Tuesday, March 20, 2007

DESTAQUES NO AL SUL

Empregabilidade : Universidade de Évora regista 85%

Um estudo do departamento de economia sobre empregabilidade na Universidade de Évora mostra que cerca de 85% dos diplomados consegue encontrar emprego, 6 meses após a conclusão da licenciatura.
57% dos alunos encontrou emprego em Évora, enquanto que 50% obteve no Alentejo, segundo dados revelados à DianaFM por Conceição Rego.
“Os dados obtidos permite mostrar que muitos alunos fixaram a sua actividade profissional, quer em Évora, quer no Alentejo”, explicou a responsável pelo estudo.
Conceição Rego considera que se trata se um sinal muito positivo.
“Significa que a universidade está a contribuir para melhorar a qualidade de recursos humanos da região”, disse.
http://www.dianafm.com/

Sub-20 portugueses disputam torneio no Alentejo

José Couceiro definiu os objectivos da selecção portuguesa para o Torneio Internacional Campos Verdes, a ter lugar de 22 a 25 de Março, no Alentejo.
Neste torneio, que é uma estreia no calendário futebolístico das selecções, Portugal terá jogos em Moura (Cabo Verde, 22 de Março), em Castro Verde (Jordânia, a 24 de Março) e em Beja (Japão, a 25 de Março).
http://sportugal.pt/

As vantagens da agricultura com marca registada

As azeitonas de conserva de Elvas e Campo Maior e o azeite do Alentejo passaram a ter Denominação de Origem Protegida (DOP).
A chouriça de carne, o chouriço de abóbora, a sangueira, o salpicão e a alheira de Barroso-Montalegre, o cordeiro de Barroso, a batata de Trás-os-Montes, o paio de Beja e a linguiça do Baixo Alentejo foram reconhecidos com Identificação de Origem Protegida (IGP).
http://sol.sapo.pt/

Agradecer ajuda que nunca chegou

A Associação de Agricultores do Concelho de Serpa (AACS) reconheceu, ontem, publicamente a solidariedade dos seus colegas franceses da Solagro - associação de agricultores da região de Toulose - aquando da grave seca que assolou o Alentejo em 2005. Os agricultores franceses disponibilizaram, de forma gratuita, toda a forragem dos seus campos, numa área de 5.000 hectares. Uma ajuda, no entanto, que nunca chegou a Serpa, por falta de verbas para o transporte, mas que, ainda assim, mereceu o reconhecimento por parte dos portugueses.
A forragem gaulesa nunca chegou porque a AACS não dispunha de meios financeiros para a transportar. Na altura foi solicitada ajuda à Direcção Regional e, posteriormente, ao Ministério da Agricultura, mas Jaime Silva não disponibilizou ajuda extraordinária, além das "linhas de crédito", então anunciadas.
"Mesmo gratuita, mas, sendo nós a pagar o transporte, a forragem francesa ficaria mais cara", referiu ao JN, Manuel Godinho, dirigente da AACS, lembrando que a solução de recurso, à falta de ajuda do Governo, foi comprar a Espanha.
No "Verão quente" de 2005, centenas de cabeças de gado pereceram nos campos do Alentejo. Serpa foi das regiões mais castigadas. Os mais de 350 agricultores e as suas associações do concelho e, também de Mértola e Moura, estimaram em cerca de 1,5 milhões de euros, os prejuízos então registados.
http://jn.sapo.pt/

GNR : Operação “Noite Segura” faz 61 detenções

A operação levada a cabo na madrugada de sábado pela Brigada Territorial nº3 da GNR, resultou na detenção de 61 pessoas.
Segundo as autoridades, 19 foram detidas por permanência ilegal em território nacional, 37 por condução sob influência de álcool, um por suspeita de tráfico de estupefacientes, um por condução ilegal, um por desobediência e dois por ofensas à integridade física.
Na operação, efectuada nos distritos de Évora, Beja, Portalegre e Faro, a GNR levantou 56 autos de notícia crime, 217 autos de contra-ordenação e apreendeu várias substâncias estupefacientes e uma caçadeira.
http://www.dianafm.com/

No comments: