Wednesday, March 28, 2007

TAMBÉM SE CANTA NO AL SUL

Divulgação da Musica Tradicional Portuguesa – A nossa música
AINDA E SEMPRE EM ALENTEJANO

Se fores ao Alentejo

(Popular – Alentejo)

O mar deixou o Alentejo
Donde trouxe canções de oiro
Mas volta a matar saudades
Nas ondas do trigo loiro

Se fores ao Alentejo
Vai vai vai vai vai
Não te esqueças dá-lhe um beijo
Ai ai ai ai


Nas capelas e nos montes
Há sorrisos de brancura
Onde fala a voz de Deus
Na voz da cal e da alvura

Sobe o sol e abrasa a terra
A fecundar as espigas
À sombra das azinheiras
Na dolência das cantigas

Por lonjuras e planuras
Oh solidão, solidão
Eu quero paz no trabalho
P'ra poder ganhar o pão

Trigueira de raça

(Popular – Alentejo)

No nosso Alentejo
É tão lindo ouvir
Cantar as ceifeiras
Ver as mondadeiras
No campo a sorrir

Trigueira de raça
Quem te fez assim
Ceifando os trigais
Ouvindo os teus ais
Com pena de mim

Eu por ti chorando
Alegre e cantando
Sinto o teu desejo
Linda trigueirinha
Linda alentejana
Dá-me cá um beijo

À sombra da silva
É que eu adormeço
Sonhando contigo
Linda alentejana
Eu não te mereço

Moreninha Alentejana

(Popular – Alentejo)

- Moreninha alentejana,
quem te fez, morena, assim?
- Foi o sol da Primavera
que caía sobre mim.

Que caía sobre mim,
que andava a ceifar o trigo.
- Moreninha alentejana,
por que não casas comigo?

Por que não casas comigo?
Por que não casas com ela?
- Quem te fez, morena, assim?
- Foi o sol da Primavera.

No comments: