Friday, June 01, 2007

DESTAQUES NO AL SUL

Arraiolos : “O Tapete está na Rua”

Sexta, 01 Junho 2007
Os tapetes de Arraiolos vão encher, a partir de hoje, as ruas do centro histórico desta vila, num certame que pretende promover esta arte regional.
O sector, há muitos anos em crise, com a entrada no mercado das tapeçarias chinesas, viu aprovada em 2002 uma lei que determinou a criação de um centro de certificação.
Uma comissão instaladora tomou, então, posse e elaborou uma proposta de estatutos, a qual ainda está a ser analisada pela tutela.
Para além da exposição de tapetes ao ar livre, o evento contempla até 10 de Junho diversas iniciativas culturais, como espectáculos, exposições, colóquios e debates.

Évora : Presidente da Câmara preocupado com a eventual dispensa de trabalhadores na Kemet

Sexta, 01 Junho 2007
O presidente da Câmara de Évora mostrou-se hoje, preocupado com a eventual dispensa de 170 trabalhadores na Kemet, unidade que produz condensadores.
Em declarações à DianaFm, José Ernesto Oliveira adiantou que vai pedir, de imediato, uma reunião com a administração da empresa.
http://www.dianafm.com/

A estreia de “Atrás das Nuvens”
Um avô muito especial


Nicolau Breyner regressa ao cinema neste filme em que surge como um velho e excêntrico engenheiro que vive isolado no Alentejo e que leva o seu neto a descobrir a capacidade de sonhar.
“Atrás das Nuvens” é um filme que cruza várias gerações num Alentejo perdido e encantatório. Nicolau Breyner surge como Miguel, um velho engenheiro que vive isolado no seu monte.
Paulo é um miúdo de nove anos, que reside com a mãe em Lisboa, que um dia descobre, por acaso, ao mexer em velhas fotografias, a existência desse excêntrico avô. O rapaz acaba por decidir ir ao seu encontro, às escondidas da mãe. O encontro acaba por quebrar o isolamento do avô e criar uma profunda relação entre os dois. O engenheiro vai levar o seu neto em fantásticas viagens a bordo de um velho Citroën que permanece plantado sobre quatro troncos de madeira, mas que consegue fazer voar com a sua imaginação.
“Atrás das Nuvens” é a primeira longa-metragem de Jorge Queiroga, um realizador que tem trabalhado sobretudo para televisão em séries de humor como “Pensão Estrela” e “Malucos do Riso” ou no tele-filme “Amor Perdido”. Filmado em 2005 na região de Portalegre e Lisboa, conta com Nicolau Breyner, Ruben Leonardo e Sofia Grillo nos principais papéis. A banda sonora é de Nuno Malo.


http://expresso.clix.pt/

Baixo Alentejo : Movimento contesta "amputação" do IP-8 e exige início das obras

Quinta, 31 Maio 2007
O movimento em defesa do Baixo Alentejo e Alentejo Litoral exigiu hoje o início da construção "sem amputações, nem remendos" do Itinerário Principal 8, prometido pelo Governo para o primeiro semestre deste ano
http://diariodigital.sapo.pt/

No comments: