Wednesday, March 07, 2007

RECORDAÇÕES DO PASSADO

"Recordações que nos transportam no tempo.

E vem a propósito:

A TELEVISÃO NO ALANDROAL

No dia em que a R.T.P., está a fazer festa rija, devido à inauguração de novas instalações, ocorreu-me, dentro da linha que tem caracterizado a minha colaboração neste espaço, lembrar como foram as primeiras vezes que os habitantes do Alandroal tiveram ensejo de ver “ a caixa que mudou o mundo”.
O primeiro televisor que apareceu no Alandroal, foi instalado, pela Firma ALVICUBA, como chamariz para futuros compradores, no CAFÉ DO ÍLIDIO. A partir dessa altura, para alívio do Ilídio e desespero do Martinho Valentim, …que deixou de fazer o pedido habitual: “oh Ílidio traz-me um café, um copo de água, um palito e põe o aparelho na ópera”, o rádio passou durante e serão para um plano secundário.
Apinhava-se o Café para ver os noticiários, as variedades, os documentários, frequentemente interrompidos, pelo célebre “INTERREGNO” e o estafado aviso “ O PROGRAMA SEGUE DENTRO DE MOMENTOS”.
Antevendo ali um filão, para a sua Colectividade, os Directores da então Sociedade da Música, adquiriram um televisor, que puseram ao serviço da comunidade. Pagava-se na altura dez tostões para se ter acesso à sala onde funcionava a TV. Desses tempos retenho na memória, com a sala sempre esgotada o “Bonanza”, o “Homem Invisível”, aquele achado de bom humor “O Senhor que se segue”, as “Melodias de Sempre”, mais tarde as “Noites de Teatro.
Posteriormente, também a Sociedade Artística, aderiu ao evento, com a particularidade da entrada exclusiva a Sócios…mas de borla.
Passados todos estes anos, meditem bem na evolução que se operou no mundo das comunicações. Lembrar-me eu da TIA ANA FEIJOA, não me deixar ficar muito perto da Televisão, quando davam corridas de touros, porque o toiro podia saltar.
Passados todos estes anos, quem nos havia de dizer, que a televisão se tornou a companhia indispensável, e que não há lar, por mais pobre que seja, onde a mesma não esteja instalada.
ATÈ ONDE IREMOS CHEGAR???

Saudações Marroquinas
Xico Manel

No comments: