Monday, March 12, 2007

DESTAQUES NO AL SUL

Obras avançam até ao fim do ano
Roquette investe no Alqueva


O projecto do Parque Alqueva, liderado pelo empresário José Roquette e um dos maiores investimentos turísticos a realizar no Alentejo na próxima década, deverá arrancar até final deste ano em Reguengos de Monsaraz, Évora.
A convicção de que o empreendimento vai avançar com obra no terreno ainda este ano foi ontem manifestada pelo vice-presidente da Câmara de Reguengos de Monsaraz, José Calixto, após a entrega do plano de pormenor do complexo na comissão de coordenação regional.
“Os serviços do Estado têm de ser céleres na aprovação e cumprir os prazos estabelecidos”, exigiu o autarca alentejano, considerando que o projecto constitui, pela sua dimensão, “um autêntico plano de desenvolvimento regional”.
http://www.correiomanha.pt/

Alqueva, aeroporto e Porto de Sines dominam feira deste ano

O Alqueva, o Aeroporto de Beja e o Porto de Sines, considerados os três projectos estruturantes do Alentejo, vão estar em destaque na edição deste ano da Ovibeja, de 28 de Abril a 6 de Maio.
http://www.oprimeirodejaneiro.pt/

Há cegonhas e andorinhas que já nem sequer migram
Primavera chega mais cedo


As aves migratórias estão, este ano, a chegar mais cedo a Portugal. Das dez espécies já avistadas pelos voluntários da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), quatro bateram mesmo os recordes de entrada no país
O milhafre-preto foi avistado pela primeira vez a 12 de Janeiro de 2007, no Alentejo, ultrapassando a meta anterior: 11 de Março. A Alvéola-amarela, que chega habitualmente em Março, foi observada na Beira Litoral a 13 de Fevereiro.
http://sol.sapo.pt/

Explorações de gado bovino fiscalizadas

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) encontrou numa exploração de gado bovino fortes indícios de utilização de substâncias ilícitas na alimentação dos animais, nomeadamente hormonas de crescimento.
Esta acção, que contou com cinco equipas compostas por um total de 25 elementos da ASAE, cinco dos quais médicos veterinários, incidiu em explorações localizadas em Mértola, Arraiolos, Estremoz, Lourinhã e Cadaval.
http://www.oesteonline.pt/

SAP à míngua de doentes

A quase totalidade dos serviços de atendimento permanente (SAP) abertos 24 horas atendem bem menos de dez utentes entre as zero e as oito da manhã, o limite avançado no ano passado pelo ministro da Saúde como mínimo para manter a porta aberta
O fantasma do fecho não deixa, no entanto, de pairar. E está na origem de alguns dos protestos de que o país foi palco, nas últimas semanas, misturando a requalificação da rede de urgências hospitalares com o encerramento de centros de saúde à noite. Manifestações de receio que até podem encontrar justificação no Alentejo, onde sete dos actuais oito SAP abertos 24 horas serão promovidos a serviços de urgência básica e o oitavo fechará portas, adiantou-nos fonte da Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo. Falta só saber se o de Montemor-O-Novo ou o de Vendas Novas, cuja população não se tem calado. Tudo dependerá de onde recair a escolha para a futura urgência básica.
http://jn.sapo.pt/

PME portuguesa na maior feira de comércio da América Central

O stand português deu a provar, nesta feira, vinhos do Alentejo, do Alto Minho, de Braga e do Douro e enchidos do Alentejo e dos Açores, bem como, mel da Lousã.
http://diariodigital.sapo.pt/

No comments: