a cabo pela Universidade Fernando Pessoa, no Porto, analisou à lupa cerca de 50.000 fotos publicadas nos jornais diários portugueses ao longo do ano 2006.
Conclusão: as pessoas riem pouco, e esta “expressão facial de emoções negativas” é explicado por um contexto social desfavorável e a expectativa de um futuro pouco risonho.
Neste cenário de caras carrancudas e risos amarelos, a excepção são as mulheres e as crianças, que exibem os mais rasgados sorrisos.
Só os homens com mais de 60 anos se revelaram mais alegres, …..

(In: Expresso)

AL SUL SORRI

Ainda a cargo do João Pedro

d d.JPG

vg mm.JPG

A PROPÓSITO

Portugueses riem pouco

Um estudo científico inédito levado a cabo pela Universidade Fernando Pessoa, no Porto, analisou à lupa cerca de 50.000 fotos publicadas nos jornais diários portugueses ao longo do ano 2006.
Conclusão: as pessoas riem pouco, e esta “expressão facial de emoções negativas” é explicado por um contexto social desfavorável e a expectativa de um futuro pouco risonho.
Neste cenário de caras carrancudas e risos amarelos, a excepção são as mulheres e as crianças, que exibem os mais rasgados sorrisos.
Só os homens com mais de 60 anos se revelaram mais alegres, …..

(In: Expresso)

Tuesday, January 30, 2007

AL SUL DIVULGA

Alandroal adere ao Plano Nacional de Leitura

O Município de Alandroal aprovou, na passada quarta-feira, dia 24 de Janeiro, em reunião do Executivo Municipal, o Protocolo de Colaboração entre o Município e a Comissão do Plano Nacional de Leitura.
O Plano Nacional de Leitura é uma iniciativa do Governo, em articulação com o Ministério da Educação e com o Ministério da Cultura, e em parceria com o poder local.
Tendo como objectivo fulcral a diminuição dos níveis de iliteracía em Portugal, o Plano pretende, através de iniciativas e acções concretas, promover a leitura em Escolas, Bibliotecas e outros espaços adequados, estimulando as crianças e jovens a descobrir o prazer de ler.
A Colaboração com o Plano Nacional de Leitura representará um investimento de cerca de 4 mil euros a cargo da Autarquia.
Com esse investimento o Município pretende implementar medidas que mobilizem a comunidade em geral para as questões da leitura, cooperando e colaborando de forma directa com as escolas, famílias e bibliotecas.
A participação da Câmara Municipal de Alandroal nesta parceria é uma forma de apoiar e incentivar não só a Escola e os alunos, mas toda a população, para a importância da criação de hábitos de leitura, indispensáveis no processo de formação dos cidadãos.

AL SUL ATLETISMO

Por ora o anúncio

atl et bmn.jpg

e as distâncias

dist.jpg

Voltaremos ao “assunto” lá mais perto da prova.

AL SUL DIVULGA

monte selvagem.bmp

AL SUL DESTAQUES

Referendo : Alentejo pelo Não apresentado em Évora

O Movimento, que se declara apartidário e não confessional, promoveu assim o lançamento oficial do seu apelo ao Não.
A iniciativa contou com a participação da Presidente da Federação Portuguesa pela Vida e Mandatária da Plataforma Não Obrigada. Isilda Pegado defende a actual lei e afirma que esta não é punitiva mas sim dissuasora.
Na apresentação do movimento esteve também Mariana Cascais.
A ex-Secretária de Estado da Educação diz que os gastos com o referendo, são dinheiro perdido.
O Alentejo pelo Não anunciou a realização de diversas acções de esclarecimento na região.
http://www.dianafm.com/

Contas regionais
Lisboa acima da média

Lisboa foi a única região do País que conseguiu ultrapassar a riqueza média gerada por habitante no conjunto da União Europeia, entre 2000 e 2004, de acordo com as contas regionais para aquele período ontem divulgadas pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Entre 2000 e 2003, o crescimento médio anual do Produto Interno Bruto (em termos nominais) da Região Autónoma dos Açores, da Região Autónoma da Madeira, do Algarve, do Alentejo e do Centro, superou a média nacional (4,3%). Segundo o INE, os Açores cresceram 7,0%, a Madeira 6,8%, o Algarve 6,7%, o Alentejo 4,5% e o Centro 4,4%. Em volume, a Madeira foi a região que registou maior aumento, enquanto o Norte foi o único a registar uma diminuição real.
http://www.correiomanha.pt/

Portel: Congresso das Açordas para assinalar a diferença

De 2 a 4 de Março, decorre em Portel o I Congresso das Açordas. O autarca local, Norberto Patinho, diz que as açordas assumem, no concelho, «mil e uma variantes», e que a iniciativa pretende valorizar um dos pratos mais característicos da gastronomia alentejana.

(Leia mais na edição impressa de Fevereiro, a distribuir a partir de dia 1)
http://www.noticiasalentejo.pt/

Monday, January 29, 2007

AL SUL DESTACA

Lágrimas Hotels quer chegar ao Alentejo e Brasil

O grupo Lágrimas Hotels tem em construção dois hotéis, na Figueira da Foz e Douro, num investimento total de 13 milhões de euros, mas pretende alargar a presença ao Alentejo e ao Brasil.
Miguel Júdice, presidente executivo, avançou que "está em apreciação" um projecto de investimento no Brasil. Este projecto, acerca do qual o responsável considera ser ainda muito cedo para especificar mais pormenores, será desenvolvido em parceria com outras empresas portuguesas.
Quanto ao empreendimento no Alentejo, Miguel Júdice escusou-se a avançar qualquer informação com a mesma justificação de "ser prematuro".
Os dois hotéis já em construção, deverão entrar em funcionamento até final de 2008.
http://www.opcaoturismo.com/

"O ministro da Saúde reconheceu que a situação do Alentejo, «é muito semelhante à de outros sítios com imensas dificuldades de comunicação», como a Beira Interior".

O ministro da Saúde anunciou no sábado o reforço dos cuidados de saúde de urgência no Alentejo, com mais duas viaturas médicas de emergência e reanimação (VMER), quatro serviços de urgência básica e quatro unidades rápidas de suporte intermédio de vida. Mas este pacote de medidas tem um lado triste, porque surge na sequência da morte de dois homens, em menos de quinze dias, em Odemira, em que o socorro se prolongou por várias horas. Então, há uma pergunta óbvia a fazer: e se ninguém morresse? Quanto tempo mais teria esta região desfavorecida que esperar por melhores serviços de urgência?
http://www.diarioxxi.com/

Governo: Balanço da visita do Primeiro-ministro ao Distrito de Beja

O Primeiro-ministro esteve em Beja no âmbito da iniciativa “Governo Presente”, Aeroporto de Beja, Alqueva e IP8, dominaram a visita de José Sócrates.
O Primeiro-ministro lançou na tarde de sábado, a primeira pedra da obra do futuro Aeroporto de Beja, culminando a iniciativa “Governo Presente no distrito de Beja”, onde se fez acompanhar da maioria dos seus ministros.
A prioridade na construção mais rápida de Alqueva, a construção do IP8, no troço Sines-Beja, o acabamento do IP2, e a inauguração da Montaraz Garvão, fábrica de transformação artesanal do porco alentejano, foram outros momentos marcantes da presença do Governo no distrito de Beja.
Na visita à Barragem do Pisão, Henrique Troncho, presidente da EDIA, trocou o Bloco de Rega do Alfundão, concelho de Ferreira do Alentejo, com o “Bloco de Rega do Fundão”, na Beira.
Jaime Silva, ministro da Agricultura, falou “dos 600 milhões de euros que a agricultura vai dar para a conclusão de Alqueva”.
“Existe pressa em acabar Alqueva antes de 2015, por causa dos investimentos privados”, disse o Primeiro-ministro.
Na inauguração da Montaraz Garvão, fábrica de transformação do porco alentejano, Pedro do Carmo, presidente da Câmara de Ourique, afirmou que “este dia marca a mudança de rumo no concelho”.
O ministro da Agricultura chamou a atenção “para a existência de outro Alentejo agrícola”. Tendo José Sócrates defendido “a importância do investimento, como um exemplo, das mais valias que devem ficar em Portugal”, disse.
O ponto alto do dia 27 de Janeiro de 2007, aconteceu em S.Brissos com o lançamento da primeira pedra do Aeroporto de Beja, marcado pela frase do autarca bejense, Francisco Santos, “Finalmente”.
O presidente da Câmara de Beja, elogiou o Governo e o primeiro-ministro “pela visão que tiveram na construção do aeroporto”.
José Ernesto Queiroz, presidente da EDAB, sustentou que “espera-se que em 2013, se atinga o meio milhão de passageiros ano”.
Quanto ao ministro das Obras Públicas, apontou o “imbróglio em que este projecto esteve envolvido, atingindo o cume ao ter dois presidentes”, concluiu Mário Lino.
Já José Sócrates sustentou que a construção do aeroporto “é um contributo fundamental para dar um novo posicionamento ao Alentejo, em articulação com Sines e os seus projectos energéticos e os turísticos de Alqueva”, concluiu.
Teixeira Correia
http://www.vozdaplanicie.pt/

AL SUL DIVULGA

Enviado por Hugo Calado

Decorreu no passado dia 27 de Janeiro, no Cine-Teatro Florbela Espanca, em Vila Viçosa a Apresentação do Inventário do Centro Histórico de Vila Viçosa.
Estiveram presentes como oradores o Prof. Manuel João Fontainhas Condenado (Presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa), Eng.º Vasco Martins Costa (Director-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais), Dr.ª Margarida Alçada (Directora de Serviços de Inventário e Divulgação da DGEMN) e ainda o Dr Andrade Santos (Presidente da Região de Turismo de Évora).
Começou por falar o Sr. Presidente da Câmara, que fez uma retrospectiva, do trabalho executado para a candidatura de Vila Viçosa Património Mundial da UNESCO, seguindo-se todos os outros oradores, terminando na Dr.ª Margarida Alçada que apresentou o Inventário, em que mostrou alguns dos Monumentos de Vila Viçosa, cartas relativas ao estado de conservação dos mesmos e ainda fotografias impressionantes do aspecto actual de alguns.
De salientar a forte assistência, que presenciou este evento, participando também ela num debate final.
Fique de seguida com algumas fotos:

cond.JPG

confer.JPG

confista.JPG

AL SUL DESPORTO

FUTEBOL DISTRITAL - ÉVORA
Jogos realizados semana 27 e 28/01/2007

DIVISÃO DE HONRA

Líder alcança a maior goleada do actual campeonato. Alandroalense é surpreendido em casa.

União 10– Valenças 0
Calipolense 1 – Oriola 0
Redondense 1 – Borbense 2
Alandroalense 0 – Estremoz 1
Portel 3– Bencatelense 0
Torre de Coelheiros 2 – Canaviais 1
Escouralense 0 – Monte Trigo 0.

1ª DIVISÃO SÉRIE A

Goleada do Sporting de Viana. Arraiolense continua a desiludir.

Alcaçovense 1 – Cabrela 2
Arraiolense 1 – Bairro Santo António 2
Brotense 1 – Luso Morense 3
Giesteira 2 – Santana do Campo 2
Sporting Viana 6 – Aguiar 1

1ª DIVISÃO SÉRIE B

Santiago Maior, ganha fora e continua na perseguição ao líder

Amieira 2 – Azarujense 2
Arcoense 2 – Perolivense 0
Vera Cruz 2 – São Romão 1
São Manços 2– Aldeense 0
Corval 1 – Santiago Maior 3.

ANDEBOL: SÉNIORES DO A.C.MONTEMOR VENCEM N.A.REDONDO

Num jogo bastantes disputado, a equipa sénior do Atletico Clube de Montemor recebeu e venceu no Pavilhão Gimnodesportivo da cidade a equipa do Nucleo de Andebol do Redondo por 30-28, em jogo referente à terceira divisão de Andebol.

FUTEBOL: NACIONAL DE JUNIORES

Despertar Spg C 6-Corroios 0
Atletico Lisboa 3-JUVENTUDE 2
Olhanense 2-Cd Cova Piedade 0
Fc Barreirense 2-Farense 0
Gd Sesimbra 2-Quarteirense 1
U.MONTEMOR 0-Luso Barreiro-1

Friday, January 26, 2007

AL SUL DESTAQUES

Alguns flocos de neve caíram no Alentejo
Temperaturas na região de três graus negativos


A neve voltou hoje a cair no Alentejo, quase um ano depois de ter "pintado de branco" várias localidades da região, revelaram os bombeiros, atribuindo o fenómeno às baixas temperaturas registadas hoje.
Em declarações à agência Lusa, o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Évora adiantou que, durante a tarde, foi registada a queda de "alguns flocos de neve" em localidades como Arraiolos, Mora e Montemor-o-Novo.
http://jn.sapo.pt/

VITORINO EM CONCERTO NO SÁBADO

vitorino.jpg
Vitorino celebra 30 anos de carreira, no próximo Sábado, no Forum Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira.
“Tudo! Alentejo, Amor, Lisboa”, é o título da tour que celebra os 30 Anos de carreira de Vitorino. A Historia de uma vida em formato canção repartida entre o Alentejo, Lisboa e o Amor. A tournée de Vitorino vai percorrer todo o país em auditórios e salas fechadas, com início no mês de Janeiro e a terminar no mês de Maio.
O primeiro espectáculo tem início no dia 27 de Janeiro, no Fórum José Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira, no auditório pelas 22H00. O preço do bilhete é de 12,50 euros. A Tour inclui algumas das passagens mais marcantes da sua carreira, como “Ó Rama, ó que linda Rama” ou a marcante “Menina estás à Janela.”

Fotos DR
http://www.jornaldobarreiro.com.pt/

Sida : Alentejo com menor incidência da doença no país

Sexta, 26 Janeiro 2007
A taxa de incidência da infecção em Portugal é a mais elevada da Europa Ocidental, sendo que, no nosso país existem cerca de 30 mil casos diagnosticados.
O Alentejo é a região com menor incidência da doença, no entanto, Henrique Barros alerta que a ameaça existe.

Évora : Único distrito em alerta laranja devido ao Frio

Sexta, 26 Janeiro 2007
Outros doze distritos de Portugal Continental estão hoje em alerta amarelo devido às baixas temperaturas, que não vão ultrapassar os 12 graus de máxima em Faro.
Em declarações à agência Lusa, a meteorologista Idália Moniz adiantou que o tempo frio vai manter-se até domingo.
http://www.dianafm.com/

Thursday, January 25, 2007

AL SUL SUGERE

CLICK AQUI

Vai gostar de vêr

AL SUL DESPORTO

CAMPEONATOS DISTRITAIS - ÉVORA

REGRESSAM OS CAMPEONATOS

INÍCIO DA 2ª VOLTA

Jogos a realizar no fim-de-semana 27 e 28 /01/2007

DIVISÃO DE HONRA

Dia 28/01/2007

União – Valenças
Calipolense – Oriola
Redondense – Borbense
Alandroalense – Estremoz
Portel – Bencatelense
Torre de Coelheiros - Canaviais
Escouralense – Monte Trigo.

1ª DIVISÃO SÉRIE A

Dia 27/01/2007

Alcaçovense – Cabrela
Arraiolense – Bairro Santo António
Brotense – Luso Morense
Giesteira – Santana do Campo
Sporting Viana – Aguiar – 28/01

1ª DIVISÃO SÉRIE B

Amieira – Azarujense
Arcoense – Perolivense
Vera Cruz – São Romão
São Manços – Aldeense
Corval – Santiago Maior.

INTERNACIONAL


pre.jpg

prvn.jpg

EM MONTEMOR

jom.bmp

r.jpg

JUNIORES NO ESTÁDIO NACIONAL

Os juniores do Rugby Clube de Montemor-o-Novo, vão participar em mais um Torneio Nacional. Este torneio disputa-se no Estádio Nacional no proximo sábado e a equipa montemorense irá defrontar no seu grupo as equipas do Caldas, Elvas e Famalicão.

gusjo.jpg

acn.jpg

AL SUL DESTAQUES

Depois dos polémicos casos de Odemira
Meios de urgência para o Alentejo


2007-01-25
O ministro da Saúde, Correia de Campos, apresentou ontem em Évora aquilo que classifica como “um aumento da capacidade de resposta dos meios de emergência”. Duas Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER) e seis novas Unidades Rápidas de Suporte Intermédio de Vida (URSIV) vão ser instaladas em unidades de saúde do Alentejo.
Uma das unidades ficará em Odemira, concelho onde ocorreram os mais recentes casos de morte após várias horas de espera até à chegada dos meios médicos de emergência. As novas unidades serão instaladas em Moura, Castro Verde e Serpa, no Baixo Alentejo, e em Estremoz e Elvas, nos distritos de Évora e Portalegre respectivamente.
ciorreio manha.gif

Alterações climáticas: Alentejo mais seco e quente

Estudo divulgado ontem em Lisboa, sobre o “Impacto das alterações climáticas nos recursos hídricos”, diz que o Alentejo e o Algarve serão as regiões do País mais afectadas pela escassez de água.
Chuvas mais intensas no Inverno, falta de água no Verão, mais inundações e períodos de seca extrema. O Alentejo e o Algarve serão as regiões mais afectadas pela escassez de água. Este foi o cenário preocupante das alterações climáticas para os próximos anos em Portugal apresentado, ontem em Lisboa, através do estudo “Impacto das alterações climáticas nos recursos hídricos”.
voz da planicie.jpg

Portal de Évora on-line em Março para reforçar procura da região

Todos os hospitais do Alentejo e da Região Autónoma da Madeira com ligação à Internet acedem à mesma através de banda larga. Já a prática de actividades de Telemedicina está mais difundida nos hospitais do Alentejo (55,6%), valor que representa mais do dobro da média nacional.
http://diariodigital.sapo.pt/

O novo Portal de Turismo do distrito de Évora vai estar on-line em Março.

Num projecto apresentado como estratégico para a afirmação e promoção turística da região, anunciaram hoje os promotores.
O "visitevora.pt", desenvolvido pela Região de Turismo de Évora (RTE), vai ser apresentado, amanhã, quinta-feira no stand do Alentejo na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL). Para os responsáveis da RTE, novo website é encarado como um meio estratégico para a captação de mais turistas, uma vez que, segundo ele, a informação e promoção turísticas são, cada vez mais, canalizadas via Internet. Aliás e segundo os mesmos trata-se de uma ferramenta fundamental na promoção dos serviços turísticos e na projecção da atractividade dos 14 concelhos que compõem a RTE.
http://www.opcaoturismo.com/

Quase 95% dos hospitais acede à Internet por banda larga

Todos os hospitais do Alentejo e da Região Autónoma da Madeira com ligação à Internet acedem à mesma através de banda larga. Já a prática de actividades de Telemedicina está mais difundida nos hospitais do Alentejo (55,6%), valor que representa mais do dobro da média nacional.
http://diariodigital.sapo.pt/

Tuesday, January 23, 2007

AL SUL ACONSELHA

CONSELHOS ÚTEIS

ESTAÇÕES DE SERVIÇO – Pelas piores razões!

Caro leitor, talvez possa ser daqueles muitos que, não tendo reparado na existência da electricidade estática no nosso quotidiano, na roupa que veste ou outros, sobretudo na sua viatura sendo de momento o que me importa realçar, será o pouco ou nada conhecida pelas pessoas, não sabendo a generalidade da sociedade a sua influencia perniciosa, nem calcular a perigosidade que esta poderá desencadear a qualquer momento.
Já algumas vezes tenho sofrido alguns avisos, por parte de condutores que seguindo na traseira da viatura por mim conduzida, me fazem sinal de luzes ou buzinam, indicando-me e alertando da existência de um fio dependurado, a arrastar no chão.
Assim mesmo eu faço prevenção… não é defeito é feitio da viatura, visto que aquele apetrecho foi lá colocado de propósito e, tem o fim específico de fazer a descarga para a terra, de qualquer tipo de electricidade que possa afectar o veículo, não a deixando acumular nem circular, para que não possa sofrer dissabores de incêndio ou alteração da sensibilidade, na condução das pessoas transportadas.
Assim, e porque os problemas nos abastecimentos, nas Estações de Serviço são rotineiros e, em maior número daquilo que se supõe, lembrarei alguns tópico importantes que deverão seguir com atenção e divulgar aos seus amigos:

A. Ao chegar á bomba, o motor, luzes e rádio, não esquecendo de travar com o travão de mão.

B. Não esqueça de fechar as portas do veículo ao sair ou entrar, operação indispensável para a descarga da electricidade se processar para o solo, através do corpo.

C. Após a saída do carro, tenha o cuidado de colocar a mão sobre peças metálicas da carroçaria, antes de pegar na pistola do combustível e a descarga não se faça através da mangueira, nem da pistola para o interior do depósito.

D. Tenha o devido cuidado se o combustível foi derramado, devido ao perigo da criação de vapores inflamáveis no solo, com o perigo da posterior ligação do motor e de componentes electrónicos.

E. Porque os telemóveis, as roupas de fibras sintéticas, os sapatos isolantes com sola de borracha, são cada vez mais utilizados sendo muito friccionados, criam a dita electricidade estática quase imperceptível e, sobretudo se é daqueles que durante o tempo do abastecimento, se entretêm a entrar e sair do carro. – Evite tais procedimentos.

F. As senhoras normalmente são menos conhecedoras destes assuntos e as mais susceptíveis de serem molestadas, tendo em mente que, as escolas de condução que eu saiba se debruçam ou não têm tido uma informação completa para com os seus instruendos.

G. Quando oportuno peça ao seu mecânico, a instalação do acessório apropriado, para a descarga electrostática do seu carro que, pelo valor irrisório não justifica os riscos que pode correr.

Não será também displicente, a chamada de atenção para muitos automobilistas, do caso dos cartões Multibanco colonados e alterados quando do pagamento de combustíveis, quase sempre acontece em compras nestes estabelecimentos prestadores de serviços auto.

A. Quando no momento de pagar com um cartão, em Estações de Serviço que não conhece ou pouco frequentado, se o pagamento não se processar linearmente á primeira, é razão suficiente para ficar atento aos procedimentos.

B) Em segunda tentativa, deve reparar e verificar, se o agente receptor, introduz o cartão no mesmo aparelho ou noutro diferente que normalmente poderá estar mais escondido.
Se o fizer em novo aparelho, poderá acontecer, tratar-se de um gravador de dados da banda magnética e, o seu cartão estará a ser lido, para outros fins.
B.Nestes casos, tente verificar o sucedido com calma, não utilizando mais o cartão sem a certificação e certeza de seu estado e, se conseguir ainda a tempo, tente apropriar-se do cartão imediatamente, pagando em dinheiro vivo se tiver disponibilidade, porque terá tudo a ganhar.

D. Por ultimo e se for caso disso, aconselhe o operador da bomba a ter o máximo cuidado na utilização dos cartões, sabendo-se o pouco cuidado que por vezes estes são tratados, na introdução do sistema, ao ponto de ficarem danificados lateralmente e riscados, pelo roçar das abas do leitor, dificultando posteriores as leituras dos dados.

Por fim, a par destes tópicos sensíveis e importantes atrás mencionados relacionados com as Estações de Serviço, haverá de ter em conta os preços a que os combustíveis estarão a ser transaccionados, atendendo a que a matéria prima baixa… baixa e estagna muitas vezes, com o consumidor a interrogar-se do resultado de tantos estudos e da grande organização necessárias, nem os porquês das disparidades dos preços em Espanha e a unanimidade em Portugal, não sabendo a quem interessa a continuidade destas políticas. Que fazem muito mal fazem… e que pensar ainda mais…!
A. Enquanto se alvitra apenas que a matéria vai aumentar, logo o jogo das bolsas se movimenta, já todos estão precavidos e esgotam-se de imediato as produções das semanas mais próximas, para que em passo acelerado em boatos técnicos, a procuram incessante e desmedida fazem lei, para que as mais valias entrem antes do aumento efectivado, quando estas baixam acontece precisamente o contrário, onde o lucro acontece em dois carinhos… quando aumenta por um lado e, quando baixa por outro.

B. Ora o inverso da organização, consiste na desregulamentação aparente e no monopólio dos senhores do mundo, formam-se cartéis para o precioso ouro negro e não só, as matérias-primas associadas, serão tão importantes ou mais, para uns quantos que não mencionarei por pudor e estarem ligados a Estados Nação de pendor liberal.

J.P.

AL SUL DESPORTO

MONTEMORENSE VITOR PACHECO CHAMADO NOVAMENTE PARA A SELECÇÃO NACIONAL SUB-17 DE FUTEBOL.

O jovem natural do Ciborro (Montemor-o-Novo) Vitor Pacheco, foi chamado novamente para os trabalhos da selecção nacional sub-17, para o Estágio e jogos com a Finlândia. Vitor Pacheco formado nas Escolas do U.Montemor e actualmente no SL.Benfica, vai mais uma vez vestir a camisola das quinas.
Todos os convocados:
ARSENAL: Rui Fonte;
BOAVISTA: Ivo Pinto;
ATL.MADRID: Fábio Futre;
FC.PORTO: Figueiredo e Ruca;
LYON: Anthony Lopes;
BRAGA: Eduardo Machado;
SPORTING: Diogo Amado, Diogo Rosado, Diogo Viana, Michael Santos, Pedro Mendes e
Wilson Eduardo;
GUIMARÃES: Vitor Bastos.
SL.BENFICA: David Simão, João Pereira, Leandro Pimenta, Ricardo Caetano, Rui Ferreira e VITOR PACHECO;

selnac.bmp

FUTSAL FEMININO: ALCAÇOVAS 3-GDMONTEMOR-9

No passado sábado, a equipa feminina do GDM, deslocou-se ao terreno das Alcáçovas para defrontar a equipa local. Num ambiente estranhamente fervoroso por parte do público, que quase enchia a bancada do pavilhão, para o normal num jogo de raparigas, a nossa equipa teve finalmente uma atitude madura e inteligente, controlando a partida e fazendo uma circulação de bola que nunca permitiu ás adversárias ter iniciativa de jogo.
Fazendo uma pressão alta e consistente, o GDM, chegou aos 2-0 rapidamente com 2 golos de Aline. Depois a nossa equipa dormiu um pouco e permitiu o empate, porém voltaram rapidamente ao jogo e ao intervalo o marcador mostrava 4-2 para o GDM. A segunda parte começou com o 4-3 para as Jovens das Alcáçovas, mas a partir daí a nossa equipa disparou para um 9-3 final. De realce para os 5 golos de Vera Santos e para os 4 de Aline que fizeram o pleno da equipa e para a estreia na baliza de Mafalda, que veio reforçar a baliza, onde só figurava a Rute. www.gdm-futsal.com

equfem.bmp

Monday, January 22, 2007

AL SUL SORRI

cl ff.JPG

d aj.JPG

J.P.

AL SUL DESTAQUES

Deputados pedem Escola de Hotelaria no Alentejo

O presidente da subcomissão parlamentar de Turismo, Mendes Bota, garantiu terça-feira, 16, em Alqueva, que o sector turístico pode ser o “motor de arranque” do desenvolvimento do Alentejo, mas alertou para a falta de recursos humanos qualificados. Nesse sentido, essa qualificação só pode ser atingida, frisou o deputado, com a criação de uma Escola de Hotelaria e Turismo no Alentejo, à semelhança do que já existe no Algarve ou no Estoril.
“O conjunto dos grandes projectos turísticos para o Alentejo significa uma grande oportunidade de emprego, com a criação de 15 ou 20 mil postos de trabalho, mas não há, neste momento, pessoal suficiente com formação específica nesta área”, argumentou.

Autarquias exigem explicações a Bruxelas

Quatro associações de municípios do Alentejo, reunidas na segunda-feira, 15, em Grândola, decidiram pedir esclarecimentos a Bruxelas sobre o “chumbo” da candidatura para o abastecimento de água e saneamento em alta a 23 concelhos da região.
“Sabemos que a situação é irreversível, porque era a última oportunidade para aprovar o projecto no âmbito do III Quadro Comunitário de Apoio (QCA), mas vamos fazer uma carta a solicitar mais esclarecimentos a Bruxelas”, adiantou o presidente da Associação de Municípios do Litoral Alentejano (AMLA), António Camilo.
http://correioalentejo.com/

Fim do século marcado por cheias e secas graves

Menos água disponível no Verão, mais chuvas fortes no Inverno. Na prática, vão-se agravar as secas nos meses quentes e as inundações nos períodos de chuva. No Algarve e no Alentejo, a redução do escoamento dos rios pode, em 2100, chegar mesmo aos 80%, provocando uma grande escassez de água. Este é o pior cenário do impacto das alterações climáticas nos recursos hídricos, traçado por um estudo que é divulgado hoje em Lisboa.
http://dn.sapo.pt/

Empresa lusa quer comercializar queijo de ovelha no Brasil

Évora, 21 Jan (Lusa) - Um tipo de queijo da região do Alentejo (centro-sul de Portugal) feito à base de leite de ovelha e sal (foto), e produzido por uma empresa familiar, está conquistando o mercado português e quer chegar aos mercados brasileiro e japonês.
A gerente da empresa, Joana Fernandes, disse à Agência Lusa que o queijo "Monte da Vinha", no distrito de Évora, está sendo vendido para todo o território português, com "muito boa aceitação", e exportado, sobretudo, para Espanha e França.
http://www.agencialusa.com.br/

AL SUL CONVIDA

Mais conhecida pela Princesa do Alentejo, Vila Viçosa é uma das terras
mais bonitas do Alentejo. Desde sempre ligada à história de Portugal,
vê agora o seu Paço Ducal estar entre as 21 maravilhas de Portugal,
pela sua beleza, pela sua imponência e pelo seu passado histórico. É
uma coisa que orgulha todos os calipolenses.
Vários blogues de Vila Viçosa uniram-se para uma iniciativa inédita, uma
votação para eleger as 7 maravilhas do Concelho de Vila Viçosa. Esta
foi uma forma que encontramos, de os Calipolenses verem a sua terra
com outros olhos e também uma maneira de fazer com que as pessoas
votem massivamente no Paço Ducal, para a votação das 7 maravilhas
Nacionais.
Para saber mais sobre esta iniciativa basta aceder ao blogue:
www.calipot.blogspot.com não perca tempo e participe!!

AL SUL DESPORTO

r.jpg

RUGBY CLUBE DE MONTEMOR VENCE EM OEIRAS (7-20)

Num jogo mais complicado do que se previa, os séniores do Rugby Clube de Montemor, deslocaram-se ao Campo da Guia em Cascais, para defrontar a equipa do Oeiras e venceram por 20-7. A equipa montemorense jogou com os seguintes jogadores: José Lima, Torres, Joel Pedreirinho, Gonçalo Ramos, Nuno Tiago, Gonçalo Saude, Hugo Mota, Francisco Soares, José Maria Reis, Pedro Neves, António Bibe, João Baptista Malta, José Almeida, António Quadrado e João Reis. Jogaram ainda João Marques, Quim, Helio Guerreiro, Tiago Borges, Francisco Cornacho, Jorge e Bruno.

futsal.jpg

FUTSAL: GDMONTEMOR EMPATA COM ALMODOVARENSE

Porto Santo 5- União Praiense 3
Lagoa e Benfica 8- Sapalense 4
Montemor 4- Almodovarense 4
Os Torpedos 6- Sonâmbulos 1
Os Pantufas 5- Castelo 1
Os Independentes 1- V.Setúbal 1
Univ. Algarve 0- Vit.Olivais 1

jgd.bmp

Saturday, January 20, 2007

AL SUL DESPORTO

TAÇA DE ÉVORA – RESULTADOS

Houve Taça, e grandes surpresas.

União 1 – Portel 3 – após prolongamento
Corval 1 – Borbense 3
Calipolense 1 – Monte Trigo 4 – Após grandes penalidades
Torre de Coelheiros 2 – Escoural 1

Lá se foram as dobradinhas---

MEIAS FINAIS:

Portel – Borbense
Torre de Coelheiros – Monte Trigo

União – Portel

Fases do jogo


fase jogo.jpg


fase do jogo um.jpg

Friday, January 19, 2007

AL SUL DESTAQUES

TV Évora arranca sexta-feira com emissões experimentais na Internet
A terceira televisão on-line no Alentejo e a 14ª em Portugal, arranca sexta-feira com emissões experimentais. Miguel Correia, da empresa alentejana de comunicação responsável pelo projecto, explicou à agência Lusa que o novo canal on-line alentejano surge depois do "êxito" da TV Beja, que está disponível desde Março de 2006.
A programação do canal, em fase experimental até 25 de Abril, vai ser "flexível" baseando-se em "conteúdos por pedido".
Quem entrar na página de Internet do canal, em tvevora.com, poderá escolher "o que quer ver e quando".
O canal vai apresentar programas de entrevista, turismo e de natureza cultural, social e desportiva. Numa primeira fase, o canal vai centrar-se nos concelhos de Évora, Borba, Vendas Novas, Viana do Alentejo, Portel e Arraiolos.
http://www.dianafm.com/

Custo de vida aumenta mais nas regiões pobres

Norte, Centro, Alentejo e Açores registaram uma inflação mais alta em 2006 e perderam poder de compra.
O custo de vida aumentou mais depressa nas regiões mais pobres do País. Norte, Centro, Alentejo e Açores registaram uma inflação mais alta em 2006 e perderam poder de compra, em relação a quem vive em Lisboa ou no Algarve.
A inflação média em 2006 foi de 3,1%. Mas, este valor não se registou em todas as regiões do País. No Norte, Centro, Alentejo e Açores a inflação atingiu valores acima da média.
Na habitação, água, electricidade e gás, a média nacional situou-se nos 3, 9%. Já no Alentejo a inflação foi superior em mais de um ponto percentual.
http://www.tvi.iol.pt/

AL SUL DESPORTO

Enviado por : ACMONTEMOR@SAPO.PT

tenis.bmp

TENIS: CAMPEONATOS EM MONTEMOR-O-NOVO ESTE FIM-DE-SEMANA

Numa organização da associação de Ténis do Alto Alentejo, realiza-se no fim-de-semana de 20 e 21 de Janeiro no Clube de Ténis de Montemor-o-Novo, o Campeonato Regional por equipas no escalão sub-12 e sub-16.

CLUBE DE TENIS DE MONTEMOR É CAMPEÃO REGIONAL

As equipas de sub 14 masculino e sub 18 feminino, do Clube de Ténis de
Montemor-o-Novo, sagraram-se campeãs regionais, no passado fim-de-semana, durante o Campeonato Regional por equipas nos respectivos escalões. As equipas montemorenses vão agora disputar o campeonato Inter-Regional no Algarve.

vin.bmp

Thursday, January 18, 2007

AL SUL DESPORTO

ppau guer.jpg

Interrupção dos Campeonatos para darem lugar aos quartos de final da Taça de Évora.

Os jogos são os seguintes:

20/01/2007

União – Portel – 15 horas
Corval – Borbense – 15.00
Calipolense – Monte Trigo – 15,00
Torre de Coelheiros – Escoural – 14.30.

QUADRO COMPLETO DAS CLASSIFICAÇÕES AO FIM DA 1ª VOLTA.

clas honra.bmp

clas prim.bmp

GOLFE: MONTEMORENSES VENCEM CAMPEONATO/2006

Os montemorenses, João Carlos Escudeiro e João de Deus Galvão, foram os vencedores do campeonato de GOLFE DE 2006, na ultima prova do ano realizada pelo Clube de Golfe de S.Estevão. Os jogadores de Montemor-o-Novo, conseguiram arrecadar os mais importantes trofeus do ano, nas categorias de "GROSS" e "NET". Parabéns...

futsal.jpg

JUNIORES DO GD.MONTEMOR GOLEIAM LIDER

No campeonato Distrital de Santarém a equipa júnior do GDMontemor deslocou-se ao terreno do líder (OURIENSE) e venceu por claros 4-0; com esta vitória a equipa montemorense fica a apenas 1 ponto da liderança no fecho da 1ªvolta. No próximo sábado a equipa de Montemor desloca-se ao terreno difícil dos Patos para a Taça. Os juvenis a participarem no mesmo campeonato distrital jogam no Entroncamento.

DERBY ALENTEJANO ESTE SÁBADO EM MONTEMOR-O-NOVO

Neste sábado às 16:00 hora no Pavilhão Gimno-Desportivo de Montemor-o-Novo, a equipa sénior do GDMontemor recebe a equipa alentejana do Almodovarense. Este jogo é mais uma jornada da terceira divisão nacional. Os restantes escalões também entram em campo, os jogos:
JUVENIS: Entrocamento-GDMontemor dia 21/1/07 às 15h30H
JUNIORES: Patos-GDMontemor dia 20/1/07 às 16H
EQUIPA A: GDMontemor-Almodovarense dia 20/01/07 às 16H
EQUIPA B: Descansa nesta Jornada
FEMININOS: J.Alcaçovas-GDMontemor dia 20/1/07 às 18H

r.jpg

RUGBY CLUBE DE MONTEMOR DESLOCA-SE A OEIRAS

Em mais uma jornada do campeonato, os seniores do Rugby Clube de Montemor, deslocam-se a Oeiras para defrontar a equipa local, o jogo é no campo da Guia, sábado dia 20 às 15 horas.
Na primeira volta a equipa montemorense venceu por 50-0.

rui.bmp

uniao.gif

Últimos resultados:

semtu.bmp

Wednesday, January 17, 2007

ANTES RIR QUE CHORAR

«O acto sexual é para ter filhos» - disse na Assembleia da República, no dia 3 de Abril de 1982, o então deputado do CDS João Morgado num debate sobre a legalização do aborto.
A resposta de Natália Correia, em poema - publicado depois pelo Diário de Lisboa em 5 de Abril desse ano - fez rir todas as bancadas parlamentares, sem excepção, tendo os trabalhos parlamentares sido interrompidos por isso:


Já que o coito - diz Morgado -
tem como fim cristalino,
preciso e imaculado
fazer menina ou menino;
e cada vez que o varão
sexual petisco manduca,
temos na procriação
prova de que houve truca-truca.
Sendo pai só de um rebento,
lógica é a conclusão
de que o viril instrumento
só usou - parca ração! -
uma vez. E se a função
faz o órgão - diz o ditado -
consumada essa excepção,
ficou capado o Morgado.

( Natália Correia - 3 de Abril de 1982 )


(nota: a transcrição deste poema, não vincula de qualquer forma a intenção de voto dos responsáveis do blogue.
Deve ser entendido como um acto inteligente de uma pessoa inteligente que infelizmente já não está entre nós)

CRÓNICAS DE OPINIÃO DA RÁDIO DIANA/FM

Oiça diàriamente na : http://www.dianafm.com/

Crónica de 17 de Janeiro de Hélder Rebocho

Quarta, 17 Janeiro 2007
O futebol vem assumindo uma particular importância na sociedade Portuguesa, como aliás sucede um pouco por todo o mundo.
Aquilo que conceptualmente é uma modalidade desportiva transformou-se numa indústria de milhões, investida com um poder que tem tanto de desmedido como de perigoso.
Em torno desta modalidade, giram hoje interesses económicos e políticos capazes de condicionar decisões nas mais diversas áreas, com reflexos directos ou indirectos no mundo do futebol.
Do poderio desta modalidade deu origem ao nascimento de uma classe social emergente, a dos futebolistas de elite.
Os futebolistas com algum talento constituem hoje essa nova casta de milionários pagos a peso de ouro, com ordenados inimagináveis para quem trabalha ou quem tem em cima das costas o peso de uma vida de trabalho.
Alegam estes profissionais que as regalias de que beneficiam mais não são do que uma justa compensação para uma profissão de desgaste rápido que impõe a reforma perto dos 35 anos.
Pessoalmente, nada tenho contra os seus vencimentos ou contra quem lhos paga, embora os considere excessivos e injustificados.
Bom seria que todas as entidades patronais pudessem remunerar da mesma forma a maioria ou pelo menos os seus melhores profissionais.
Como facilmente se percebe, não vou aqui lançar criticas aos rendimentos do trabalho de alguns profissionais do futebol, mas antes a outros privilégios com os quais não posso concordar.
Vejamos dois exemplos.
Qualquer jogador de futebol tem direito a receber a remuneração que a sua entidade patronal lhe quiser e puder pagar, como qualquer outro cidadão, não deveriam era ter o direito de usufruir de benefícios fiscais de que os outros trabalhadores não podem beneficiar.
Porque motivo é que estes profissionais do futebol beneficiam de um regime fiscal especial que lhes permite descontar menos que os outros trabalhadores, se os seus vencimentos são incomparavelmente superiores?
O governo prometeu acabar com este privilégio, vejamos se a anunciada coragem política vai até ao fim ou se a simples ameaça de greve e de paragem dos campeonatos terá força suficiente para fazer o governo arrepiar caminho. Se assim for, será mais uma demonstração do poder do futebol, pois tanto quanto me recordo, em Portugal, as greves não costumam contribuir para a alteração de medidas já tomadas ou previstas.
Qualquer jogador de futebol tem o direito a exceder-se num jantar e a beber uns copos a mais, como aconteceu na passada semana com o jogador do Benfica, Luisão.
Não deveria era ter o direito de apenas ser condenado a 40 horas de trabalho a favor da comunidade depois de ter sido fiscalizado pelas autoridades quando conduzia com uma taxa de 1,33g/l de álcool no sangue, colocando em risco a segurança dos outros, quando qualquer cidadão que conduza com idêntica ou até inferior taxa de alcoolemia, será seguramente condenado numa pena de multa e em inibição de conduzir, mesmo que a carta de condução seja condição essencial para o seu sustento e da sua família.
Nas duas descritas situações existem dois pesos e duas medidas, a dos futebolistas e a dos outros cidadãos.

CRÓNICAS DE OPINI~

Oiça diàriamente na : http://www.dianafm.com/

Crónica de 17 de Janeiro de Hélder Rebocho

Quarta, 17 Janeiro 2007
O futebol vem assumindo uma particular importância na sociedade Portuguesa, como aliás sucede um pouco por todo o mundo.
Aquilo que conceptualmente é uma modalidade desportiva transformou-se numa indústria de milhões, investida com um poder que tem tanto de desmedido como de perigoso.
Em torno desta modalidade, giram hoje interesses económicos e políticos capazes de condicionar decisões nas mais diversas áreas, com reflexos directos ou indirectos no mundo do futebol.
Do poderio desta modalidade deu origem ao nascimento de uma classe social emergente, a dos futebolistas de elite.
Os futebolistas com algum talento constituem hoje essa nova casta de milionários pagos a peso de ouro, com ordenados inimagináveis para quem trabalha ou quem tem em cima das costas o peso de uma vida de trabalho.
Alegam estes profissionais que as regalias de que beneficiam mais não são do que uma justa compensação para uma profissão de desgaste rápido que impõe a reforma perto dos 35 anos.
Pessoalmente, nada tenho contra os seus vencimentos ou contra quem lhos paga, embora os considere excessivos e injustificados.
Bom seria que todas as entidades patronais pudessem remunerar da mesma forma a maioria ou pelo menos os seus melhores profissionais.
Como facilmente se percebe, não vou aqui lançar criticas aos rendimentos do trabalho de alguns profissionais do futebol, mas antes a outros privilégios com os quais não posso concordar.
Vejamos dois exemplos.
Qualquer jogador de futebol tem direito a receber a remuneração que a sua entidade patronal lhe quiser e puder pagar, como qualquer outro cidadão, não deveriam era ter o direito de usufruir de benefícios fiscais de que os outros trabalhadores não podem beneficiar.
Porque motivo é que estes profissionais do futebol beneficiam de um regime fiscal especial que lhes permite descontar menos que os outros trabalhadores, se os seus vencimentos são incomparavelmente superiores?
O governo prometeu acabar com este privilégio, vejamos se a anunciada coragem política vai até ao fim ou se a simples ameaça de greve e de paragem dos campeonatos terá força suficiente para fazer o governo arrepiar caminho. Se assim for, será mais uma demonstração do poder do futebol, pois tanto quanto me recordo, em Portugal, as greves não costumam contribuir para a alteração de medidas já tomadas ou previstas.
Qualquer jogador de futebol tem o direito a exceder-se num jantar e a beber uns copos a mais, como aconteceu na passada semana com o jogador do Benfica, Luisão.
Não deveria era ter o direito de apenas ser condenado a 40 horas de trabalho a favor da comunidade depois de ter sido fiscalizado pelas autoridades quando conduzia com uma taxa de 1,33g/l de álcool no sangue, colocando em risco a segurança dos outros, quando qualquer cidadão que conduza com idêntica ou até inferior taxa de alcoolemia, será seguramente condenado numa pena de multa e em inibição de conduzir, mesmo que a carta de condução seja condição essencial para o seu sustento e da sua família.
Nas duas descritas situações existem dois pesos e duas medidas, a dos futebolistas e a dos outros cidadãos.

LOCAIS DA CAÇA

lebre perdiz ou coelho.jpg

foto:f. tata

Por este “campos” se não vinha coelho, vinha perdiz e com sorte levantava-se uma lebre… há trinta anos atrás.

NOTÍCIAS DE INTERESSE SOBRE O ALENTEJO

Norte, Sul e Alentejo recebem incentivos de 5,2 mil milhões

O Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) que irá vigorar no mercado português entre 2007 e 2013 vai ser entregue em Bruxelas já na próxima quinta feira, pelas mãos do ministro do Ambiente do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional, Francisco Correia.
O Norte vai receber 2,7 mil milhões de euros, o Centro é contemplado com 1,7 mil milhões de euros e o Alentejo receberá 868 milhões de euros. Estas três regiões poderão ainda, segundo Rui Baleiras, recorrer à verba disponível nos dois programas operacionais: o PO Temático Factores de Competitividade que contempla 3 mil milhões de euros e o PO Temático Valorização do Território que conta com cerca de 4,7 mil milhões de euros.
http://www.agenciafinanceira.iol.pt/

Religiosidade no Alentejo profundo

O afastamento da Igreja do povo alentejano, espontaneamente religioso e místico, explica-se por várias razões históricas entre elas a extinção das ordens religiosas e em particular a Companhia de Jesus, (jesuítas), com a sua Universidade de Évora, de funestas e trágicas consequências também para o país, além do anticlericalismo primário, ferrenho e organizado, em especial nos conturbados tempos da primeira colherada do maioral dos ganhões no “barranhão” comum do ensopado, era acompanhada com a fórmula ritual de,”6com Deus”, enquanto tirava o chapéu.
http://www.asbeiras.pt/

Turismo: Deputados alertam para falta de pessoal qualificado no Alentejo

O presidente da subcomissão parlamentar de Turismo, Mendes Bota, garantiu hoje, em Alqueva, que o sector turístico pode ser o "motor de arranque" do desenvolvimento do Alentejo, mas alertou para a falta de recursos humanos qualificados.
"O conjunto dos grandes projectos turísticos para o Alentejo significa uma grande oportunidade de emprego, com a criação de 15 ou 20 mil postos de trabalho, mas não há, neste momento, pessoal suficiente com formação específica nesta área", argumentou.
http://www.radioportalegre.pt/

Pavilhão Multiusos de Évora abre as portas em 2007

O Pavilhão Multiusos de Évora, construído sob a antiga praça de touros da cidade vai abrir ao público em meados deste ano, anunciou a autarquia eborense.
O equipamento "de enorme importância simbólica e funcional no panorama cultural e social da cidade, agora convertido num centro multiusos, estará preparado não só para a realização de espectáculos tauromáquicos, mas também para eventos culturais de outro tipo", explica um comunicado do município.
http://www.noticiasalentejo.pt/

VELHAS GLÓRIAS

Mereceram "cromos". Foram bons jogadores de futebol. Por isso os recordamos.

messias.jpg

Messias

meszaros.jpg

Meszaros

Com autorização do : http://cromodoscromos.blogspot.com/

Tuesday, January 16, 2007

AL SUL DESTAQUES

Mora: 30 mil euros em subsídios para natalidade

A Câmara de Mora concedeu no ano passado 30 mil euros em subsídios de apoio à natalidade, devido ao nascimento de 44 bebés naquele concelho alentejano, anunciou hoje a autarquia. A notícia é avançada pela agência Lusa.
Segundo o município, os apoios financeiros para incentivar o aumento da natalidade e fixar jovens casais no concelho começaram em Outubro de 2004, ano em que foram atribuídos quatro mil euros, por seis nascimentos.
O vice-presidente da autarquia, Luís Simão, adiantou à agência Lusa que o montante gasto nos subsídios aumentou para 11 mil euros em 2005 (14 bebés), tendo o maior incremento sido registado no ano passado, em que nasceram 44 bebés, com um total de 30 mil euros.
http://www.portugaldiario.iol.pt/

Produtores Florestais projectam recuperação da Serra d'Ossa

A Associação de Produtores Florestais (AFLOPS) vai avançar com um projecto para o controlo da erosão e recuperação da área ardida na serra d'Ossa, devastada por incêndios florestais no Verão do ano passado. Contactado pela DianaFM, Nuno Santos Fernandes explicou que o projecto visa combater os fenómenos erosivos em área ardida, que têm consequências nefastas.
Segundo o dirigente da AFLOPS, a iniciativa prevê, em primeiro lugar, o controlo da erosão, e depois um novo planeamento para prevenir o risco de incêndio na serra, terminando o processo com a criação de uma Zona de Intervenção Florestal.
http://www.dianafm.com/

Turismo: Subcomissão Parlamentar visita Alentejo

A Subcomissão de Turismo da Assembleia da República está hoje e amanhã na Região Alentejo.
José Soeiro, deputado do PCP eleito por Beja, é secretário desta Subcomissão e já disse à Voz da Planície que "contactar com a realidade do turismo nacional e neste caso a do Alentejo, conhecer as dificuldades do sector, as suas expectativas e equacionar no quadro da Assembleia da República o que fazer com as questões que forem levantadas" são os objectivos que se pretendem atingir com a visita, de dois dias, agendada ao Alentejo.

Aborto: Partidos preparam campanha

Em contagem decrescente para a realização do referendo sobre a IVG começam a surgir os argumentos dos apoiantes do SIM e NÃO. Em Beja, na campanha para o referendo, PCP, PS e BE apelam ao SIM, PSD e CDS/PP deixam ao critério dos militantes.

Olival: Empresários espanhóis detêm 25.000 dos 157.000 hectares plantados no Alentejo

Terra, água e bons preços, trouxeram empresários espanhóis, que já dominam 25.000 dos cerca de 158.000 hectares de olival no Alentejo
“18 milhões de euros foi o valor investido na aquisição das terras, a plantação das oliveiras, a aquisição de máquinas e a construção do largar, que está funcionar desde Novembro, só aqui foram investidos 3,5 milhões de euros”, revela José Luís de Prado.
http://www.vozdaplanicie.pt/

AL SUL DESPORTO

Enviado por:

acmontemor@sapo.pt

cidademn.bmp

MONTEMOR-O-NOVO: 400 CRIANÇAS PRATICAM TENIS NA CIDADE

Num protocolo entre o Agrupamento Vertical de Escolas de Montemor-o-Novo e o Clube de Ténis da cidade, deu-se inicio à pratica da modalidade pelos alunos das 13 escolas do 1ºCiclo do Ensino Básico do Concelho. Nestas aulas participam já cerca de 400 crianças, que vão jogando e aprendendo os segredos do ténis sob a orientação pedagógica de 6 professores. O Clube de Ténis congratula-se com o facto de, mais uma vez poder prestar um serviço à comunidade do concelho de Montemor-o-Novo.

caten.jpg

HIPISMO: MONTEMOR RECEBE DUAS PROVAS DO NACIONAL DE SALTOS DE OBSTACULOS

A Federação Equestre Portuguesa, divulgou o calendário provisório para 2007 e o Centro Hipico D.Duarte em Montemor-o-Novo, recebe duas provas de Saltos; a 1ª será no fim-de-semana de 7 e 8 de Julho e a 2ªprova a 1 e 2 de Setembro. Será uma boa oportunidade de ver Hipismo ao mais alto nível. (a)

hipis.bmp

ALANDROAL ORGANIZA I PASSEIO TT “ UM CONCELHO, TRÊS CASTELOS”

pabt.bmp

A Câmara Municipal de Alandroal organiza, no próximo dia 27 de Janeiro, o I Passeio TT “Um Concelho, Três Castelos”.
O percurso, com cerca de 60 Km, é composto por troços de terra batida com várias ligações por asfalto.
Destinado a viaturas 4x4 e motos, o I Passeio TT “Um Concelho, Três Castelos” oferece aos participantes a adrenalina característica deste desporto, aliada à passagem por locais de interesse paisagístico, histórico e cultural, presentes um pouco por todo o Percurso.
O passeio tem a particularidade de, por entre caminhos rurais, levar os participantes a visitar os três castelos do Concelho, Alandroal, Terena e Juromenha.
A concentração terá lugar no Rossio do Arquiz, estando prevista a partida para as 08h30.
Do programa consta também uma paragem na barragem do Lucefecit, em Terena, para um almoço / piquenique.
As inscrições podem ser efectuadas junto da Secção de Desporto da Câmara Municipal de Alandroal, através do e-mail desporto@dscd@mail.telepac.pt, ou pelo telefone 268 440 040. As inscrições incluem lembrança e Jantar Convívio conforme o regulamento.
Participe e desfrute um dia de todo-o-terreno no concelho do Alandroal!

Gabinete Imprensa C. M.A.

Monday, January 15, 2007

AL SUL SORRINDO

Diga-nos Dr, neste novo mandato, o que vai fazer para não haver mais corrupção no futebol?

zero.jpg
foto C.M.

Sabem o que fazem os pombos em cima do candeeiro?

Passe com o rato por cima da foto e fica a saber

cagar d alto.jpg
foto:f.tata

E a finalizar: OS COMPADRES e Colaboração do;



Cartoons, Caricatures, Comic Strips & much more!


sex.gif