Friday, June 29, 2007

DIVULGAÇÃO DO AL SUL

Alentejo comemora o Dia do Vinho no próximo domingo

O Alentejo como palco de um fim-de-semana imperdível, em que as tentações paisagísticas, patrominiais e gastronómicas constituem apenas o prelúdio de degustações sublimes... No próximo domingo, a sede da Rota dos Vinhos do Alentejo e 19 produtores da região vão ter as portas abertas para receber os muitos visitantes que são esperados. Uma iniciativa da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana, no âmbito das comemorações do Dia do Vinho...
Alentejo associa-se às comemorações do Dia do Vinho, com a população em geral a ter uma excelente oportunidade para aprofundar os conhecimentos sob a arte de fazer bom vinho, estabelecer relações com produtores, mas também degustar algumas exclusividades bem guardadas nas caves das adegas...
http://lusowine.com/

Fim-de-Semana de Lazer no Alentejo com 50% Desconto!

No fim-de-semana de 30 Junho e 1 Julho, o Benfica Aventura, departamento do Sport Lisboa e Benfica dedicado às actividades ao ar-livre, desafia-o para um fim-de-semana de relaxamento num monte de turismo rural no Alentejo.
Para esta actividade, o Benfica Aventura oferece 50% de desconto para a 2ª. pessoa.
http://www.slbenfica.pt/

Festival de Reguengos de Monsaraz
Atletas preparam-se no Alentejo para os campeonatos nacionais


O Complexo de Piscinas Municipais de Reguengos de Monsaraz vai receber no dia 30 de Junho, a partir das 10 horas, um Festival de Natação que tem como objectivo preparar os atletas para os campeonatos nacionais de natação. Organizado pelo Município de Reguengos de Monsaraz e pela Associação de Natação do Sul, em competição vão estar cerca de uma centena de nadadores nos escalões de infantis, juvenis, juniores e seniores.
No Festival de Natação de Reguengos de Monsaraz participam as equipas do Aminata Évora Clube de Natação, Clube de Natação de Beja, Clube de Futebol de Estremoz, Clube Desportivo Aquático da Vidigueira, Zona Azul de Beja e o Clube de Natação de Alcobaça como convidado. Nesta competição disputam-se provas de 50 metros (Mariposa, Costas, Bruços e Livres), 100 metros (Mariposa, Costas, Bruços e Livres), 200 metros (Livres e Estilos) e 400 metros (Livres) em masculinos e femininos. A piscina onde decorrem as provas tem 8 pistas de 50 metros de comprimento.
http://infordesporto.sapo.pt/

PDR não contribui para o desenvolvimento sustentado do Alentejo

O abandono agrícola numa grande fatia da superfície total pode ser inevitável caso não se garanta a sustentabilidade da superfície agro-florestal. Para João Machado, presidente da CAP, com o novo Plano de Desenvolvimento Rural, 75 a 80 por cento do território agrícola pode deixar de ser sustentável. A ausência de medidas que ajudem as explorações menos competitivas pode então levar ao abandono agrícola, algo que para o presidente da CAP deve ser evitado, sendo justamente este um dos objectivos centrais da política de desenvolvimento rural.
“Neste PDR os sistemas de agricultura extensiva praticados no Alentejo são votados ao esquecimento, parecendo ser indiferente o destino que terão os milhares de hectares até aqui apoiados e agora esquecidos”, referiu João Machado na última edição dos "Encontros de Monsaraz”, que se realizou a 22 e 23 de Junho.
http://www.agroportal.pt/

CINEMA NO AL SUL

OCEAN´S 13





Realização: STEVEN SODERBERGH
Com : GEORGE CLOONEY, AL PACINO, BRAD PITT, MATT DAMON, ELLEN BARKIN

O grupo de trapaceiros liderados por Danny Ocean (George Clooney) envolve-se numa nova aventura para vingar o velho amigo Reuben Tishkoff (Elliott Gould), enganado pelo magnata Willie Banks (Al Pacino), dono de um dos maiores cassinos de Las Vegas.

Site Oficial : http://oceans13.warnerbros.com/

AL SUL DIVULGA

Thursday, June 28, 2007

DESTAQUES DO AL SUL

Quase 50 por cento não vai de férias

70 por cento dos que vão de férias optam por ir para fora cá dentro

Pouco mais de metade dos portugueses passou ou vai passar férias este ano.
Quando se fala em férias são os habitantes da Grande Lisboa os mais privilegiados: 70 por cento tencionam descansar e desses 83,2 por cento longe de casa.
Dois terços dos portugueses que se deslocam para passar férias optam pelo território nacional. Só 29,9 por cento saem e a maioria para a Europa (70%) com Espanha a ocupar o primeiro lugar das preferências (30%). O Brasil será o destino de 8%, a mesma percentagem que escolhe o Alentejo.
http://www.portugaldiario.iol.pt/

34 por cento dos postos de trabalho criados pelo Leader+ foram primeiros empregos

Quanto à execução financeira, são também os Açores (93 por cento) que apresentam a melhor taxa, logo seguidos de Trás-os-Montes (90) e Alentejo (90).
No maior número de projectos aprovados destaca-se o Alentejo (164),
Numa abordagem regional, observou-se que as regiões do Entre Douro e Minho, Alentejo e Açores abrangem mais de metade dos projectos aprovados em sítios de rede natura.
http://acorianooriental.sapo.pt/

Alentejo: ambulâncias demoram a chegar

O ministro Correia de Campos não vai cumprir a promessa feita no início deste ano, quando assumiu que nos concelhos de Elvas, Odemira, Moura e Estremoz iriam receber Unidades Rápidas de Suporte Intermédio de Vida (URDIV) durante o primeiro semestre de 2007. O prazo está a esgotar-se e, para além das viaturas ainda não estarem disponíveis, as inscrições para candidatos técnicos de ambulância de emergência só terminam a 9 de Julho.
http://www.radioelvas.com/

INEM recruta 20 tripulantes no Alentejo

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) prepara-se para iniciar o processo de selecção de 20 tripulantes de ambulâncias para o Alentejo. As candidaturas e concursos realizam-se durante o Verão, não estando ainda prevista uma data para a entrada ao serviço dos novos recursos humanos.
http://www.correiomanha.pt/

Descanso no Alentejo no Monte da Cabeça Gorda

Entre Montemor-o-Novo e Évora, em pleno Alentejo, mais precisamente em Alcáçovas, nasceu recentemente uma unidade turística, que promove o descanso e a tranquilidade.
Munido de quatro quartos duplos (todos com casa de banho privada), e quatro apartamentos T1 (compostos por sala, quarto, casa de banho e kitchenette), o Monte da Cabeça Gorda situa-se no meio do campo, sem estar totalmente isolado.
Com paisagens de perder de vista e recantos invejáveis, o local, ao mesmo tempo que convida à paz e à tranquilidade, sugere momentos muito divertidos e promove o convívio de grupos de amigos.
http://www.destak.pt/

Wednesday, June 27, 2007

Tuesday, June 26, 2007

DESTAQUES AL SUL

Turismo do Alentejo elege novos órgãos sociais

As empresas e entidades públicas que integram a Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo – Turismo do Alentejo elegeram, em Assembleia Geral realizada no passado dia 21, em Évora, os novos Órgãos Sociais, cujo mandato se prolongará pelos próximos três anos.
Sem votos contra e com uma participação de 47% dos votos possíveis, foi eleito o Hotel Rural Horta da Moura, representado por Francisco Zambujinho para presidir à Direcção da Turismo do Alentejo integrando ainda este órgão, como vogais: Restaurante Fialho, Região de Turismo do Norte Alentejano, SAL - Sistemas de Ar Livre, Região de Turismo de Setúbal - “Costa Azul”, Alegretur – Agência de Viagens e Turismo, Região de Turismo de Évora, Pensão Residencial Santa Bárbara, Hotel da Cartuxa, Hotel Vila Park, Restaurante Tomba Lobos e Herdade do Touril de Baixo. http://www.opcaoturismo.com/

QREN 2007/2023: "Promove acções integradas

O QREN - Quadro de Referência Estratégico Nacional 2007/2013 vai ser assinado com a Comissão Europeia no próximo dia 2 de Julho, no Porto e, tem como missão “corrigir as graves assimetrias sociais e regionais”. No QREN o objectivo principal passa por fazer “do empreendedorismo a alavanca duma nova criação de valor”, que permita aos nossos produtos e serviços vingarem no mercado global.
Nelson Quico, assessor da Presidente da CCDRA - Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, explicou que "o Governo traçou cinco prioridades para o QREN 2007/2013: qualificação dos portugueses, crescimento sustentado da economia, coesão social, qualificação do território e das cidades e melhoria da eficiência da governação, que se vai traduzir na modernização da Administração Pública central e local". Disse também que "dentro destas prioridades existem programas operacionais" e que "entre eles encontramos o POR Alentejo 2007/2013, com eixos prioritários". Acrescentou que "em todos a tónica assenta na associação entre entidades, na formação de parcerias", ou seja, que "a lógica é passar do pequeno projecto, individual, para abarcar vários municípios, várias empresas, que apresentem candidaturas competitivas". Referiu ainda que "no caso da agricultura o bolo financeiro é à parte, é sustentado pelo PDR – Programa de Desenvolvimento Rural, integrado no FEADER – Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural". "Neste caso", salientou, "a tónica vai igualmente para o apoio a fileiras agrícolas e agro-florestais mais competitivas, as que têm capacidade e potencial para vencer no mercado" e citou como exemplos "a cortiça, os vinhos e o queijo".
http://www.vozdaplanicie.pt/

Viana do Alentejo : Concelho reúne-se em defesa dos serviços públicos

Terça, 26 Junho 2007
Uma reunião plenária vai juntar, esta noite, em Viana do Alentejo a população e os vários orgãos autárquicos, em defesa dos serviços públicos no concelho.
O serviço de atendimento permanente, que alterou a sua forma de funcionamento, é um dos principais temas em discussão.
"O novo sistema faz com que os médicos estejam presentes, mas apenas a consultar os seus doentes", disse o presidente da Câmara de Viana do Alentejo.
"Temos visto que diariamente as pessoas vão ao centro de saúde,
mas a maioria volta sem ser vista pelo médico", acrescentou Estevão Pereira.
Para o autarca, o actual sistema não serve, deixando 8 mil pessoas sem qualquer alternativa, em termos de cuidados de saúde.
O eventual encerramento do posto da GNR de Alcaçovas, é outro assunto que preocupa o presidente da câmara.
"É uma freguesia em que o número de ocorrências é superior aquela registada, quer na sede de concelho, quer à média total do concelho", disse o autarca, temendo que possam aumentar os indíces de criminalidade.
Estevão Pereira receia que, caso se confirme o encerramento do posto das Alcaçovas, e também o de Escoural, fiquem 50 quilométros sem policiamento, entre Viana do Alentejo e Montemor-o-Novo.
O autarca lamentou ainda a anunciada ausência dos deputados socialistas da reunião, Paula de Deus e Bravo Nico, considerando que caso estivessem presentes, ficariam mais e melhor informados sobre a situação no concelho de Viana do Alentejo.

Évora : STAL entrega resoluções de protesto no Governo Civil

Terça, 26 Junho 2007
O Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local, promove hoje plenários gerais dos trabalhadores de Vendas Novas e Montemor-o-Novo.
O objectivo é elaborar um documento, a entregar no Governo Civil de Évora, a condenar a política do governo para o sector.
http://www.dianafm.com/

Monday, June 25, 2007

AL SUL DESTACA

Tratadores Ibéricos de animais selvagens deslocam-se ao Alentejo
Para visitar o Monte Selvagem e o Fluviário de Mora.


A Associação Ibérica de Tratadores de Animais Selvagens promoveu, no passado sábado, dia 23 de Junho, uma visita a duas infra-estruturas de preservação e acolhimento de animais: o Monte Selvagem, em Montemor-o-Novo, e o Fluviário de Mora.
Com esta iniciativa, a associação pretendeu dar a conhecer aqueles dois centros de vida animal recém criados, partilhando algumas técnicas de trabalho e as suas dificuldades, êxitos e perspectivas futuras.
http://www.fabricadeconteudos.com/

Polícia procura refúgio da ETA no Alentejo

As autoridades policiais não descuram, porém, a hipótese de a zona envolvente à Barragem de Santa Clara, no Baixo Alentejo, num total de mais de cem quilómetros de área, poder eventualmente servir de abrigo a um conjunto de estruturas, nomeadamente da ETA.
É que a zona em questão (desde Sabóia até Ourique e Garvão), além de vivendas e outras propriedades localizadas em montes isolados junto à área fluvial, é habitada por um elevado número de cidadãos de várias nacionalidades "com ar suspeito e que ninguém sabe quem são e o que fazem".
http://dn.sapo.pt/

Alentejo poderá ter 500 kms de ecopistas até final de 2013

O Alentejo poderá vir a ter, até final de 2013, uma rede de ecopistas com um total de cerca de 500 quilómetros, resultante do aproveitamento de ramais férreos, estradas desactivadas e percursos rurais de ligação, foi hoje revelado.
http://diariodigital.sapo.pt/

AKI prepara abertura em Évora

Évora está na rota de expansão de mais um grande espaço comercial.
O próximo ano deverá ser o de abertura deste mega-espaço comercial.
A revelação foi feita à DianaFM pelo Director de Recursos Humanos da Empresa.
A abertura em Évora foi também um dos motivos que levou à escolha da cidade para receber a convenção anual da empresa.
http://www.dianafm.com/

AL SUL DIVULGAÇÃO

Tal como se tem vindo a verificar em situações anteriores, vimos por este meio informar que irá realizar-se, no próximo dia 29 de Junho de 2007 (sexta-feira), pelas 21 horas, um recital de flauta e guitarra pelo duo João Pereira Coutinho e Paulo Amorim.
Irão ser executadas obras de Kaspar Mertz, . Franz Schubert, José Lourenço,Jacques Ibert e António Victorino d’Almeida
O concerto será realizado na Capela do Paço Ducal de Vila Viçosa, com entrada livre.
Esta iniciativa enquadra-se na temporada de concertos de música erudita planificada pelo Museu-Biblioteca da Fundação da Casa de Bragança até final do ano de 2007.
Agradecemos que esta informação possa ser colocada na agenda cultural do vosso site.
Gratos pela atenção dispensada, apresentamos os melhores cumprimentos,

O Técnico Responsável
Tiago Salgueiro

AL SUL DESPORTIVO

MONTEMOR O NOVO

RELVADO SINTETICO JÁ ESTÁ A SER COLOCADO

A obra de colocação do novo relvado sintético da cidade de Montemor-o-Novo está quase concluída. Este relvado certificado pela FIFA/UEFA vai estar preparado para receber grandes jogos e é uma obra feita pela mesma firma que construiu o Estádio Algarve (TECNOVIA)
Num investimento global de 3milhões de euros esta obra é a 1ªfase do novo Parque que vai nascer naquela zona da cidade e vai estar dotado também de uma pista de atletismo sintética.
Numa 2ªfase vão ser requalificados o Centro Hípico já existente e vão ser criados vários campos de treino e outros para outras modalidades.
Assim a cidade vai ficar dotada de mais campos de grandes dimensões, juntado aos 3 já existentes (Estádio 1.ºde Maio, Campo da Feira e Parque de Exposições), para a pratica de futebol/rugby e é mais um esforço da autarquia que este ano inaugurou as novas piscinas cobertas municipais e ajudou a substituição relvado natural do Estádio 1.ºde Maio.

As obras:





Friday, June 22, 2007

AL SUL NA FEIRA DE SÃO JOÃO

Dia 23 de Junho | Sábado

21H30
Desfile de Marchas Populares/ Banda de Nª Sª de Machede
Fado - João Brasa
Local: Palco da Horta das Laranjeiras

22H00
Grande Gala “Arena d’Évora” - inauguração do Pavilhão Multiusos
Local: antiga Praça de Touros de Évora
Espectáculo musical - Strela do Dia
Local: Espaço “Feira do Templo”

24H00
Archybak
Local: Espaço Sítio J - Palco

Dia 24 de Junho | Domingo

21H30
Fado - Joana Póvoa
Local: Palco da Horta das Laranjeiras
Org.: CME

22H00
Tourada
Local: Arena d’Évora (antiga Praça de Touros)
Org.: Terra Brava, Organização de Eventos | Apoio: CME

Espectáculo musical “Strela do Dia”
Local: Espaço “Feira do Templo” (junto à antiga Guarda Fiscal/ muralha)
Org.: CME
24H00
Reflexus
Local: Espaço Sítio J - Palco
Org.: Reflexus | Apoio: CME

Saiba aqui diariamente o programa da Feira de São João

DESTAQUES DO AL SUL

Classic International Cruises cria
nova temporada de Verão em Agosto


O cruzeiro Canárias & Marrocos, "Especial Sabores do Alentejo", (sete noites/oito dias), terá lugar de 12 a 19 Agosto, com preços desde 690 euros por pessoa, em cabine dupla.
O Cruzeiro Sol do Mediterrâneo "Especial Sabores do Alentejo" (cinco noites/seis dias), decorre de 19 a 24 Agosto, com preços desde 480 euros por pessoa, em cabine dupla.
http://www.presstur.com/

Alentejo: Já tem clube de apoio a novos empreendedores

O grupo é constituído por empresários dos distritos de Beja, Évora, Portalegre e Litoral Alentejano, com disponibilidade de dinheiro para financiar, como capital de risco, empresas que se queiram formar e que não disponham do montante necessário para o fazer.
http://www.vozdaplanicie.pt/

Évora : Hospital enfrenta falta de otorrinolaringologistas

Sexta, 22 Junho 2007
O Hospital do Espírito Santo enfrenta, desde Janeiro, a falta de médicos na especialidade de otorrinolaringologia, uma situação que obriga os doentes a serem encaminhados para Lisboa.
http://www.dianafm.com/

Revista «Mais Alentejo» vence Prémio Gazeta Imprensa Regional

A revista mensal «Mais Alentejo» arrecadou o Prémio Gazeta Imprensa Regional, foi hoje divulgado. No ano passado, a mesma distinção foi atribuída ao semanário «barlavento».
TEMAS: Media & Comunicação
O trabalho feito pelo jornalista da RTP1 Jacinto Godinho sobre a história da emigração portuguesa foi seleccionado pelo Clube de Jornalistas para receber o Grande Prémio Gazeta, foi hoje divulgado.
http://www.barlavento.online.pt/

Turismo: A procura no Alentejo aumentou

Cresceu a procura turística no Alentejo. O aumento verificou-se em Abril deste ano, no mês em que Portugal, no seu todo, sofreu uma quebra.
“O Alentejo foi o destino onde a procura turística na hotelaria mais cresceu em Abril deste ano”, no mês em que Portugal, no seu todo, sofreu uma quebra, esta informação foi divulgada pela Agência de Turismo do Alentejo.
http://www.vozdaplanicie.pt/

Museu vai desvendar achados com a mais antiga escrita da Península Ibérica

Uma estela funerária com uma das maiores inscrições da escrita tartéssica é um dos “tesouros” do museu que vai “nascer” na vila alentejana de Almodôvar para desvendar achados epigrafados com a mais antiga escrita da Península Ibérica.
O Museu da Escrita do Sudoeste (como também é conhecida a escrita tartéssica), um projecto do município local, vai ser apresentado hoje, durante a 12ª Feira de Artes e Cultura de Almodôvar.
http://www.oprimeirodejaneiro.pt/

AL SUL CINÉFILO

PIRATA DAS CARAÍBAS – NOS CONFINS DO MUNDO



Realização: Gore Verbinski
Intérpretes: Johnny Depp, Orlando Bloom, Keira Knightley, Geoffrey Rush, Chow Yun-Fat, Bill Nighy, Jonathan Pryce, Jack Davenport, Stellan Skarsgard, Naomie Harris, Tom Hollander, Kevin McNally

Depois de "A Maldição do Pérola Negra" e de "O Cofre do Homem Morto", reencontramos Will Turner, Elizabeth Swann e o capitão Barbossa unidos na batalha para salvarem o extraordinário e excêntrico Capitão Jack Sparrow (Johnny Depp) da armadilha de Davy Jones, enquanto este e o seu navio assombrado espalham a destruição pelos oceanos. A sua aventura leva-os até Singapura, onde terão de enfrentar o pirata chinês Sao Feng. A caminhos dos confins do mundo, cada um terá de escolher o seu destino numa batalha final titânica.

Veja: http://www.disney.pt/Filmes/pirates3/

Thursday, June 21, 2007

A FEIRA DE SÃO JOÃO NO AL SUL

Atracções

Dia 22 – Sexta-feira

21H30
Música Tradicional Portuguesa - Palhas e Moinhas
Local - Palco da Horta das Laranjeiras
Org.: CME
Espectáculo musical - Almocreves
Local: Espaço “Feira do Templo” (junto à antiga Guarda Fiscal/ muralha)
Org.: CME
Orquestra Tocá Rufar
Local: Espaço “Feira do Templo” (junto à antiga Guarda Fiscal/ muralha) | Org.: CME
22H00
Danças Africanas e Desfile de Trajes Africanos
Local: Espaço Sítio J - Praça dos artistas
Org.: Liga de Estudantes Africanos em Évora | Apoio: CME
23H00
“Lótus Mecânica”
Local: Espaço Sítio J - Palco
Apoio: CME

Saiba aqui diariamente o programa para a noite seguinte da Feira de São João

DESTAQUES AL SUL

Mora e Arraiolos unidos para promoção turística

Os municípios de Mora e Arraiolos, em Évora, anunciaram esta quarta-feira o lançamento de um folheto promocional conjunto, que dá especial atenção aos ícones concelhios, o fluviário e a tapeçaria, para atrair mais turistas a essas zonas alentejanas.
Intitulado «Um Mundo por Descobrir», o desdobrável junta o fluviário de Mora e os tapetes de Arraiolos, divulgando ainda, paralelamente, os locais emblemáticos dos dois concelhos do noroeste alentejano.
http://diariodigital.sapo.pt/

AL SUL DIVULGA



Wednesday, June 20, 2007

AL SUL DIVULGA



X Congresso da UNICIVITAS no Alandroal

Tal como já aqui havíamos noticiado,o Alandroal, receberá este ano o X Congresso Mundial da UNICIVITAS - União Internacional das cidades e Vilas Taurinas, que terá lugar entre os dias 6 e 8 de Julho, integrado na V Expo Guadiana e III Mostra de Tauromaquia.

Neste período decorrerão duas corridas de toiros, uma delas no Alandroal e outra em Santiago Maior.
Assim, no Alandroal, no dia 6 de Julho, epals 22 horas, estarão em praça os cavaleiros Vitor Ribeiro, Afonso Lopez Bayo e o matador francês Medhi Savalli. Lidar-se-ão seis toiros de Murteira Grave que serão pegados pelos forcados amadores do Ribatejo e Aposento do Alandroal.
Já no dia 7 de Julho, pelas 17 horas, em Santiago Maior, estarão em praça os cavaleiros Joaquim Bastinhas, Rui Salvador e Marcos Tenório, que irão lidar toiros de Dias Coutinho, estando as pegas a cargo dos Amadores da Chamusca, Agualva-cacém e Aposento do Alandroal.
Ambas as corridas serão acompanhadas ao fado marialva.

A comissão de honra deste congresso é constituída por:
1 - Dr. Jorge Sampaio (ex- presidente da republica)
2 - Fernanda Romão ( governadora civil de Évora)
3 - Prof. Dr. Carlos Alberto Martins Portas
4 - Comendador Manuel Rui Azinhais Nabeiro
5 - Dr. Joaquim Murteira Grave
6 - Maurício do Vale
7 - Manuel Madeira Piçarra
8 - Dr. Luis Carlos Franco
9 - António Picamills Ruiz
10 - Luc Jalabert
11 - Engº Inácio Ramos
12 - Dr. Alcides António
13 - Carlos Falé Filipe
14 - José Carlos Amorim
15 - D. Ramón Rocha Maqueda

Enviado por : Hugo Calado -

Tuesday, June 19, 2007

AL SUL DESTACA

Procura turística no Alentejo aumentou em Abril

Com um aumento de 4,7 % nas dormidas de turistas face a Abril de 2006, o Alentejo confirma a dinâmica positiva do primeiro trimestre.
Os números foram divulgados pela Agência Regional de Promoção Turística Turismo do Alentejo, que sublinha que este crescimento ocorreu num mês em que Portugal, globalmente, viu o número de dormidas diminuir 2,3 % e o de hóspedes 0,8 %, situação gerada pela quebra de 8,3 % na procura interna.
Em Abril o Alentejo registou 1,2 % do total nacional de dormidas de estrangeiros e 6,7 % do total de dormidas asseguradas por nacionais.
http://www.turisver.com/

Alentejo: criado clube para apoiar novos empreendedores

Um grupo de empresários do Alentejo decidiu hoje constituir um clube para apoiar, em termos financeiros e técnicos, o arranque e a implementação de projectos de novos empreendedores na região.
O «pontapé de saída» para a criação deste clube foi dado hoje em Évora, com a realização de um encontro que reuniu cerca de três dezenas de empresários, oriundos dos distritos de Évora, Beja e Portalegre e do Litoral Alentejano.
http://diariodigital.sapo.pt/

Agrícultura Biológica: Número de operadores aumentam no Alentejo

A Agricultura Biológica ocupa 3,9 por cento da área agrícola na UE, e no Alentejo entre 1,5 e 5 por cento já está a ser utilizada segundo este modo de produção.
A Agricultura biológica representava, em 2005, 3,9 por cento do total da área agrícola na União Europeia e no Alentejo também se tem verificado um aumento significativo deste modo de produção. Segundo dados divulgados pelo Eurostat, entre 1,5 e 5 por cento da área agrícola alentejana já está a ser utilizada para produção biológica.
http://www.vozdaplanicie.pt/

Desertificação : Portugal entre os três piores da Europa, Alentejo é área de risco

A desertificação dos solos em Portugal atinge hoje 36 por cento do território, segundo a associação ambientalista Quercus, uma realidade que coloca o País entre os três piores da Europa.
O Interior alentejano e o Nordeste transmontano são outras áreas de risco apontadas.
http://www.dianafm.com/

Alter: toneladas de peixes mortos em barragem

Centenas de peixes, na sua maioria carpas, apareceram mortos nas últimas semanas, na Barragem do Zambujo, concelho de Alter do Chão. Segundo adianta o jornal "Fonte Nova”, de Portalegre, já terão sido retiradas do local cerca de cinco toneladas de animais mortos.
http://www.radioelvas.com/

Vinho de Reguengos de Monsaraz voa

O vinho Monsaraz tinto da CARMIM passou a integrar a oferta a bordo dos aviões da TAP e dos lounges e salas VIP dos aeroportos nacionais.
Uma parceria entre a companhia aérea nacional e a empresa de vinhos de Reguengos de Monsaraz, permite à marca "Monsaraz" tinto está presente em todos os percursos TAP, na sua classe turística.
http://www.noticiasalentejo.pt/

Monday, June 18, 2007

AL SUL DESTACA

Boletim Polínico

Níveis de pólenes com concentrações elevadas em todo o País

Esta semana, os níveis de pólenes ocorrem em concentrações elevadas em todo o País. O alerta vai particularmente para os doentes com alergia aos pólenes de gramíneas.
No Alentejo, são observados os níveis polínicos mais elevados, com destaque para os pólenes de gramíneas e oliveira, sendo esperadas concentrações elevadas para os de gramíneas e moderadas para o pólen de oliveira, com tendência para redução dos níveis. Os restantes manter-se-ão em baixas concentrações.
http://dn.sapo.pt/

Alentejo : INEM vai reforçar equipas com 50 vagas

Cinquenta vagas serão abertas no INEM, na próxima semana, para colmatar a falta de funcionários na região do Alentejo, anunciou hoje uma responsável do organismo.
Margarida França, vogal executiva do Conselho Directivo do Instituo, referiu à Lusa que o novo concurso "já em cabimento orçamental" e destina-se a fortalecer as equipas de emergência médica no Alentejo.
http://www.dianafm.com/

Desertificação: Seca e chuvas extremas abrangem cada vez mais espaço

Investigadores portugueses concluíram que a seca ou chuva torrencial numa região se alastra às zonas circundantes, ao contrário do que acontecia até à década de 70, e mostram-se preocupados com o agravamento da desertificação do país.
A margem esquerda do Guadiana, junto a Mourão, foi a zona piloto escolhida para avançar com uma investigação sobre desertificação que nos próximos meses se vai alastrar a toda a península Ibérica com o apoio de investigadores espanhóis, italianos e gregos.
Os investigadores recolheram amostras dos solos e relacionaram os resultados das análises com os extremos climáticos, de seca e precipitação extrema.
O estudo abrangeu também o clima, área em que os investigadores se mostraram mais preocupados, ao notar que cada vez mais zonas do país são afectadas.
Mais de metade de Portugal corre o risco de desertificar e um terço do território continental encontra-se classificado como zona susceptível à desertificação, sendo a aridez dos solos mais marcante em todo o interior do Algarve e no Alentejo.
http://www.barlavento.online.pt/

VINHOS

Vinhos: "Paço do Conde" e "Vinha do Monte" distinguidos com prémios de Excelência

Os vinhos tinto "Paço do Conde" e branco "Vinha do Monte" foram os vencedores do segundo Concurso de Vinhos do Baixo Alentejo, conquistando os prémios de Excelência, ontem entregues em Serpa (Beja).
Promovido pela Confraria dos Gastrónomos do Distrito de Beja, o concurso pretende premiar para promover a especificidade e a afirmação do Baixo Alentejo na produção de vinhos de qualidade.
O vinho branco "Vinha do Monte", de 2006, é produzido pela Sogrape, enquanto o tinto "Paço do Conde", reserva de 2004, é da sociedade agrícola Encostas do Guadiana.
Na globalidade, foram atribuídos sete Bagos de Ouro, correspondentes ao primeiro prémio, e 29 Bagos de Prata, referentes ao segundo prémio.
Os resultados, segundo os promotores, "mostram a qualidade média elevada que os vinhos do Baixo Alentejo já atingiram".
Os promotores pretendem que o concurso contribua para a promoção dos vinhos produzidos no distrito de Beja, afirmando a sua especificidade no quadro da grande região vinícola que é o Alentejo.
http://www.agroportal.pt/

Vinhos do Alentejo: Reforço de liderança de mercado

Dados relativos ao ano móvel 2006/ 2007, confirmam que os "Vinhos do Alentejo" são os líderes incontestados do mercado nacional, com quotas que variam entre os 43,54 e os 47,96 por cento.
O mais recente estudo de mercado promovido pela ACNielsen, empresa de consultadoria, dedicado ao ano móvel 2006/ 2007, confirma a liderança incontestada dos Vinhos do Alentejo, seja quais forem as áreas de mercado: Grande Distribuição, Canal Horeca , incluindo as vendas em volume e valor.
http://www.vozdaplanicie.pt/

Vinhos da Herdade do Meio arrasam concurso

Os vinhos da Herdade do Meio, em Portel, produzidos pela Casa Agrícola João e António Pombo, arrecadaram quatro prémios no Concurso Nacional de Vinhos Engarrafados: “Prestígio” para o garrafeira 2003, “Ouro” para o tinto 2003, “Prata” para o HDM Cabernet Syrah 2004 e o Pinot Noir 2003.
Wine Vision lança marcas do Alentejo, Douro e Verdes.
Paulo Amorim aliou-se a Relvas e Botton num novo projecto exportador, com uma Herdade no Redondo de 100hectares de vinha.
O coração da Wine Vision está no Redondo. Na Herdade da Pimenta, do Universo Relvas e Button, está a ser construída uma adega revestida a cortiça que produzirá os tintos e brancos alentejanos, a partir de castas plantadas nos seus 100 hectares.
In : Expresso

BRINCAR AOS CARRINHOS

AO CORRER DO TECLADO

Quando o hábito de guardar, se transforma em mania.

- Inicialmente muitos de nós começamos a guardar coisas, para as quais destinamos um buraquinho em qualquer lado, tendo em mente um tempo oportuno, uma brincadeira ou um modo de matar os neurónios, inventando, fazendo disso uma forma de armazenagem de coisas perspectivando poupar alguns cobres, não tendo certezas de nada.
- A partir de certo momento, guardar tudo o que encontramos torna-se um mau hábito, ainda que tendo por vezes já a percepção de nunca mais conseguiremos fazer qualquer coisa de interessante ou útil. Ainda assim e a partir desse momento, não aceitamos vir a poder considerá-las lixo, sendo difícil desfazermo-nos delas por motivos vários.
- Desordem obsessiva dizem alguns, sem saberem quais os motivos aparentando doentios, nem donde provêm tais características e motivações que são realçadas por norma no final de ciclos ou calendários, onde os balanços são previstos, tais como o início ou final de férias ou trabalhos, onde as arrumações ou as limpezas são obrigatórias e previsíveis.
- O aproveitamento para esvaziar as gavetas, os cubículos, os sótãos ou as prateleiras, onde anteriormente tudo se colocava e tudo era guardado, para posterior consulta ou análise até que chegue o seu dia, á medida do amontoamento sucessivo se tornaram até numa verdadeira lixeira, onde objectos valiosíssimos se conspurcam com o pó, dando um ar inestético, de desleixo e de falta de higiene localizada.
- Este comportamento de acumular coisas, sentindo impulsos de tudo arrecadar, é muito frequente e porventura poderá estar ligado a uma desordem doentia, tal como o são os medos irracionais, a fobia dos odores no WC o que duplica o consumo exagerado de água ao puxar inicialmente o autoclismo, servir-se e puxar novamente o mesmo, a loucura do medo microbiano nas mãos, lavando-as a todo o momento, a limpeza da roupa ou da casa em permanência.
- Estigmatizar estas ocorrências indiscriminadamente, não será de bom tom, atendendo que outros haverá com as mesmas características, não podem ser consideradas doentias, atendendo que o seu espírito inventivo lhes proporciona determinada ideia que, conjugada com outros conhecimentos, poderão ser um trampolim para a obtenção de determinada conclusão ou resposta.
- No meu tempo de adolescente, acumular coisas ainda que inúteis e considerada hoje como lixo era bom, era chique, era apelidado de coleccionador, era o entretém na falta de outra actividade, não havia botões, selos, carteiras de fósforos, conchas e pedrinhas da praia, cromos dos craques futebolísticos ou dos pin’s e alfinetes de gravata que, qualquer miúdo naquela idade não gostasse de possuir, sabendo negociá-los e exibi-los para troca.
- Fazendo uma inconfidência, no final do século passado, a única coisa que pretendia coleccionar eram os Escudos, moeda essa que nos tiraram e ao custo, o meu mealheiro ostentava alguns quilos de peso, teve no entanto um percalço forçado, foi abalroado á força com a entrada do Euro.
- Para mal dos meus pecados o câmbio não resultou a meu favor, como todos sabem o custo do euro e efectuado o cambio fiquei com as mãos vazias e se a poupança já se fazia com dificuldades, neste momento e perante a carestia, é mesmo impossível aforrar qualquer pilim, com muita pena minha e o desaforo dos culpados.

AL SUL FILATÉLICO



Vela



Tiro



Hipismo



Esgrima

Friday, June 15, 2007

AL SUL CINÉFILO

ZODIACO



Direção: David Fincher
Com : Jake Gyllenhaal, Gary Oldman, Chloe Sevigny, Anthony Edwards, Mark Rufallo e Robert Downey Jr

A história conta a trama de um assassino que comete crimes na cidade de São Francisco, EUA, durante a década de 70.
Enquanto comete os crimes, o assassino vai deixando mensagens para os policias decifrarem. Além das autoridades, os repórteres que acompanham o caso também ficam obcecados em desvendar o assassino.
Veja: http://www.zodiacmovie.com/

AL SUL INFORMA




24 HORAS DE FUTSAL EM MONTEMOR

POLIDESPORTIVO DO PARQUE URBANO
O clube montemorense Almansor Futebol Clube organiza mais uma vez as 24 horas de FUTSAL, O Torneio decorrerá nos próximos dias 29/30 de Junho e vai ser disputado no Polidesportivo do Parque Urbano, na zona norte da cidade. As inscrições já está abertas.



180 CRIANÇAS NA FESTA ESCOLAR DO RUGBY

Foi um sucesso o Convívio Escolar do Rugby Clube de Montemor-o-Novo, cerca de 200 crianças do concelho puderam por em prática tudo aquilo que os professores e os monitores de Rugby tem ministrado ao longo destes meses de trabalho nas diversas Escolas Primárias da Cidade; num universo de 450 crianças no seu todo.
Este ano o convívio foi feito no magnifico relvado do Estádio 1.º de Maio, propriedade do U.Montemor, e para o ano cá estaremos para a festa já no novo Parque Desportivo da Cidade; o RUGBY é uma modalidade em alta na cidade de Montemor-o-Novo e é praticada à mais de 10 anos.

CONCURSO DE PEGAS TAURINAS EM MONTEMOR

A Associação de Estudantes da Escola Secundária de Montemor-o-Novo irá realizar um concurso de pegas, no dia 16 de Junho, pelas 16 horas na praça de toiros local. O concurso contará com a presença de quatro grupos de forcados: os Académicos da Lusíada, a Escola D. Carlos I, a Secundária de Montemor-o-Novo e também a Escola Severim Faria (Évora), que disputarão entre si o prémio para a melhor pega. As reses são de José João Comenda. Haverá ainda uma vaca para os curiosos e muitas outras surpresas pela tarde fora. Além do concurso de pegas a Associação de Estudantes decidiu também organizar, em conjunto com a Revista Ruedo Ibérico, uma festa no “Club” (junto ao Almansor), que terá início pelas 23 horas e contará com muita animação.

Thursday, June 14, 2007

AL SUL DESTACA

ARS ameaça processar autarca por declarações «gravosas»

A Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo ameaçou, esta quarta-feira, processar o presidente da Câmara de Vendas Novas, por este ter responsabilizado politicamente o Governo pela morte de uma mulher no seu município.
http://tsf.sapo.pt/

Faltam nadadores salvadores no Alentejo

A falta de nadadores salvadores nas praias dos concelhos de Sines, Santiago do Cacém e Odemira, no Litoral Alentejano, está a atrasar a vigilância das zonas balneares, prevista por lei a partir de 1 de Junho.
O problema é recorrente «nas praias da costa alentejana, como em todo o país», sublinhou, em declarações à Lusa, António Mestre, coordenador da Associação de Nadadores Salvadores do Litoral Alentejano - Resgate.
http://www.portugaldiario.iol.pt/

85% dos turistas que visitaram a RTPD em 2006 tenciona voltar

A esmagadora maioria dos turistas que visitou a Região de Turismo Planície Dourada em 2006, tenciona voltar (85%) e recomenda a visita à região 94 por cento, refere o “Questionário ao Turista” efectuado durante o ano de 2006.
Dos resultados do inquérito afere-se que de 35,6 por cento dos turistas estrangeiros, a nacionalidade que registou maior frequência foi a inglesa com 22 visitantes, seguindo-se os holandeses, alemães, espanhóis e franceses.
Dos turistas nacionais (64,4%), a Região Lisboa e Vale do Tejo ocupa em primeiro lugar com 30 respostas, seguida do Norte (18), Algarve e Alentejo, ambos com 14 respostas cada um.
A faixa etária mais representada é a dos 25 a 34 anos, com 24,7 por cento, seguida das faixas entre os 45-54 anos, com 19,1 por cento e 35-44 anos, com 18,1 por cento.
http://www.turisver.com/

Borba : Cine-teatro inaugurado hoje

Quinta, 14 Junho 2007
Após ter sido alvo de reestruturação, o Cine-Teatro de Borba, agora dotado de equipamento para projecção de cinema, bem como realização de peças de teatro e conferências, é inaugurado hoje. Reabre assim as portas ao público um dos mais emblemáticos espaços culturais e artísticos de Borba.
A cerimónia de inauguração, presidida pelo Presidente da Câmara, Ângelo de Sá, dá-se às 18horas.
http://www.dianafm.com/

Wednesday, June 13, 2007

DESTAQUES DO AL SUL

Beja diz que impacto de novo aeroporto vai ser «marginal»

O novo aeroporto de Lisboa vai ter um «impacto marginal» no de Beja, independentemente da sua localização, defendeu hoje o presidente da empresa responsável pela infra-estrutura alentejana.
Em declarações à agência Lusa, o presidente da Empresa de Desenvolvimento do Aeroporto de Beja (EDAB), José Queirós, defendeu esta posição dizendo que Beja vai apostar sobretudo na indústria aeronáutica, além do transporte de passageiros e cargas.
«O impacto do aeroporto de Lisboa, onde quer que vá ser construído, será marginal para o aeroporto de Beja, porque este não vai servir apenas para transportar passageiros e cargas», afirmou.
http://diariodigital.sapo.pt/

Saúde: À espera do Tribunal de Contas
Centros de saúde tórridos


Um total de 47 centros de saúde e respectivas extensões de localidades do Alentejo aguardam aprovação do Tribunal de Contas para avançarem com o projecto de climatização. Daí resulta que os aparelhos de ar condicionado possam não chegar a tempo de atenuar as altas temperaturas de um Verão que, segundo os cientistas, poderá ser o mais quente dos últimos anos.
http://www.correiomanha.pt/

Praia fluvial de Ferreira do Alentejo interdita a banhos

A praia fluvial da Barragem de Odivelas, no concelho de Ferreira do Alentejo (Beja), volta este ano a estar interdita a banhos, devido à falta de segurança para os banhistas causada pelo baixo nível da albufeira.
http://www.agenciafinanceira.iol.pt/

Tuesday, June 12, 2007

AL SUL DIVULGA





R o t e i r o s Z é f i r o

Recintos Megalíticos
Passeio com o Prof. Doutor Manuel Calado
a três dos maiores Recintos Megalíticos da Europa
Évora, 17 de Junho (Dom.)
Inscrições limitadas








Cabala Mágica
e
Magia Operativa
Por
José Medeiros



Curso em Mafra 16 e 17 de Junho

Cavalo Pele eleito melhor cavalo lusitano de toureio

Pele, o novo cavalo estrela da quadra do cavaleiro João Moura Caetano, venceu o prémio para melhor cavalo lusitano de toureio, na categoria de cavalos debutantes.
O prémio foi atribuído pela Associação Portuguesa de Puro-sangue Lusitano, sendo este um prémio que é atribuído todos os anos por altura do Festival do Puro-sangue Lusitano em Cascais, sendo o júri constituído por antigos cavaleiros e criadores.
O cavalo Pele, é a nova estrela da quadra de João Caetano sendo utilizado nas bandarilhas e tem ferro Paulo Caetano.



foto: Luís Mourato

DESTAQUES AL SUL

Arena d'Évora inaugurada no dia 23 de Junho

O pavilhão multiusos de Évora será inaugurado no dia 23 de Junho, anunciou a autarquia eborense.
Um espaço que "irá proporcionar um conjunto de espectáculos e concertos o mais diversificado possível por forma a abranger todo o tipo de público", afirma em comunicado a Câmara Municipal de Évora.
Sob a designação de "Arena d'Évora", a remodelada praça de touros da cidade será inaugurada com um espectáculo produzido por Júlio Isidro e sobre o qual não se conhecem detalhes.
No dia seguinte, o novo espaço de espectáculos acolhe a primeira corrida de toiros da temporada. Seguem-se, no dia 26, os Blasted Mechanism que integram o cartaz de espectáculos da feira de S. João que decorre de 22 de Junho a 1 de Julho.
O espaço multiusos será a nova atracção da tradicional feira eborense que, por mais um ano, realiza-se no rossio de S. Brás.
Este ano o tema central da feira será a candidatura do templo romano a uma das maravilhas do país. "Toda a parte cénica e decorativa do certame abordará de uma forma directa ou indirecta esta temática, num derradeiro apelo ao voto no monumento eborense", explica a autarquia.
http://www.noticiasalentejo.pt/

VINHOS ALENTEJANOS EM DESTAQUE

Vinhos DOC
Produção do Alentejo salva mercado nacional


O comércio dos vinhos alentejanos com Denominação de Origem, que representou quase metade da produção portuguesa evitou a recessão do mercado nacional, anunciou hoje a Comissão Vitivinícola da região.
Segundo a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) e citando dados da consultora ACNielsen, nos 12 meses terminados em Fevereiro passado, a região teve vendas de 149,3 milhões de euros, correspondentes a uma percentagem entre os 43,54 e os 47,96 do mercado nacional deste tipo de vinho.
http://www.correiomanha.pt/

Monte da Ravasqueira conquista ouro e prata

Os vinhos do Monte da Ravasqueira conquistaram uma medalha de ouro e outra de prata no Concurso Nacional de Vinhos Engarrafados que teve início em 15 de Maio e cujos resultados foram anunciados ontem, 7 de Junho, no decorrer do segundo dia do Festival Nacional do Vinho 2007, certame que está patente no CNEMA, em Santarém, até 10 de Junho.
Monte da Ravasqueira 2006 branco e Monte da Ravasqueira 2005 tinto foram os vinhos que conquistaram, respectivamente, as medalhas de ouro e de prata na edição de 2007 do Concurso Nacional de Vinhos Engarrafados, ao qual concorreram 570 vinhos, dos quais 124 provenientes do Alentejo.

Vinhos do Alentejo reforçam liderança de mercado

Quase metade dos vinhos com Denominação de Origem consumidos em Portugal são produzidos no Alentejo! Na realidade, independentemente de se tratar da Grande Distribuição ou do Canal Horeca e de se falar de vendas em volume ou em valor, o resultado é sempre o mesmo: os “Vinhos do Alentejo” são os líderes incontestados do mercado nacional, com quotas que variam entre os 43,54 e os 47,96 por cento. Os dados são da ACNielsen e dizem respeito ao ano móvel 2006/07.
http://lusowine.com/

Aumenta a gama de vinhos portugueses na Bélgica

Novas marcas de vinhos portugueses na Bélgica a partir de Setembro deste ano.
Começa assim a importar vinhos das principais regiões de Portugal: Herdade da Mingorra do Alentejo, Terras de Tavares do Dão, Quinta do Enxameio do Douro e também da mesma região os vinhos de José Maria Calém e de Cristiano Van Zeller – rotulados VT4. Chamamos a atenção para este nome VT4, pois trata-se de uma sigla bastante mediática na Bélgica, uma vez que se trata de uma cadeia de televisão comercial flamenga.
- A «Terroirs et Découverte», empresa da Valónia, constituída por 4 apaixonados e especialistas do “métier”, escolhe Portugal como segundo país de importação, após ter em 10 anos fundado o seu “core business” com a Itália. Esta empresa distribui essencialmente os produtos que importa no canal Horeca. Os 4 parceiros deram a sua preferência à Herdade de Pegões nas Terras do Sado, ao Monte das Nogueiras no Alentejo, à Casa Cadaval no Ribatejo, aos vinhos de João Pedro Araújo tanto da Região do Vinho Verde com o seu Sta Joanne como da sua Quinta da Vegia no Dão e ainda da Quinta da Penseira na mesma região.
http://www.portugalnews.pt/

Autarquias pedem união pelo ambiente

A Assembleia e a Câmara Municipal de Sines promoveram, a 6 de Junho, a conferência “Pacto para a Saúde e o Ambiente”, no âmbito das comemorações dos 25 anos da Greve Verde. No decorrer do encontro, empresas e entidades públicas deram conta do cenário que a região vive em termos ambientais. No final, a organização apelou à união de esforços para a preservação destes valores.
http://www.jornalregional.com/

Alentejo bem acolhido em Aragão e Pais Basco

A presença da Turismo do Alentejo em Saragoça e Vitória, registou impacto junto da população e imprensa local, tendo sido estabelecidos mais de 2500 contactos. Forte presença dos agentes de viagens marcou igualmente as duas jornadas de negócios que Agência Regional de Promoção Turística organizou nessas cidades.
Em Saragoça (Aragão), o“Autocarro Alentejo”, exposição itinerante dos principais produtos turísticos do Alentejo, foi visitado por 1500 pessoas, das quais 250 participaram num sorteio de estadas na nossa região oferecidas por empresas associadas da Turismo do Alentejo.
http://www.opcaoturismo.com/

Nascem mais portugueses em Badajoz

O encerramento da sala de partos do hospital de Elvas formou uma nova realidade no alto Alentejo, pois estão a nascer cada vez mais portugueses em Badajoz. Um ano depois, as autoridades espanholas confirmam que nasceram 270 bebés vindos do outro lado da fronteira, noticia a agência Lusa.
«Até hoje, foram registados 270 partos de grávidas portuguesas no Hospital Materno-Infantil de Badajoz», confirmou dos serviços de saúde do governo regional extremenho. Foram atendidas mais de 800 grávidas concelhos de Elvas e Campo Maior, sabendo-se que podem optar entre a unidade de Badajoz (a cerca de 12 quilómetros) ou os hospitais de Portalegre (cerca de 60) e Évora (a mais de 80).
http://www.portugaldiario.iol.pt/

Monday, June 11, 2007

DESTAQUES DO AL SUL

Micro empresas: 2 M€ investidos no Alentejo desde 2000

Cerca de dois milhões de euros foram investidos nos últimos sete anos no Alentejo ao abrigo de um fundo financeiro de apoio a micro empresas, que já contemplou 150 projectos e hoje é alargado ao concelho de Arraiolos.
O director-geral da Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL), Luís Cavaco, disse hoje à agência Lusa que a linha de crédito já financiou projectos de micro e pequenas empresas localizadas em 25 concelhos da região.

Exposição de pintora romena mostra olhar sobre o Alentejo

Cerca de vinte óleos sobre tela vão revelar o Alentejo através do olhar artístico da pintora romena Felicia Trales, numa exposição que abre quinta-feira, em Évora, e em que parte das receitas reverte a favor de crianças desfavorecidas.
A mostra, com o título «Alentejo Meu», vai estar patente ao público no Salão de Exposições da Fundação Alentejo Terra-Mãe, até 5 de Julho.
De acordo com a fundação, através das telas, Felicia Trales, que nasceu na Roménia mas vive há cerca de cinco anos em Mora (Évora), procura «captar a atmosfera e a pureza da natureza, através de um trabalho cuidado das cores, dos contrastes e dos jogos de luz».
http://diariodigital.sapo.pt/

Festival Sete Sóis inventa gaspacho musical

O gaspacho, ou, como se diz em Itália, la gialleta, é o tema de um projecto encomendado pelo 15.º Festival Sete Sóis Sete Luas e que reúne músicos de diferentes países do sul da Europa, incluindo Portugal. O grupo que integra o português José Barros, compositor dos Navegantes, é preenchido com músicas tradicionais que são servidas pelos músicos e cantores que, ao mesmo tempo, vão confeccionando a famosa sopa fria do Alentejo. O momento alto do projecto será, seguramente... o seu final, isto é, quando a assistência é convidada a comer a sopa.
O espectáculo será apresentado em Julho, em Frontignan, França, em Agosto em Valência, Espanha, e em Setembro chega a Castro Verde, Portugal.
Nesta edição, o Sete Sóis volta a apostar no intercâmbio de artistas dos vários países envolvidos. Do lado português destaque para as presenças de Teresa Salgueiro, acompanhada pela Lusitânia Ensemble, que se apresentará em Roma, a 17 de Junho, e no mês seguinte, na Sicília, na Andaluzia, e em Pontedera.
Outro ponto alto vai para um projecto luso-italiano que presta tributo a José Afonso. O espectáculo, agendado para 17 de Julho, em Roma, reúne o violoncelista italiano David Zaccaria, e as cantoras portuguesas Filipa Pais, Maria Anadon e Dulce Pontes.
Nesta edição do festival é lançada, pela primeira vez, uma linha de produtos emblemáticos da economia de cada uma das regiões aderentes à iniciativa. E é neste contexto que apadrinha o azeite da Sicília, o moscatel de Frontignan (França), o vinho branco da Toscânia, a muxama de atum de Vila Real de Santo António, e os tarros, o vinho e o azeite do Alentejo
http://jn.sapo.pt/

Martifer 'produz' girassol

A PRIO, empresa do grupo Martifer para o negócio dos biocombustíveis, vai passar a cultivar em Portugal girassol para a produção de combustível
Para o aumento da produção de girassol em Portugal, a empresa do grupo Martifer estabeleceu acordos com um conjunto de produtores das regiões do Ribatejo (como a Companhia das Lezírias) e Alentejo.
http://sol.sapo.pt/

AL SUL DESPORTIVO



GRANDE ERRO DO JORNAL RECORD "IRRITA" UNIONISTAS

Na edição deste domingo do Jornal RECORD, saiu uma noticia sobre o U.Montemor que dizia que estava impedido de participar no Nacional da 3ªDivisão, pois bem essa noticia é mentira já que o clube em questão é o Grupo Desportivo de Montemor (FUTSAL) e não o U.Montemor.

Ladies Open - Montemor 2007

Continua a decorrer esta prova nas intalações do Clube de Ténis de Montemor-o-Novo






FOTOS DO EVENTO



Friday, June 08, 2007

AL SUL CINÉFILO

O filme desta semana

O Mistério da estrada de Sintra



O filme retrata a amizade entre Eça de Queirós e Ramalho Ortigão durante o processo de escrita a duas mãos. Se hoje ambos são vultos da literatura portuguesa, na altura eram dois jovens com vontade de agitar consciências.

Verão de 1870. Dois escritores, Eça e Ramalho. Ramalho é raptado.
O desafio está lançado. Escrever um policial a quatro mãos para o Diário de Notícias.
Será que a história que criaram como ficção é baseada num caso real? Esta é a pergunta que sustenta o conflito entre estes dois escritores, e os afasta num duelo quase mortal entre Sintra e Malta. O folhetim avança, e com ele ameaças, duelos, sexo e intrigas. Lisboa está em alvoroço. Todos se tomam pelo conde atraiçoado. Os crimes sucedem-se numa história onde o amor é mais forte do que a tradição, a intriga escapa às evidências e tudo corre freneticamente, como num jogo.
O Mistério da Estrada de Sintra desafia todas as convenções numa acutilante crítica de costumes à romântica sociedade portuguesa do séc. XIX.

Realização :Jorge Paixão da Costa
Intérpretes :Ivo Canelas, António Pedro Cerdeira,Bruna Di Tullio,Nicolau Breyner,Rogério Samora

Veja: http://www.filmesfundo.com/omisteriodaestradadesintra/

O Cine Clube Domingos Maria Peças é patrocinado por

intelliflix online dvd rentals!

AL SUL DESTACA

Portugal: Falta de perspectiva estratégica na administração pública


É já banal o modo como os meios políticos da Extremadura espanhola têm conseguido encantar e cativar alguns autarcas e outros responsáveis políticos do Alentejo raiano, os quais, aliciados com o novo «Eldorado» da «cooperação transfronteiriça» aceitam - com aparente prazer - colaborar na erecção de uma «Grã-Extremadura», cujo «epicentro» se situa em Badajoz, como reclama impante a imprensa espanhola, e na qual talvez almejem ocupar o mesquinho posto de agentes, cantineiros ou capatazes.

http://port.pravda.ru/

Alentejo : 2 Milhões de Euros investidos nos últimos sete anos
Sexta, 08 Junho 2007
Cerca de dois milhões de euros foram investidos nos últimos sete anos no Alentejo ao abrigo de um fundo financeiro de apoio a micro empresas, que já contemplou 150 projectos e hoje é alargado ao concelho de Arraiolos.
O director-geral da Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, Luís Cavaco, disse à agência Lusa que a linha de crédito já financiou projectos de micro e pequenas empresas localizadas em 25 concelhos da região.
O Fundo de Apoio às Micro Empresas, que surgiu no ano 2000 em Évora na sequência de uma parceria público-privado, tem vindo a ser alargado a outros concelhos do Alentejo, cabendo hoje ao município de Arraiolos aderir ao projecto.

Cavaco Silva condecora ex-presidente da Câmara

O antigo presidente da Câmara de Évora, Abílio Fernandes, está entre as 37 personalidades e organizações, que serão condecoradas pelo Presidente da República no próximo domingo, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

Sociedade Recreativa e Dramática Eborense condecorada por Cavaco Silva

A Sociedade Recreativa e Dramática Eborense vai ser condecorada pelo Presidente da República, com a Ordem do Mérito, pelos 110 anos de dedicação à comunidade
http://www.dianafm.com/

AL SUL DIVULGA

Thursday, June 07, 2007

AL SUL DESTAQUES

Alentejo domina Concurso Nacional de Azeites

Promover e valorizar os azeites nacionais foi o principal objectivo do Salão Nacional do Azeite que, de 2 a 4 de Junho, decorreu no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, integrado no programa da Feira Nacional de Agricultura/Feira do Ribatejo. A iniciativa envolveu várias provas gastronómicas, cursos de iniciação à prova de azeite, seminários e sessões práticas sobre a instalação, fertilização e manutenção de olivais. Um dos pontos altos do programa foi a realização dos concursos cujos prémios foram entregues no domingo.
No Concurso Nacional de Azeite Virgem Extra DOP a medalha de ouro foi para a marca Azeite de Moura, produzido pela Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos. A medalha de prata para a marca Ficalho e a medalha de bronze para o Quinta do Vale do Conde, de Mirandela.
Na categoria Virgem Extra a medalha de ouro foi para a marca Cabeço das Nogueiras, a prata para o Cartuxa e o bronze para o Quinta Nossa Senhora das Neves. No sector de Azeite Virgem Extra Biológico medalha de ouro para o Azeite de Moura e prata para o Acushla. No Concurso Nacional de Packaging mais três prémios para o Alentejo: Azal –Azeites do Alentejo (medalha de ouro); Fundação Eugénio de Almeida –Lagar Cartuxa (prata); Cooperativa Agrícola da Vidigueira (bronze).
http://semanal.omirante.pt/

Évora : Kemet compromete-se trazer nova produção

Quinta, 07 Junho 2007
A administração da Kemet comprometeu-se, ontem, de colocar na unidade de Évora, uma nova produção.
A garantia foi dada numa reunião com o Sindicato das Indústrias Eléctricas do Sul e Ilhas.
“Houve o compromisso da empresa de trazer outros produtos, nomeadamente condensadores de alumínio, para unidade de Évora”, disse Rogério Silva
http://www.dianafm.com/

Campo Maior: Guadiana em debate

O futuro do rio Guadiana vai estar em análise durante os próximos dois dias em Campo Maior, na II Conferência Internacional sobre o Alentejo e a Água. Sob o mote "Por um Guadiana Sustentável”, a conferência – que se realiza 12 anos após a sua primeira edição, também em Campo Maior – promete juntar os especialistas na matéria e os principais agentes sociais e económicos das regiões de Portugal e Espanha banhadas pelo Guadiana.
http://www.radioelvas.com/

Tribunal salva UrgênciasVendas Novas Ganha processo

O Tribunal Administrativo e Fiscal de Beja determinou ontem a suspensão do encerramento das Urgências do Centro de Saúde de Vendas Novas na sequência de uma providência cautelar interposta pelo município alentejano contra a decisão do Ministério da Saúde.
A suspensão, com “efeito imediato”, obriga à reinstalação do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) 24 horas por dia, que havia sido substituído, por ordem do Governo, por um novo modelo de funcionamento com consultas médicas programadas ou marcadas no próprio dia entre as 08h00 e as 22h00.
http://www.tudoben.com/

AL SUL DIVULGA




Wednesday, June 06, 2007

AL SUL DIVULGA

Aeronaves vão cruzar céus do Alentejo

Mais de uma dezena de aeronaves vão cruzar os céus do Alentejo, entre quinta-feira e domingo, num Raid Aéreo Ibérico que inicia a viagem no aeródromo de Évora, este ano alvo de várias obras de melhoramentos.
Numa organização do Aero Club de Portugal com o apoio do município alentejano, o raid aéreo vai receber os participantes no aeródromo alentejano para o início da primeira etapa com destino à cidade espanhola de Córdoba.
Uma das novidades da edição deste ano do raid prende-se com o facto da competição lusa juntar-se à Vuelta Aérea de Espanha e efectuar com esta dois dias de provas.
No domingo, o raid retoma a sua individualidade, prosseguindo para Proença-a-Nova e Cascais.
No fim-de-semana, o aeródromo de Évora recebe também uma das etapas da Volta Aérea de Aviões Ultraleves, promovida pela Associação Portuguesa de Aviação Ultraleve (APAU).
http://www.opcaoturismo.com/

Produzir Vinhos de excelência com a tradição da Avó Sabica

A Casa de Sabicos, em pleno Alentejo profundo, é um desses locais mágicos onde, mais do que simples vinhos, se produzem verdadeiros aromas e sabores que não esquecem a quem tem o privilégio de os degustar.
Um destes dias fomos até às Aldeias de Montoito, ali a meio caminho entre Évora e Reguengos, passar uma tarde inesquecível de verdadeira primavera alentejana...
E, por entre conversas soltas à volta da mesa dos sabores, como é boa tradição alentejana, provámos vinhos inesquecíveis, e sobretudo ficámos a saber que a ternura continua a ser a receita fundamental para que os sonhos aconteçam...
http://www.mundoportugues.org/

Portugal recebe investimento de 47 novos resorts

Estão em curso no território nacional 47 novos "resorts" que se irão juntar aos 22 já existentes, estes números representam o potencial deste mercado em Portugal, de acordo com o estudo da Aguirre Newman sobre o mercado português do imobiliário turístico.
Já concretizados, ou em fase de concretização, existem hoje 22 "resorts" turísticos em território português, mas a consultora afirma que estão já a ser desenvolvidos outros 47 projectos em Portugal, nomeadamente 14 para a região do Algarve, 7 para o Alentejo, 8 para a Costa Azul, 9 para a Região do Oeste, 4 para a Região do Douro, 4 para a Madeira e 1 para os Açores.
http://www.negocios.pt/

Évora : Deputada socialista garante que não há motivo para alarme na Kemet

A Kemet está a proceder à prevista resolução de contratos a termo certo e a pontuais rescisões, disse à DianaFm Paula de Deus, deputada do PS.
A garantia foi dada pelo conselho de administração da fábrica, numa reunião com os deputados socialistas eleitos por Évora.
http://www.dianafm.com/

Tuesday, June 05, 2007

DIVULGAÇÃO AL SUL

TVE filma programa sobre o Alentejo

“Viaje a Pueblos de Portugal” é o nome dos programas sobre o Alentejo que serão emitidos pela emissora de televisão estatal espanhola TVE e cujas filmagens estão a decorrer durante este mês.
A TVE, que percorrerá os concelhos de Mértola, Castro Verde, Serpa, Beja, Vila Viçosa, Estremoz, Montemor-o-Novo, Alcácer do Sal, Castelo de Vide, Marvão e Portalegre, está a receber o apoio da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo – Turismo do Alentejo, que pretende aumentar a notoriedade desta região junto do seu principal mercado externo, a Espanha, que em 2006 gerou 70 mil dormidas nos hotéis alentejanos.
Os temas e os lugares que serão filmados relacionam-se com a ruralidade que caracteriza a região, destacando-se o património cultural e natural, artesanato, gastronomia e vinhos, mármores e tapeçarias.
http://www.turisver.com/

No Dia Mundial do Ambiente, Portel inaugura o Parque da Matriz

A Câmara de Portel inaugura hoje (19 horas) o Parque da Matriz. O Dia Mundial do Ambiente foi a data escolhida para a inauguração, uma vez que, explica um comunicado da autarquia, se trata de um espaço onde as zonas verdes predominam e convidam ao lazer.
O parque conta ainda com dois quiosques: “Saborear Portel”, onde a informação e os produtos regionais têm lugar, e “Biblionet”, espaço dedicado à leitura e às novas tecnologias.
A inauguração conta com a presença do Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, Jorge Lacão.
No programa consta ainda a actuação do grupo musical “Adiafa”.
http://www.noticiasalentejo.pt/

Carla Caldeira levou TT a atravessar o Alentejo

Pelo segundo ano consecutivo, a promotora Carla Caldeira Produções levou o todo-o-terreno turístico a atravessar o Alentejo, num passeio inolvidável entre Comporta e Campo Maior, o «II Raid TransDelta».
http://www.motor.online.pt/

Marionetas: Bienal Internacional de Évora arranca terça-feira

A Bienal Internacional de Marionetas de Évora (BIME) começa terça-feira com a participação de 31 companhias, de diferentes cantos do mundo, que vão apresentar 78 espectáculos, muitos deles ao ar livre nas principais praças da cidade.
Na sua décima edição, a bienal comemora 20 anos de existência a receber companhias da Argentina, República Checa, Itália, Inglaterra, Brasil, Espanha, França, Japão, Alemanha e Portugal.
Promovida pelo Centro Dramático de Évora (CENDREV), companhia profissional de teatro responsável pelos Bonecos de Santo Aleixo, marionetas tradicionais do Alentejo, a BIME garante ter conquistado «um relevo incontornável no panorama dos festivais internacionais em todo o mundo».
http://diariodigital.sapo.pt/

AL SUL DESPORTO



8ºMONTEMOR LADIES OPEN EM TENIS
"UM DOS MAIS IMPORTANTES TORNEIOS DE PORTUGAL
PONTUAVEL PARA A WTA"



Vai começar no proximo dia 9 de Junho, mais uma edição de um dos torneios internacional feminino mais importantes do pais, o MONTEMOR LADIES OPEN, que vai contar com tenistas profissionais de vários países. Na última edição ganhou a chinesa Xim Yum Han que venceu na final a portuguesa Neuza Silva.
O Torneio decorre nos vários courts, das magníficas instalações do Clube de Ténis de Montemor-o-Novo e é pontuável para o Ranking WTA e tem um prize money de 10 mil dólares.
Confirmada está a presença da considerada melhor tenista portuguesa de todos os tempos, Frederica Piedade, que já foi atleta do clube Montemorense durante alguns anos.
A edição deste ano promete e é mais uma oportunidade de os montemorenses e não só, assistirem a Ténis de alta qualidade...A entrada é gratuita, podendo estar na esplanada do Café do Clube a ver o torneio.

Monday, June 04, 2007

AL SUL A BRINCAR

clik para ampliar


AL SUL DESTAQUES

Jerónimo de Sousa critica «abate de escolas»

O PCP também juntou-se, esta sexta-feira, às comemorações do Dia Mundial da Criança. O líder do partido comunista aproveitou a data para apontar baterias à política do Governo sobre a gestão da rede de ensino, em particular o primeiro ciclo do ensino básico.
Jerónimo de Sousa critica o que classifica de «política de abate de escolas» que, na sua opinião, só contribui para a desertificação da região centro e do Alentejo.
O secretário-geral do PCP avisa que, a concretizar-se o encerramento de mais 900, desaparecem 50 por cento dos estabelecimentos do Alentejo e da região Centro.
http://tsf.sapo.pt/

"TV Atlântico como instituição de solidariedade"

A sua vida é dividida entre a paixão pelo teatro, a televisão e o Alentejo. Talvez por isso é que o actor Nicolau Breyner quer juntar o útil ao agradável e criar um canal de televisão. Não será só dele, juntar-se-á a algumas forças vivas da região e sobretudo aos alentejanos. Nicolau Breyner, natural de Serpa, onde nasceu em 1940, actualmente a participar na novela "Vingança", da SIC, pretende ter no novo canal um "talk show" diário.
http://jn.sapo.pt/

Mais praias com bandeira azul

Instituto da Água revelou que nesta época foram assinaladas menos 16 praias que no ano passado e que pela primeira vez foi eleita uma zona balnear interior, a albufeira de Montargil, no concelho de Ponte de Sor no Alentejo.
http://www.guiadacidade.pt/

Governo abre corrida ao urânio

10 Empresas interessadas em explorar o minério usado na produção de nuclear.

Gilda Sousa

A crescente procura mundial de energia está a colocar Portugal no mapa das empresas de prospecção. Vêm à procura de petróleo, mas também de urânio, o combustível utilizado nas centrais nucleares de produção de electricidade. No primeiro caso, está-se ainda na fase de pesquisa. Quanto ao urânio, sabe-se que há um jazigo em Nisa, no Alentejo, com viabilidade económica. E há já 10 empresas interessadas no negócio.•
O Governo já deu instruções para a elaboração de um caderno de encargos com vista à abertura de um concurso por convite.
http://diarioeconomico.sapo.pt/

Friday, June 01, 2007

DESTAQUES NO AL SUL

Arraiolos : “O Tapete está na Rua”

Sexta, 01 Junho 2007
Os tapetes de Arraiolos vão encher, a partir de hoje, as ruas do centro histórico desta vila, num certame que pretende promover esta arte regional.
O sector, há muitos anos em crise, com a entrada no mercado das tapeçarias chinesas, viu aprovada em 2002 uma lei que determinou a criação de um centro de certificação.
Uma comissão instaladora tomou, então, posse e elaborou uma proposta de estatutos, a qual ainda está a ser analisada pela tutela.
Para além da exposição de tapetes ao ar livre, o evento contempla até 10 de Junho diversas iniciativas culturais, como espectáculos, exposições, colóquios e debates.

Évora : Presidente da Câmara preocupado com a eventual dispensa de trabalhadores na Kemet

Sexta, 01 Junho 2007
O presidente da Câmara de Évora mostrou-se hoje, preocupado com a eventual dispensa de 170 trabalhadores na Kemet, unidade que produz condensadores.
Em declarações à DianaFm, José Ernesto Oliveira adiantou que vai pedir, de imediato, uma reunião com a administração da empresa.
http://www.dianafm.com/

A estreia de “Atrás das Nuvens”
Um avô muito especial


Nicolau Breyner regressa ao cinema neste filme em que surge como um velho e excêntrico engenheiro que vive isolado no Alentejo e que leva o seu neto a descobrir a capacidade de sonhar.
“Atrás das Nuvens” é um filme que cruza várias gerações num Alentejo perdido e encantatório. Nicolau Breyner surge como Miguel, um velho engenheiro que vive isolado no seu monte.
Paulo é um miúdo de nove anos, que reside com a mãe em Lisboa, que um dia descobre, por acaso, ao mexer em velhas fotografias, a existência desse excêntrico avô. O rapaz acaba por decidir ir ao seu encontro, às escondidas da mãe. O encontro acaba por quebrar o isolamento do avô e criar uma profunda relação entre os dois. O engenheiro vai levar o seu neto em fantásticas viagens a bordo de um velho Citroën que permanece plantado sobre quatro troncos de madeira, mas que consegue fazer voar com a sua imaginação.
“Atrás das Nuvens” é a primeira longa-metragem de Jorge Queiroga, um realizador que tem trabalhado sobretudo para televisão em séries de humor como “Pensão Estrela” e “Malucos do Riso” ou no tele-filme “Amor Perdido”. Filmado em 2005 na região de Portalegre e Lisboa, conta com Nicolau Breyner, Ruben Leonardo e Sofia Grillo nos principais papéis. A banda sonora é de Nuno Malo.


http://expresso.clix.pt/

Baixo Alentejo : Movimento contesta "amputação" do IP-8 e exige início das obras

Quinta, 31 Maio 2007
O movimento em defesa do Baixo Alentejo e Alentejo Litoral exigiu hoje o início da construção "sem amputações, nem remendos" do Itinerário Principal 8, prometido pelo Governo para o primeiro semestre deste ano
http://diariodigital.sapo.pt/