Tuesday, February 20, 2007

DESTAQUES DO AL SUL

Ambiente: Produtores extraem menos 40% de cortiça.

Os produtores da serra do Caldeirão extraem actualmente menos 40% da cortiça do que aquela que era retirada há uma década. A redução tem sido gradual e situa-se agora em cerca de 3750 toneladas anuais, equivalentes a um valor estimado de cerca de 12,5 milhões de euros. No passado, os sobreiros da região chegaram a representar mais de cinco mil toneladas anuais.
O declínio tem vindo a acentuar-se anualmente devido à acção de várias espécies de insectos e fungos – já identificados pelos especialistas – que atingem 70% do montado de sobro algarvio e do Baixo Alentejo. Um flagelo agravado pelos incêndios de 2004, que destruíram 18 mil hectares de floresta.
http://www.correiomanha.pt/

Receitas na hotelaria

No acumulado de 2006, o Algarve representou 30% das receitas na hotelaria global a nível nacional, seguido por Lisboa (28%), Madeira (15%), Porto e Norte de Portugal (11%), Beiras (10%), Açores e Alentejo (3%).
http://www.agenciafinanceira.iol.pt/

Portel apresenta primeira edição do Congresso das Açordas

A Câmara de Portel apresenta quinta-feira, em Évora, o I Congresso das Açordas (2 a 4 de Março), um evento que se assume como um fórum que pretende divulgar e valorizar um dos pratos mais emblemáticos da gastronomia alentejana e portuguesa. A conferência de Imprensa (12 horas, no Restaurante Marisqueira Delgado) destina-se a dar a conhecer a vertente gastronómica e cultural do evento, que contará com a realização da Feira Gastronómica e de Produtos Regionais e diversas iniciativas culturais: Exposições temáticas, concursos, animação, cante tradicional e fado.

Mora: Feira Nacional do Tomate

Se for uma realidade o desligamento, total ou parcial, dos apoios à produção de tomate assistir-se-á “à eliminação de 635 postos de trabalho directos e 4.500 indirectos e à redução em 53 por cento das exportações”, afirma a Associação dos Industriais do Tomate perante as conclusões de um estudo realizado pela Deloitte.
É neste cenário que Mora acolhe IV Seminário Internacional do Tomate, durante a feira do sector que decorre de 23 a 25 deste mês.
http://www.noticiasalentejo.pt/

No comments: