Monday, June 11, 2007

DESTAQUES DO AL SUL

Micro empresas: 2 M€ investidos no Alentejo desde 2000

Cerca de dois milhões de euros foram investidos nos últimos sete anos no Alentejo ao abrigo de um fundo financeiro de apoio a micro empresas, que já contemplou 150 projectos e hoje é alargado ao concelho de Arraiolos.
O director-geral da Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL), Luís Cavaco, disse hoje à agência Lusa que a linha de crédito já financiou projectos de micro e pequenas empresas localizadas em 25 concelhos da região.

Exposição de pintora romena mostra olhar sobre o Alentejo

Cerca de vinte óleos sobre tela vão revelar o Alentejo através do olhar artístico da pintora romena Felicia Trales, numa exposição que abre quinta-feira, em Évora, e em que parte das receitas reverte a favor de crianças desfavorecidas.
A mostra, com o título «Alentejo Meu», vai estar patente ao público no Salão de Exposições da Fundação Alentejo Terra-Mãe, até 5 de Julho.
De acordo com a fundação, através das telas, Felicia Trales, que nasceu na Roménia mas vive há cerca de cinco anos em Mora (Évora), procura «captar a atmosfera e a pureza da natureza, através de um trabalho cuidado das cores, dos contrastes e dos jogos de luz».
http://diariodigital.sapo.pt/

Festival Sete Sóis inventa gaspacho musical

O gaspacho, ou, como se diz em Itália, la gialleta, é o tema de um projecto encomendado pelo 15.º Festival Sete Sóis Sete Luas e que reúne músicos de diferentes países do sul da Europa, incluindo Portugal. O grupo que integra o português José Barros, compositor dos Navegantes, é preenchido com músicas tradicionais que são servidas pelos músicos e cantores que, ao mesmo tempo, vão confeccionando a famosa sopa fria do Alentejo. O momento alto do projecto será, seguramente... o seu final, isto é, quando a assistência é convidada a comer a sopa.
O espectáculo será apresentado em Julho, em Frontignan, França, em Agosto em Valência, Espanha, e em Setembro chega a Castro Verde, Portugal.
Nesta edição, o Sete Sóis volta a apostar no intercâmbio de artistas dos vários países envolvidos. Do lado português destaque para as presenças de Teresa Salgueiro, acompanhada pela Lusitânia Ensemble, que se apresentará em Roma, a 17 de Junho, e no mês seguinte, na Sicília, na Andaluzia, e em Pontedera.
Outro ponto alto vai para um projecto luso-italiano que presta tributo a José Afonso. O espectáculo, agendado para 17 de Julho, em Roma, reúne o violoncelista italiano David Zaccaria, e as cantoras portuguesas Filipa Pais, Maria Anadon e Dulce Pontes.
Nesta edição do festival é lançada, pela primeira vez, uma linha de produtos emblemáticos da economia de cada uma das regiões aderentes à iniciativa. E é neste contexto que apadrinha o azeite da Sicília, o moscatel de Frontignan (França), o vinho branco da Toscânia, a muxama de atum de Vila Real de Santo António, e os tarros, o vinho e o azeite do Alentejo
http://jn.sapo.pt/

Martifer 'produz' girassol

A PRIO, empresa do grupo Martifer para o negócio dos biocombustíveis, vai passar a cultivar em Portugal girassol para a produção de combustível
Para o aumento da produção de girassol em Portugal, a empresa do grupo Martifer estabeleceu acordos com um conjunto de produtores das regiões do Ribatejo (como a Companhia das Lezírias) e Alentejo.
http://sol.sapo.pt/

No comments: