Monday, June 04, 2007

AL SUL DESTAQUES

Jerónimo de Sousa critica «abate de escolas»

O PCP também juntou-se, esta sexta-feira, às comemorações do Dia Mundial da Criança. O líder do partido comunista aproveitou a data para apontar baterias à política do Governo sobre a gestão da rede de ensino, em particular o primeiro ciclo do ensino básico.
Jerónimo de Sousa critica o que classifica de «política de abate de escolas» que, na sua opinião, só contribui para a desertificação da região centro e do Alentejo.
O secretário-geral do PCP avisa que, a concretizar-se o encerramento de mais 900, desaparecem 50 por cento dos estabelecimentos do Alentejo e da região Centro.
http://tsf.sapo.pt/

"TV Atlântico como instituição de solidariedade"

A sua vida é dividida entre a paixão pelo teatro, a televisão e o Alentejo. Talvez por isso é que o actor Nicolau Breyner quer juntar o útil ao agradável e criar um canal de televisão. Não será só dele, juntar-se-á a algumas forças vivas da região e sobretudo aos alentejanos. Nicolau Breyner, natural de Serpa, onde nasceu em 1940, actualmente a participar na novela "Vingança", da SIC, pretende ter no novo canal um "talk show" diário.
http://jn.sapo.pt/

Mais praias com bandeira azul

Instituto da Água revelou que nesta época foram assinaladas menos 16 praias que no ano passado e que pela primeira vez foi eleita uma zona balnear interior, a albufeira de Montargil, no concelho de Ponte de Sor no Alentejo.
http://www.guiadacidade.pt/

Governo abre corrida ao urânio

10 Empresas interessadas em explorar o minério usado na produção de nuclear.

Gilda Sousa

A crescente procura mundial de energia está a colocar Portugal no mapa das empresas de prospecção. Vêm à procura de petróleo, mas também de urânio, o combustível utilizado nas centrais nucleares de produção de electricidade. No primeiro caso, está-se ainda na fase de pesquisa. Quanto ao urânio, sabe-se que há um jazigo em Nisa, no Alentejo, com viabilidade económica. E há já 10 empresas interessadas no negócio.•
O Governo já deu instruções para a elaboração de um caderno de encargos com vista à abertura de um concurso por convite.
http://diarioeconomico.sapo.pt/

No comments: