Tuesday, February 20, 2007

O CARNAVAL AL SUL

Folia, animação e alegria no Carnaval 2007 no Alentejo

O Carnaval este ano foi assinalado em todos os concelhos do Alentejo, com bailes de mascarados, desfiles infantis, carros alegóricos e grupos de mascarados.

O programa de Carnaval em Évora contemplou uma encenação da tomada da cidade aos mouros, pelo grupo "Giraldo sem Pavor", que apresentou dia 19, as suas Brincas de Carnaval na Praça de Sertório, frente aos Paços do Concelho.
Em Reguengos de Monsaraz decorreu sábado o "DANÇA" ou " BRINCA"de CARNAVAL 2007 das "MULHERES DA FREGUESIAS DE MONSARAZ", cujo tema foi MONSARAZ - Maravilha de Portugal., sendo que as mesmas prosseguiram terça-feira de Carnaval.
O Entrudo foi também assinalado em outras localidades do distrito com os habituais corsos de Carnaval de terça-feira.
No Baixo Alentejo, mais concretamente em Almodôvar, realizou-se o desfile de Carnaval, um dos mais conhecidos da Região do Campo Branco, terça-feira, na Praça da República.
A participar neste desfile, esteve o Grupo Comparsa la Movida e o Grupo de Teatro de Rua Artelier.
No Norte Alentejano, mais concretamente em Elvas, o Entrudo foi assinalado com três grandes corsos, bailes e grupos de foliões, com a participação de três comparsas de Olivença neste último corso, que decorreu terça-feira.
As celebrações carnavalescas em Avis, são também uma tradição e, por isso mesmo o Município de Avis, as Juntas de Freguesia, as Ludotecas, Colectividades e Associações do Concelho multiplicam as iniciativas relacionadas com este evento que, anualmente, leva a Avis um grande número de visitantes.
A programação das festividades iniciaram-se sexta-feira com os Desfiles de Carnaval das Ludotecas Municipais de Aldeia Velha, Benavila e Figueira e Barros. No sábado decorreram nas Freguesias de Alcórrego e Ervedal, a marcha dos mais pequenos.
Terça-feira, a festa foi em Avis com o tão esperado Corso Carnavalesco,
Já em Campo Maior os ingredientes deste Carnaval 2007 foram a folia, animação, cor e alegria, sendo que os festejos, organizados pela Autarquia, com o apoio das Juntas de Freguesia do Concelho e da Associação Cultural e Recreativa dos Trabalhadores da Câmara Municipal, contemplaram o já tradicional desfile dos alunos de todas as escolas do 1.º e 2.º Ciclos e dos Jardins-de-infância do Concelho, na sexta-feira.
No sábado foi a vez do Desfile de Mascarados e Carros Alegóricos, que contaram com a participação de vários grupos organizados e dos já habituais foliões espontâneos que, aos poucos, se foram juntando ao corso que, para além do centro histórico, integrou também algumas ruas da chamada zona nova da vila.
O programa de comemorações continuou no sábado à noite com a realização de um Baile de Carnaval no Salão Multiusos do Centro Comunitário de Campo Maior, animado pelo grupo musical "RITMOMANIA".
A Câmara Municipal do Crato promoveu, o grande "Carnaval Crato 2007".
Nestes dias passarm pelo Crato, no Pavilhão Municipal, nomes sonantes de Portugal e do Brasil como Maitê Proença, Tunico da Vila (o filho de Martinho da Vila), Kris Rosa Brasil e Dj Nuno K com entradas grátis para todos os dias.
No sábado no Rossio desfilaram por este "sambódromo", sob a égide da diversão e alegria, mais de 100 "artistas", organizados em grupos e por temas que vão desde "Majoretes", "Borboletas Psicadélicas", "Baionas" a "Banhistas da Ribeira de Seda", "Bobos da Festa", entre outros.
No domingo à noite o recinto do Carnaval abriu as suas portas, para apresentar "Tunico da Vila", (filho de Martinho da Vila), cantor, compositor e percussionista que veio apresentar o seu álbum "Na cadência do Partido Alto", na sala do Pavilhão Municipal, propiciando com a sua ritmada música um verdadeiro ambiente de Forró, seguido pelo Dj Nuno K. Também, neste dia, foi organizado para todos os foliões, e durante o baile, um Concurso de Máscaras com prémios aliciantes.
Terça-feira, a partir das 15 horas, no Rossio, celebrou-se o Enterro do Entrudo. Viúvas, amantes, coscuvilheiras, regateiras e uma imensa trapalhada nesta charada tradicional na grande despedida do Carnaval. À noite, e para encerrar em beleza, foi apresentado o regresso do Grande Teatro com a comédia "Achadas e Perdidas" da bonita, sensual e talentosa actriz Maitê Proença acompanhada com Claudia Borioni
No concelho de Nisa o Entrudo começou na Quinta Feira de Comadres, onde em Alpalhão, pelos alunos das escolas do 1º ciclo, desfilaram trajes tradicionais; em Arês decorreu um desfile de Carnaval trapalhão e em Nisa um desfile que teve por tema "O Ambiente". Na sexta-feira, em Tolosa, realizou-se um desfile de trajes de papel.
No sábado, em Nisa decorreu o X Rally Paper promovido por um grupo de jovens, numa iniciativa que já faz parte do espírito carnavalesco nisense, e que contou com a participação de cerca 25 equipas de 4 elementos que se passeiam de carro pelo concelho e são confrontados com perguntas de observação, memória visual, informação local e regional, desporto, cultura geral e realização de diversas tarefas , proporcionando o convívio e divertimento dos participantes.
No Domingo Gordo, em Nisa, mais concretamente na Praça da República, decorreu um desfile de carnaval animado por grupos de foliões, pelos Bombos de Nisa e vários grupos musicais.
A terça-feira de Carnaval contou com o Enterro do Entrudo, na Praça da República.
No Litoral Alentejano, estiveram cerca de 600 pessoas envolvidas nos grupos representantes de mais de uma dezena de instituições que se inscreveram para participar nos dois cortejos de Carnaval a que Alcácer assistiu este ano, nos dias 18 e 20 de Fevereiro.
Em Sines as comemorações do quinquagésimo aniversário do Carnaval de Sines contaram com um programa onde a animação foi garantida "para todos os que quiserem brincar ao Carnaval nesta cidade do Litoral Alentejano".
Assim sendo, a Associação de Carnaval de Sines, para assinalar as bodas de ouro preparou uma série de iniciativas, sendo que o corso carnavalesco deste ano pretendeu relembrar os 50 anos da história do Carnaval.
Neste sentido, contou com cerca de 16 carros alegóricos, cinco escolas de samba, carros foliões, grupos foliões e muito mais.
Para além disso, o programa deste ano do Carnaval de Sines contou com o samba enredo cantado ao vivo pela banda brasileira "Beto & Companhia"l. As bandas "Bardoada" do Pinhal Novo, e os "Pelicanos da Baia", também animaram as ruas da cidade.

Texto adaptado do : http://www.alentejopress.com/

Fotos do Carnaval de Elvas de F.Tátá

folios.jpg

maisdesf.jpg

desf.jpg

nidade.jpg

No comments: