Friday, March 30, 2007

AL SUL DESTAQUES

Britânicos aprendem agricultura no Alentejo

O equilíbrio entre a preservação dos recursos naturais e a actividade agrícola no Alentejo tem estado a ser mostrada a alunos da Universidade de Bangor, do País de Gales, que terminam sexta-feira uma visita à região.
A visita de trabalho envolve 20 estudantes que frequentam um mestrado internacional em Desenvolvimento dos Recursos Naturais daquela universidade, incidindo, desde domingo, no distrito alentejano de Beja, explica a agência Lusa.
http://www.portugaldiario.iol.pt/

Centro de estudos jacobeus pode nascer no Alentejo

Santiago do Cacém ligado a Santiago de Compostela.
O protocolo envolve a "convergência de objectivos em torno da divulgação e valorização patrimonial do Caminho de Santiago à escala internacional". Fruto desse projecto, estará patente na Igreja Matriz de Santiago do Cacém, entre Julho e Outubro, a exposição "Caminhando sob as Estrelas - Santiago e a Peregrinação a Compostela". Reunirá 110 obras de arte, provenientes do Tesouro da Catedral de Compostela e de diversos museus galegos, bem como de igrejas, colecções e museus do Alentejo.
http://www.fatimamissionaria.pt/

Milhões para as zonas raianas

As regiões que vão ter verbas consignadas são cinco, nomeadamente, Galiza/Norte de Portugal, Castela e Leão/Norte de Portugal, Castela e Leão/Centro, Alentejo/Extremadura, Alentejo, Algarve/Andaluzia. Neste conjunto, a área geográfica que recebe a maior fatia dos fundos comunitários é Alentejo/Extremadura, enquanto que Castela e Leão/Norte de Portugal ficam com a menor afectação de dinheiros de Bruxelas.
http://www.mdb.pt/noticias/

Educação : Autarcas e pais protestam contra fecho de três escolas em Arraiolos

Sexta, 30 Março 2007
Autarcas, pais e encarregados de educação de três escolas do ensino básico de Arraiolos entregaram hoje um abaixo-assinado nos serviços regionais do Ministério da Educação como forma de protesto contra o encerramento dos estabelecimentos.
A comitiva, que se deslocou de Arraiolos até à sede da DREA, em Évora, era composta por cerca de cem pessoas, entre alunos, pais e outros familiares, encarregados de educação e autarcas das diferentes freguesias do concelho.
Em declarações à agência Lusa, no final da reunião, o presidente da Câmara de Arraiolos, Jerónimo Lóios, não se mostrou satisfeito com os resultados, uma vez que as escolas continuam sinalizadas para eventual encerramento.
http://www.dianafm.com/

No comments: