Thursday, June 07, 2007

AL SUL DESTAQUES

Alentejo domina Concurso Nacional de Azeites

Promover e valorizar os azeites nacionais foi o principal objectivo do Salão Nacional do Azeite que, de 2 a 4 de Junho, decorreu no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, integrado no programa da Feira Nacional de Agricultura/Feira do Ribatejo. A iniciativa envolveu várias provas gastronómicas, cursos de iniciação à prova de azeite, seminários e sessões práticas sobre a instalação, fertilização e manutenção de olivais. Um dos pontos altos do programa foi a realização dos concursos cujos prémios foram entregues no domingo.
No Concurso Nacional de Azeite Virgem Extra DOP a medalha de ouro foi para a marca Azeite de Moura, produzido pela Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos. A medalha de prata para a marca Ficalho e a medalha de bronze para o Quinta do Vale do Conde, de Mirandela.
Na categoria Virgem Extra a medalha de ouro foi para a marca Cabeço das Nogueiras, a prata para o Cartuxa e o bronze para o Quinta Nossa Senhora das Neves. No sector de Azeite Virgem Extra Biológico medalha de ouro para o Azeite de Moura e prata para o Acushla. No Concurso Nacional de Packaging mais três prémios para o Alentejo: Azal –Azeites do Alentejo (medalha de ouro); Fundação Eugénio de Almeida –Lagar Cartuxa (prata); Cooperativa Agrícola da Vidigueira (bronze).
http://semanal.omirante.pt/

Évora : Kemet compromete-se trazer nova produção

Quinta, 07 Junho 2007
A administração da Kemet comprometeu-se, ontem, de colocar na unidade de Évora, uma nova produção.
A garantia foi dada numa reunião com o Sindicato das Indústrias Eléctricas do Sul e Ilhas.
“Houve o compromisso da empresa de trazer outros produtos, nomeadamente condensadores de alumínio, para unidade de Évora”, disse Rogério Silva
http://www.dianafm.com/

Campo Maior: Guadiana em debate

O futuro do rio Guadiana vai estar em análise durante os próximos dois dias em Campo Maior, na II Conferência Internacional sobre o Alentejo e a Água. Sob o mote "Por um Guadiana Sustentável”, a conferência – que se realiza 12 anos após a sua primeira edição, também em Campo Maior – promete juntar os especialistas na matéria e os principais agentes sociais e económicos das regiões de Portugal e Espanha banhadas pelo Guadiana.
http://www.radioelvas.com/

Tribunal salva UrgênciasVendas Novas Ganha processo

O Tribunal Administrativo e Fiscal de Beja determinou ontem a suspensão do encerramento das Urgências do Centro de Saúde de Vendas Novas na sequência de uma providência cautelar interposta pelo município alentejano contra a decisão do Ministério da Saúde.
A suspensão, com “efeito imediato”, obriga à reinstalação do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) 24 horas por dia, que havia sido substituído, por ordem do Governo, por um novo modelo de funcionamento com consultas médicas programadas ou marcadas no próprio dia entre as 08h00 e as 22h00.
http://www.tudoben.com/

No comments: