Tuesday, June 12, 2007

DESTAQUES AL SUL

Arena d'Évora inaugurada no dia 23 de Junho

O pavilhão multiusos de Évora será inaugurado no dia 23 de Junho, anunciou a autarquia eborense.
Um espaço que "irá proporcionar um conjunto de espectáculos e concertos o mais diversificado possível por forma a abranger todo o tipo de público", afirma em comunicado a Câmara Municipal de Évora.
Sob a designação de "Arena d'Évora", a remodelada praça de touros da cidade será inaugurada com um espectáculo produzido por Júlio Isidro e sobre o qual não se conhecem detalhes.
No dia seguinte, o novo espaço de espectáculos acolhe a primeira corrida de toiros da temporada. Seguem-se, no dia 26, os Blasted Mechanism que integram o cartaz de espectáculos da feira de S. João que decorre de 22 de Junho a 1 de Julho.
O espaço multiusos será a nova atracção da tradicional feira eborense que, por mais um ano, realiza-se no rossio de S. Brás.
Este ano o tema central da feira será a candidatura do templo romano a uma das maravilhas do país. "Toda a parte cénica e decorativa do certame abordará de uma forma directa ou indirecta esta temática, num derradeiro apelo ao voto no monumento eborense", explica a autarquia.
http://www.noticiasalentejo.pt/

VINHOS ALENTEJANOS EM DESTAQUE

Vinhos DOC
Produção do Alentejo salva mercado nacional


O comércio dos vinhos alentejanos com Denominação de Origem, que representou quase metade da produção portuguesa evitou a recessão do mercado nacional, anunciou hoje a Comissão Vitivinícola da região.
Segundo a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) e citando dados da consultora ACNielsen, nos 12 meses terminados em Fevereiro passado, a região teve vendas de 149,3 milhões de euros, correspondentes a uma percentagem entre os 43,54 e os 47,96 do mercado nacional deste tipo de vinho.
http://www.correiomanha.pt/

Monte da Ravasqueira conquista ouro e prata

Os vinhos do Monte da Ravasqueira conquistaram uma medalha de ouro e outra de prata no Concurso Nacional de Vinhos Engarrafados que teve início em 15 de Maio e cujos resultados foram anunciados ontem, 7 de Junho, no decorrer do segundo dia do Festival Nacional do Vinho 2007, certame que está patente no CNEMA, em Santarém, até 10 de Junho.
Monte da Ravasqueira 2006 branco e Monte da Ravasqueira 2005 tinto foram os vinhos que conquistaram, respectivamente, as medalhas de ouro e de prata na edição de 2007 do Concurso Nacional de Vinhos Engarrafados, ao qual concorreram 570 vinhos, dos quais 124 provenientes do Alentejo.

Vinhos do Alentejo reforçam liderança de mercado

Quase metade dos vinhos com Denominação de Origem consumidos em Portugal são produzidos no Alentejo! Na realidade, independentemente de se tratar da Grande Distribuição ou do Canal Horeca e de se falar de vendas em volume ou em valor, o resultado é sempre o mesmo: os “Vinhos do Alentejo” são os líderes incontestados do mercado nacional, com quotas que variam entre os 43,54 e os 47,96 por cento. Os dados são da ACNielsen e dizem respeito ao ano móvel 2006/07.
http://lusowine.com/

Aumenta a gama de vinhos portugueses na Bélgica

Novas marcas de vinhos portugueses na Bélgica a partir de Setembro deste ano.
Começa assim a importar vinhos das principais regiões de Portugal: Herdade da Mingorra do Alentejo, Terras de Tavares do Dão, Quinta do Enxameio do Douro e também da mesma região os vinhos de José Maria Calém e de Cristiano Van Zeller – rotulados VT4. Chamamos a atenção para este nome VT4, pois trata-se de uma sigla bastante mediática na Bélgica, uma vez que se trata de uma cadeia de televisão comercial flamenga.
- A «Terroirs et Découverte», empresa da Valónia, constituída por 4 apaixonados e especialistas do “métier”, escolhe Portugal como segundo país de importação, após ter em 10 anos fundado o seu “core business” com a Itália. Esta empresa distribui essencialmente os produtos que importa no canal Horeca. Os 4 parceiros deram a sua preferência à Herdade de Pegões nas Terras do Sado, ao Monte das Nogueiras no Alentejo, à Casa Cadaval no Ribatejo, aos vinhos de João Pedro Araújo tanto da Região do Vinho Verde com o seu Sta Joanne como da sua Quinta da Vegia no Dão e ainda da Quinta da Penseira na mesma região.
http://www.portugalnews.pt/

Autarquias pedem união pelo ambiente

A Assembleia e a Câmara Municipal de Sines promoveram, a 6 de Junho, a conferência “Pacto para a Saúde e o Ambiente”, no âmbito das comemorações dos 25 anos da Greve Verde. No decorrer do encontro, empresas e entidades públicas deram conta do cenário que a região vive em termos ambientais. No final, a organização apelou à união de esforços para a preservação destes valores.
http://www.jornalregional.com/

Alentejo bem acolhido em Aragão e Pais Basco

A presença da Turismo do Alentejo em Saragoça e Vitória, registou impacto junto da população e imprensa local, tendo sido estabelecidos mais de 2500 contactos. Forte presença dos agentes de viagens marcou igualmente as duas jornadas de negócios que Agência Regional de Promoção Turística organizou nessas cidades.
Em Saragoça (Aragão), o“Autocarro Alentejo”, exposição itinerante dos principais produtos turísticos do Alentejo, foi visitado por 1500 pessoas, das quais 250 participaram num sorteio de estadas na nossa região oferecidas por empresas associadas da Turismo do Alentejo.
http://www.opcaoturismo.com/

Nascem mais portugueses em Badajoz

O encerramento da sala de partos do hospital de Elvas formou uma nova realidade no alto Alentejo, pois estão a nascer cada vez mais portugueses em Badajoz. Um ano depois, as autoridades espanholas confirmam que nasceram 270 bebés vindos do outro lado da fronteira, noticia a agência Lusa.
«Até hoje, foram registados 270 partos de grávidas portuguesas no Hospital Materno-Infantil de Badajoz», confirmou dos serviços de saúde do governo regional extremenho. Foram atendidas mais de 800 grávidas concelhos de Elvas e Campo Maior, sabendo-se que podem optar entre a unidade de Badajoz (a cerca de 12 quilómetros) ou os hospitais de Portalegre (cerca de 60) e Évora (a mais de 80).
http://www.portugaldiario.iol.pt/

No comments: