Tuesday, June 26, 2007

DESTAQUES AL SUL

Turismo do Alentejo elege novos órgãos sociais

As empresas e entidades públicas que integram a Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo – Turismo do Alentejo elegeram, em Assembleia Geral realizada no passado dia 21, em Évora, os novos Órgãos Sociais, cujo mandato se prolongará pelos próximos três anos.
Sem votos contra e com uma participação de 47% dos votos possíveis, foi eleito o Hotel Rural Horta da Moura, representado por Francisco Zambujinho para presidir à Direcção da Turismo do Alentejo integrando ainda este órgão, como vogais: Restaurante Fialho, Região de Turismo do Norte Alentejano, SAL - Sistemas de Ar Livre, Região de Turismo de Setúbal - “Costa Azul”, Alegretur – Agência de Viagens e Turismo, Região de Turismo de Évora, Pensão Residencial Santa Bárbara, Hotel da Cartuxa, Hotel Vila Park, Restaurante Tomba Lobos e Herdade do Touril de Baixo. http://www.opcaoturismo.com/

QREN 2007/2023: "Promove acções integradas

O QREN - Quadro de Referência Estratégico Nacional 2007/2013 vai ser assinado com a Comissão Europeia no próximo dia 2 de Julho, no Porto e, tem como missão “corrigir as graves assimetrias sociais e regionais”. No QREN o objectivo principal passa por fazer “do empreendedorismo a alavanca duma nova criação de valor”, que permita aos nossos produtos e serviços vingarem no mercado global.
Nelson Quico, assessor da Presidente da CCDRA - Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, explicou que "o Governo traçou cinco prioridades para o QREN 2007/2013: qualificação dos portugueses, crescimento sustentado da economia, coesão social, qualificação do território e das cidades e melhoria da eficiência da governação, que se vai traduzir na modernização da Administração Pública central e local". Disse também que "dentro destas prioridades existem programas operacionais" e que "entre eles encontramos o POR Alentejo 2007/2013, com eixos prioritários". Acrescentou que "em todos a tónica assenta na associação entre entidades, na formação de parcerias", ou seja, que "a lógica é passar do pequeno projecto, individual, para abarcar vários municípios, várias empresas, que apresentem candidaturas competitivas". Referiu ainda que "no caso da agricultura o bolo financeiro é à parte, é sustentado pelo PDR – Programa de Desenvolvimento Rural, integrado no FEADER – Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural". "Neste caso", salientou, "a tónica vai igualmente para o apoio a fileiras agrícolas e agro-florestais mais competitivas, as que têm capacidade e potencial para vencer no mercado" e citou como exemplos "a cortiça, os vinhos e o queijo".
http://www.vozdaplanicie.pt/

Viana do Alentejo : Concelho reúne-se em defesa dos serviços públicos

Terça, 26 Junho 2007
Uma reunião plenária vai juntar, esta noite, em Viana do Alentejo a população e os vários orgãos autárquicos, em defesa dos serviços públicos no concelho.
O serviço de atendimento permanente, que alterou a sua forma de funcionamento, é um dos principais temas em discussão.
"O novo sistema faz com que os médicos estejam presentes, mas apenas a consultar os seus doentes", disse o presidente da Câmara de Viana do Alentejo.
"Temos visto que diariamente as pessoas vão ao centro de saúde,
mas a maioria volta sem ser vista pelo médico", acrescentou Estevão Pereira.
Para o autarca, o actual sistema não serve, deixando 8 mil pessoas sem qualquer alternativa, em termos de cuidados de saúde.
O eventual encerramento do posto da GNR de Alcaçovas, é outro assunto que preocupa o presidente da câmara.
"É uma freguesia em que o número de ocorrências é superior aquela registada, quer na sede de concelho, quer à média total do concelho", disse o autarca, temendo que possam aumentar os indíces de criminalidade.
Estevão Pereira receia que, caso se confirme o encerramento do posto das Alcaçovas, e também o de Escoural, fiquem 50 quilométros sem policiamento, entre Viana do Alentejo e Montemor-o-Novo.
O autarca lamentou ainda a anunciada ausência dos deputados socialistas da reunião, Paula de Deus e Bravo Nico, considerando que caso estivessem presentes, ficariam mais e melhor informados sobre a situação no concelho de Viana do Alentejo.

Évora : STAL entrega resoluções de protesto no Governo Civil

Terça, 26 Junho 2007
O Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local, promove hoje plenários gerais dos trabalhadores de Vendas Novas e Montemor-o-Novo.
O objectivo é elaborar um documento, a entregar no Governo Civil de Évora, a condenar a política do governo para o sector.
http://www.dianafm.com/

No comments: