Monday, March 05, 2007

AL SUL DESTAQUES

OS BARCOS-CASA DO ALQUEVA – UMA NOVA MANEIRA DE FAZER TURISMO EM PORTUGAL

É uma novidade em Portugal, mas já reúne adeptos em França, Inglaterra, Holanda, Alemanha. O turismo fluvial permite ser-se capitão do seu próprio navio e navegar livremente por rios, canais ou lagos. Os barcos-casa do Alqueva são a primeira experiência do género. Só podia ser ali: o maior lago artificial da Europa tem um perímetro de 1100 quilómetros e uma extensão de 250 quilómetros quadrados. Nele é possível navegar uma semana inteira sem nunca repetir percursos.
É-se autónomo nesta navegação fluvial. Pode-se atracar num dos cinco cais a que correspondem as aldeias de Amieira, Estrela, Mourão, Monsaraz, Juromenha (há ainda o ancoradouro junto ao paredão da barragem), ou então lançar a âncora numa das várias enseadas do Alqueva
http://www.gazetacaldas.com/

Criadores de cães contra alerta italiano

Duas das oito raças de cães nacionais foram incluídas, pelo Ministério da Saúde italiano, numa lista de cães considerados "perigosos". A classificação recaiu no Rafeiro do Alentejo e no Serra da Estrela, as duas raças portuguesas de maior porte, ambas descendentes dos molossos da Ásia Central, trazidos pelos exércitos romanos. Mas, segundo os criadores nacionais, nenhuma das duas raças merece ser classificada de "agressiva" ou "perigosa".
Considerando a classificação “injusta” e penalizadora para as duas raças nacionais, o Clube Português de Canicultura (CPC) protestou formalmente junto da Direcção-Geral de Veterinária e pediu esclarecimentos ao embaixador de Itália em Portugal.
http://www.correiomanha.pt/

Câmara de Ponte de Sôr queixa-se à PJ de irregularidades na Junta de Galveias

A Câmara Municipal de Ponte de Sôr anunciou que vai apresentar queixa à Polícia Judiciária (PJ) de alegadas irregularidades praticadas pela Junta de Freguesia de Galveias na construção de um complexo de piscinas.
O presidente da autarquia de Ponte de Sôr (Alentejo), Taveira Pinto, apresentou na última reunião do executivo municipal a cópia de uma acta, segundo a qual, "sem concurso público", aquela junta de freguesia terá decidido entregar à "mesma empresa que estava a construir as piscinas mais obras no valor de 86 mil contos [430 mil euros], na moeda antiga".
Contactado pela Lusa, António Delgadinho, presidente da Junta de Freguesia de Galveias, afirmou que houve "trabalhos a mais, o que é perfeitamente normal".
http://www.publico.clix.pt/

No comments: