Friday, February 16, 2007

AL SUL CANTA

Divulgação da Musica Tradicional Portuguesa – A nossa música (De preferência do nosso Alentejo)

Vou-me embora vou partir

Letra e música: Popular (Alentejo)
Recolha e adaptação: Vitorino Salomé
Intérprete: Grupo Coral de Pias, José Ángel Hevia e outros (in "Alentejanas e Amorosas", 2001; "As Mais Bonitas II", 2002)


Vou-me embora vou partir, mas tenho esperança
De correr o mundo inteiro, quero ir
Quero ver e conhecer, rosa branca
E a vida dum marinheiro sem dormir

E a vida dum marinheiro, branca flor
Que anda lutando no mar com talento
Adeus, adeus minha mãe, meu amor
Eu hei-de ir, hei-de voltar com o tempo.

Quais, Quais Oliveiras Olivais

Letra e música: Popular (Alentejo)
Intérprete: Grupo Coral "Os Ceifeiros de Cuba"* (in CD "Musical Traditions of Portugal", 1994, Ed. Smithsonian Folkways)


Namorei uma rapariga,
"Pares de meias
Nem me dês!"

Quais, quais, oliveiras, olivais
Pintassilgos, rouxinóis,
Caracóis, bichos móis,
Morcegos, pássaros negros,
Tarambolas, galinholas,
Perdizes e codornizes,
Cartaxos e pardais,
Cucos, milharucos,
Cada vez há mais.

Calçasse eu as que calçasse,
Sempre tinha frio nos pés.

Quais, quais, oliveiras, olivais
Pintassilgos, rouxinóis,
Caracóis, bichos móis,
Morcegos, pássaros negros,
Tarambolas, galinholas,
Perdizes e codornizes,
Cartaxos e pardais,
Cucos, milharucos,
Cada vez há mais.

No comments: