Monday, June 18, 2007

AL SUL DESTACA

Boletim Polínico

Níveis de pólenes com concentrações elevadas em todo o País

Esta semana, os níveis de pólenes ocorrem em concentrações elevadas em todo o País. O alerta vai particularmente para os doentes com alergia aos pólenes de gramíneas.
No Alentejo, são observados os níveis polínicos mais elevados, com destaque para os pólenes de gramíneas e oliveira, sendo esperadas concentrações elevadas para os de gramíneas e moderadas para o pólen de oliveira, com tendência para redução dos níveis. Os restantes manter-se-ão em baixas concentrações.
http://dn.sapo.pt/

Alentejo : INEM vai reforçar equipas com 50 vagas

Cinquenta vagas serão abertas no INEM, na próxima semana, para colmatar a falta de funcionários na região do Alentejo, anunciou hoje uma responsável do organismo.
Margarida França, vogal executiva do Conselho Directivo do Instituo, referiu à Lusa que o novo concurso "já em cabimento orçamental" e destina-se a fortalecer as equipas de emergência médica no Alentejo.
http://www.dianafm.com/

Desertificação: Seca e chuvas extremas abrangem cada vez mais espaço

Investigadores portugueses concluíram que a seca ou chuva torrencial numa região se alastra às zonas circundantes, ao contrário do que acontecia até à década de 70, e mostram-se preocupados com o agravamento da desertificação do país.
A margem esquerda do Guadiana, junto a Mourão, foi a zona piloto escolhida para avançar com uma investigação sobre desertificação que nos próximos meses se vai alastrar a toda a península Ibérica com o apoio de investigadores espanhóis, italianos e gregos.
Os investigadores recolheram amostras dos solos e relacionaram os resultados das análises com os extremos climáticos, de seca e precipitação extrema.
O estudo abrangeu também o clima, área em que os investigadores se mostraram mais preocupados, ao notar que cada vez mais zonas do país são afectadas.
Mais de metade de Portugal corre o risco de desertificar e um terço do território continental encontra-se classificado como zona susceptível à desertificação, sendo a aridez dos solos mais marcante em todo o interior do Algarve e no Alentejo.
http://www.barlavento.online.pt/

VINHOS

Vinhos: "Paço do Conde" e "Vinha do Monte" distinguidos com prémios de Excelência

Os vinhos tinto "Paço do Conde" e branco "Vinha do Monte" foram os vencedores do segundo Concurso de Vinhos do Baixo Alentejo, conquistando os prémios de Excelência, ontem entregues em Serpa (Beja).
Promovido pela Confraria dos Gastrónomos do Distrito de Beja, o concurso pretende premiar para promover a especificidade e a afirmação do Baixo Alentejo na produção de vinhos de qualidade.
O vinho branco "Vinha do Monte", de 2006, é produzido pela Sogrape, enquanto o tinto "Paço do Conde", reserva de 2004, é da sociedade agrícola Encostas do Guadiana.
Na globalidade, foram atribuídos sete Bagos de Ouro, correspondentes ao primeiro prémio, e 29 Bagos de Prata, referentes ao segundo prémio.
Os resultados, segundo os promotores, "mostram a qualidade média elevada que os vinhos do Baixo Alentejo já atingiram".
Os promotores pretendem que o concurso contribua para a promoção dos vinhos produzidos no distrito de Beja, afirmando a sua especificidade no quadro da grande região vinícola que é o Alentejo.
http://www.agroportal.pt/

Vinhos do Alentejo: Reforço de liderança de mercado

Dados relativos ao ano móvel 2006/ 2007, confirmam que os "Vinhos do Alentejo" são os líderes incontestados do mercado nacional, com quotas que variam entre os 43,54 e os 47,96 por cento.
O mais recente estudo de mercado promovido pela ACNielsen, empresa de consultadoria, dedicado ao ano móvel 2006/ 2007, confirma a liderança incontestada dos Vinhos do Alentejo, seja quais forem as áreas de mercado: Grande Distribuição, Canal Horeca , incluindo as vendas em volume e valor.
http://www.vozdaplanicie.pt/

Vinhos da Herdade do Meio arrasam concurso

Os vinhos da Herdade do Meio, em Portel, produzidos pela Casa Agrícola João e António Pombo, arrecadaram quatro prémios no Concurso Nacional de Vinhos Engarrafados: “Prestígio” para o garrafeira 2003, “Ouro” para o tinto 2003, “Prata” para o HDM Cabernet Syrah 2004 e o Pinot Noir 2003.
Wine Vision lança marcas do Alentejo, Douro e Verdes.
Paulo Amorim aliou-se a Relvas e Botton num novo projecto exportador, com uma Herdade no Redondo de 100hectares de vinha.
O coração da Wine Vision está no Redondo. Na Herdade da Pimenta, do Universo Relvas e Button, está a ser construída uma adega revestida a cortiça que produzirá os tintos e brancos alentejanos, a partir de castas plantadas nos seus 100 hectares.
In : Expresso

No comments: