Thursday, March 22, 2007

DESTAQUES NO AL SUL

«Ensino de espanhol triplica no Alentejo»

Há cada vez mais alunos do secundário a escolher o castelhano em vez do francês. Tendência é nacional e está relacionada com a crise do mercado de trabalho
http://www.portugaldiario.iol.pt/

VMER em todos os distritos do Continente

Depois de idêntica viatura ter entrado em funcionamento a 9 de Março em Évora, fonte do Hospital Distrital de Portalegre garantiu que a VMER disponibilizada pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) começou a funcionar ontem para reforçar a assistência médica de urgência no distrito
http://www.oprimeirodejaneiro.pt/

Saúde : Alentejo é região com menos unidades privadas de saúde licenciadas

Todos os laboratórios de análises clínicas, consultórios de medicina física e reabilitação e clínicas com internamento em actividade no Alentejo estão a operar sem licença. Segundo um estudo da Entidade Reguladora da Saúde, avançado hoje pelo Público, o Alentejo é a região do país com mais sectores de saúde sem qualquer unidade privada licenciada.

Agricultura : Ministério avança com a venda de património

A herdade da Revilheira, no concelho de Reguengos de Monsaraz, é uma das que faz parte da lista de quatro que já estão para venda.
Segundo o Diário de Notícias, que cita o ministro da agricultura Jaime Silva, no total as herdades deverão render 20 milhões de euros.
http://www.dianafm.com/

Caminhos de Santiago no Alentejo

Evento de carácter inédito no Alentejo Litoral promete ser um dos grandes atractivos do Verão deste ano na região
A Câmara Municipal e o Departamento do Património da Diocese estão a preparar a realização, entre Julho e Outubro de 2007, na Igreja Matriz de Santiago do Cacém, de uma exposição sobre a repercussão internacional do culto de Santiago e a importância de que se revestiram, outrora, os segmentos do Caminho de Santiago que atravessavam o Alentejo.
http://www.agencia.ecclesia.pt/

PS: Federação do Baixo Alentejo reuniu em Beja

O secretariado da Federação do Baixo Alentejo do Partido Socialista reuniu em Beja para analisar a situação política nacional e local e marcou um “Encontro Distrital Autárquico” para o dia 14 de Abril, em Moura.
http://www.vozdaplanicie.pt/

Quem trabalhar a terra paga menos imposto

(extracto da entrevista do M.A. Jaime Silva)

Hoje ninguém se pode candidatar directamente às ajudas e o paradoxo é tal que a Direcção Regional de Agricultura do Alentejo - que gere as herdades que o ministério tem no Alentejo, onde tem animais que têm direito a prémio - não se pode candidatar dentro do ministério. Tem de ir a uma associação e pagar para esta lhe preencher o papel. Isto tem de acabar. O agricultor hoje vai à associação e paga e ainda se obriga o INGA a fazer uma externalização de serviços com as confederações e pagar mais de cinco milhões de euros por ano.
http://dn.sapo.pt/

Preços dos combustíveis são mais elevados em Lisboa e Vale do Tejo

Para a gasolina sem chumbo 95, a maior amplitude de variação de preços foi registada no Alentejo (cerca de 18 por cento) e a região com menor amplitude de variação foi o Algarve (com cerca de 11%).
Já no que diz respeito ao gasóleo, o Alentejo registou uma maior amplitude (17%)
http://www.agenciafinanceira.iol.pt/

No comments: