Wednesday, February 28, 2007

DESTAQUES DO AL SUL

Jovens autarcas criam blogue para incentivar “fórum permanente”

Os autarcas municipais com menos de 35 anos decidiram ontem, em Arganil, criar um blogue na Internet como espaço de discussão do “fórum permanente” que agrupa os 14 presidentes de câmaras e assembleias mais jovens do país.
Ricardo Alves, presidente social-democrata da Câmara de Arganil, e anfitrião da primeira reunião daqueles eleitos, disse que o grupo pretende prosseguir o debate das questões que mais preocupam actualmente os responsáveis do poder local.
Para aprofundar as questões em debate no blogue do fórum, cujo endereço ainda não foi divulgado, os 14 autarcas vão realizar um segundo encontro no dia 4 de Abril, em Ferreira do Alentejo. Entre outras iniciativas a promover, prevêem, ainda sem data marcada, «um evento para qual serão convidados os primeiros autarcas, eleitos em 1976, os que há 30 anos começaram a transformar o país».
Na reunião, nos Paços do Concelho de Arganil, participaram ainda o presidente da Assembleia Municipal de Vouzela, Rui Ladeira (PSD), e o vereador Nuno Pancada, da Câmara de Ferreira do Alentejo (PS). Integram também o fórum de jovens autarcas os presidentes das câmaras de Ourique (PS), Vila Real de Santo António (PSD), Óbidos (PSD), Ponta do Sol (PSD) e Cartaxo (PS) e os presidentes das assembleias municipais de Barrancos, Constância, Madalena, Moura e Vouzela.
http://www.diariocoimbra.pt/

25ª Volta ao Alentejo - Oscar Pereiro cartaz das “Bodas de Prata”

O corredor galego Oscar Pereiro, que aguarda ainda a confirmação oficial para ser declarado vencedor da Volta à França em Bicicleta de 2006, será o grande cabeça de cartaz do pelotão de 17 equipas que participará nas “bodas de prata” da Volta ao Alentejo em Bicicleta, na estrada de 11 a 15 de Abril.
http://www.radioportalegre.pt/

Alemanha, Reino Unido, Espanha, França e Escandinávia serão principais mercados emissores para acções de promoção

O orçamento dos destinos regionais portugueses para promover o turismo no estrangeiro é de 19,5 milhões de euros este ano, com o valor mais elevado a pertencer ao Algarve, com 6 milhões de euros.
Numa cerimónia onde participou o ministro da Economia e Inovação, Manuel Pinho foram assinados contratos de promoção externa com cinco das sete agências regionais de promoção externa, aquelas de Portugal continental (Algarve, Alentejo, Lisboa, Centro e Porto e Norte).
Porto e Norte contam com um orçamento de promoção de 1,9 milhões de euros (9,7 por cento), Açores com 708,8 mil euros (3,6 por cento), Alentejo, com 663,2 mil euros (3,4 por cento) e Centro de Portugal, com 600 mil euros (3,1 por cento).
http://www.opcaoturismo.com/

Algarve, Centro e Alentejo não conseguem usar o apoio máximo de promoção do turismo

As regiões do Algarve, Centro de Portugal e Alentejo não vão utilizar o apoio máximo disponibilizado pelo Turismo de Portugal para promoção externa, por falta do correspondente investimento privado, afirmou hoje um responsável do instituto.
http://diarioeconomico.sapo.pt/

Turismo : Alentejo com 3,4% das verbas para promoção externa

A Agência de Promoção Turística do Alentejo, vai receber cerca 663 mil euros, uma pequena fatia dos 19,5 milhões de euros, destinados a promover o país no estrangeiro.
Contactado pela DianaFm, o presidente da Turismo do Alentejo, considerou que a verba fica abaixo das necessidades.
http://www.dianafm.com/

Campanha “Frescos & Miúdos” anima crianças do Alentejo Central

A AMCAL-Associação de Municípios do Alentejo Central, que inclui as autarquias de Alvito, Cuba, Vidigueira, Viana do Alentejo e Portel, está a promover, ao longo deste ano lectivo, através da Rota do Fresco, a campanha “Frescos & Miúdos”. Uma iniciativa anual que já vai na 3ª edição e que pretende através de um variado leque de actividades sensibilizar o público mais jovem para a importância do conhecimento e da preservação do património cultural.
http://www.vozdaplanicie.pt/

No comments: