Thursday, February 15, 2007

DESTAQUES DO AL SUL

Ruínas de São Cucufate com futuro instável

As ruínas romanas de São Cucufate, situadas em Vila de Frades, Beja, reabriram ao público, três meses após terem sido fechadas por falta de pessoal. O monumento constitui um dos principais vestígios romanos e um dos grandes atractivos turísticos do Baixo Alentejo.
A abertura das ruínas ao público é assegurada por funcionários contratados ao abrigo de um protocolo de mercado social de emprego entre o Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR) e o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP). "Trata-se de uma situação provisória", frisou a directora regional do Alentejo do IPPAR, Filomena Barata.
"Receio que as ruínas voltem a fechar ao público daqui a algum tempo, porque o IPPAR continua a assegurar a abertura das ruínas com pessoal contratado e subsidiado a prazo pelo IEFP, o que não dá garantias de futuro", salientou autarca Luís Amado.
http://jn.sapo.pt/

Governo quer melhorar rede viária

O secretário de Estado das Obras Públicas, garantiu o empenho do Governo na melhoria das acessibilidades rodoviárias do Alentejo, para atrair investimentos e potenciar projectos como o Alqueva e o aeroporto de Beja.
Paulo Campos falava na cerimónia de inauguração de um novo troço da Estrada Regional 255, entre as localidades de S. Marcos do Campo e Amieira.
http://www.dianafm.com/

Semana gastronómica de Beja com pratos à base de porco alentejano

Pratos de bochechas, lombo, entrecosto ou pezinhos de porco confeccionados de "mil e uma maneiras" enriquecem, a partir de sábado, as ementas de 52 restaurantes do distrito de Beja, durante a Semana Gastronómica do Porco.
Em plena época das tradicionais matanças do porco no Alentejo, a iniciativa, promovida pela Região de Turismo Planície Dourada (RTPD), envolve, até dia 23, restaurantes de 13 dos 14 concelhos do distrito, do interior de Barrancos à praia de Vila Nova de Milfontes (Odemira).
Beja, Castro Verde, Aljustrel e Alvito são os municípios com mais restaurantes aderentes, mas os "manjares", todos à base de porco alentejano ou ibérico (preto), podem ser degustados também em Almodôvar, Barrancos, Ferreira do Alentejo, Mértola, Moura, Odemira, Ourique, Serpa e Vidigueira.
http://www.opcaoturismo.com/

No comments: