Friday, March 02, 2007

DESTAQUES NO AL SUL

Volta ao Alentejo: Miguel Indurain convidado de Honra

Miguel Indurain é o convidado de Honra da Volta ao Alentejo. O navarro ganhou a prova em 1996 ao serviço da Banesto, então ainda dirigida por José Miguel Echevarri.
O penta vencedor da Volta à França, entre 1991 e 1995, aceitou um convite da organização para marcar presença durante os cinco dias da prova, que se realiza entre 11 e 15 de Abril, tem um contra-relógio individual em Beja e, o início marcado para Santiago do Cacém e final em Évora.

“Internacionalização dos Vinhos do Alentejo” foi tema de workshop

Esta iniciativa, contou, na organização, com a assinatura da ESTIG-Escola Superior de Tecnologia e Gestão e surgiu depois de Fernando Tristany, director da Área Departamental de Ciências Empresariais, deste estabelecimento de ensino superior da cidade de Beja ter publicado o livro “Globalização-Oportunidade ou Ameaça?”. Uma publicação que assenta num estudo que Fernando Tristany fez junto de 150 empresas vitivinícolas do Alentejo.
No final foi possível concluir que o mercado nacional não tem capacidade para absorver toda a produção, por isso, 90% dos produtores considera que a internacionalização é a única solução
http://www.vozdaplanicie.pt/

PORTEL- Açordas em congresso

A primeira edição do Congresso (2 a 4 de Março) dá a conhecer a vertente gastronómica e cultural do evento, incluindo a realização de uma feira gastronómica e de produtos regionais, mas conta também com diversas iniciativas culturais, como exposições temáticas, concursos, animação, cante tradicional e fado.
«Um contributo para promover uma região», diz o presidente da Câmara de Portel, que contou com a colaboração da Confraria Gastronómica do Alentejo para organizar o evento. Nos colóquios participam, entre outros, Cláudio Torres («Memória dos Sabores Mediterrânicos»), Alfredo Saramago («Açorda Alentejana: Mito e Identidade») e Maria de Lourdes Modesto («As Açordas com que Cresci»).
http://www.noticiasalentejo.pt/

No comments: