Wednesday, January 30, 2008

JE T´AIME MOIS NON PLUS



Já agora...

Je t'aime je t'aime
Oh oui je t'aime!
- Moi non plus.
- Oh mon amour...
- Comme la vague irrésolue
Je vais je vais et je viens
Entre tes reins
Je vais et je viens
Entre tes reins
Et je
Me re-
Tiens
- Je t'aime je t'aime
- Oh oui je t'aime!
- Moi non plus.
- Oh mon amour...
Tu es la vague, moi l'île nue
Tu vas tu vas et tu viens
Entre mes reins
Tu vas et tu viens
Entre mes reins
Et je
Te re-
joins
Je t'aime je t'aime
Oh oui je t'aime!
- Moi non plus.
- Oh mon amour...
- Comme la vague irrésolue
Je vais je vais et je viens
Entre tes reins
Je vais et je viens
Entre tes reins
Et je
Me re-
Tiens
Tu vas et tu viens
Entre mes reins
Et je
Te re-
joins
- Je t'aime je t'aime
- Oh oui je t'aime!
- Moi non plus.
- Oh mon amour...
L'amour physique est sans issue
Je vais je vais et je viens
Entre tes reins
Je vais et je viens
Entre tes reins
Je me retiens
- Non! main-
Tenant
Viens

DESTAQUES AL SUL

Casas valorizaram 0,7% em Portugal durante 2007

Em termos regionais, no que se refere ao valor médio de avaliação global de habitação, em 2006, quando comparado com 2005, observou-se que nas regiões Norte e Lisboa e Vale do Tejo se verificaram diminuições, enquanto que nas restantes regiões houve um crescimento ainda que ligeiro, destacando-se a região do Alentejo com o crescimento mais intenso, 2,1%.
http://www.agenciafinanceira.iol.pt/

Alqueva: Concurso construção do segundo Adutor Pisão Roxo

Segundo adutor que ligará as barragens do Pisão ao Roxo, vai custar 16 milhões de euros. A cumprirem-se os prazos poderá estar concluído em Maio de 2009.
http://www.vozdaplanicie.pt/

Évora : Museu vai triplicar espólio em exposição

O Museu de Évora vai triplicar o número de objectos em exposição, depois de concluídas as obras de remodelação do antigo Paço Arquiepiscopal. A requalificação do espaço vai permitir trazer à luz do dia peças nunca antes vistas.

Vendas Novas : Autarquia espera que nova ministra não encerre urgências

O presidente do município de Vendas Novas, José Figueira, manifestou a esperança de que se mantenha o serviço de urgências na cidade, com a nova ministra da Saúde.

Reguengos de Monsaraz : Município lança novos projectos

O município de Reguengos de Monsaraz anunciou a candidatura de vários projectos considerados estruturantes a financiamento da União Europeia para fazer face ao desenvolvimento turístico que se prevê para as próximas décadas.
http://dianafm.com/

Tuesday, January 29, 2008

DESTAQUES AL SUL

ALTAS QUINTAS lança o conceito “Mensagem”

• Produção a 600 metros de altitude, no Alentejo
• A diferença das castas em altitude
• Edição limitada a 3.000 garrafas

Altas Quintas acaba de lançar o “Altas Quintas Mensagem de Aragonês 2005”, produzido com as melhores uvas da casta Aragonês da colheita de 2005.
O “Altas Quintas Mensagem de Aragonês 2005” é um vinho regional alentejano tinto com um grau alcoólico de 14,5, com PH 3,34 e uma acidez total de 5,7 gramas por litro. Tem cor granada, com um aroma em que as notas de ameixa suavemente confitada se misturam com aromas de chocolate e folha de tabaco. A frescura na boca distingue-se pela elegância dos sólidos e sedosos taninos.
http://lusowine.com/

Semana Gastronómica do Porco no Carnaval

Entre os dias 2 e 8 de Fevereiro, a Região de Turismo da Planície Dourada (Baixo Alentejo) promove mais uma edição da Semana Gastronómica do Porco, que conta com a adesão de cinquenta e dois restaurantes da zona.
Assim, na semana do Carnaval, os visitantes poderão provar diversos pratos tradicionais, como as migas com entrecosto ou os pezinhos de coentrada, e também especialidades mais inovadoras, como lombo de porco recheado com tâmaras ou iscas de porco com laranja.
Participam no certame restaurantes dos concelhos de Aljustrel, Almodôvar, Alvito, Beja, Castro Verde, Ferreira do Alentejo, Mértola, Moura, Odemira, Ourique, Serpa e Vidigueira.
http://viajar.clix.pt/

Alentejo presente na FITUR 2008 em Espanha

A presença do Alentejo na FITUR, feira de turismo de Madrid, que se realiza entre 30 de Janeiro e 3 de Fevereiro, será este ano superior ao verificado nas edições anteriores.
http://www.radiosines.net/

Évora : Câmara promove Concurso Literário Garcia de Resende

A Câmara de Évora vai promover, pelo segundo ano consecutivo, o Concurso Literário Garcia de Resende, destinado aos jovens do concelho. Uma iniciativa no âmbito das Comemorações do Mês da Juventude, celebrado em Março. A autarquia pretende, com a criação deste concurso literário, contribuir para o aparecimento de novos valores na área da escrita e, por outro lado, homenagear o poeta e cronista eborense Garcia de Resende.
http://dianafm.com/

Monday, January 28, 2008

Al Sky - As estrelas do Alentejo

Visão panorâmica de uma colisão de galáxias

O que parece ser a cabeça de um pássaro, inclinando-se para saborear a sua refeição, é um notável exemplo de uma colisão de galáxias no objeto chamado NGC 6745. O "pássaro" é uma grande galáxia espiral, com o centro ainda intacto. Ela está a espreitar a sua "presa", uma galáxia menor que está de passagem (quase fora do campo de visão, na parte inferior direita). O brilhante bico azul e as penas branco-azuladas mostram a trajetória distinta percorrida durante a jornada da galáxia menor.

Também conhecido como:
5NGC 6745
Tipo de objeto: Galáxia; irregular; interativa

Cortesia da NASA e Space Telescope Science Institute.

Créditos:

NASA e Michael Corbin (CSC/STScI)
Programa Sky do Google Earth

DESTAQUES AL SUL

Sócrates: Alentejo vai ter um «tempo novo» de oportunidades

O primeiro-ministro, José Sócrates, destacou hoje, em Évora, a importância dos projectos considerados estruturantes para o Alentejo, considerando que vão permitir um «tempo novo de oportunidades» de investimento.
http://diariodigital.sapo.pt/

Sócrates promove Governo durante inauguração de lar

No final, uma idosa cantou uma música onde o refrão dizia:

«Quem está reformado, é porque já não tem saúde,
Dêem paz aos reformados e trabalho à juventude».


Ao que Sócrates respondeu: «Olhe que estou a vê-la com muita saúde!»
http://tsf.sapo.pt/

O faz-de-conta

. O Alentejo e o Algarve foram as regiões que mais sofreram nos últimos anos com a falta de uma política de desenvolvimento do futebol português, mas a Norte, onde o poder económico e as indústrias estão mais concentrados, a crise e a falta de orientação vão minando o que resta de clubes outrora pujantes.

(Crónica de Rui Santos in: http://www.record.pt/

A “invasão” do Alentejo

Todos os dias vamos encontrando caras novas, línguas diferentes, costumes que também não são os nossos. Este Alentejo vai tornando-se poliglota, encaixando, dentro da sua pobreza, os que vêm de fora procurando aqui uma vida melhor.
É permeável pela sua extensão e desertificação. O Alentejo apetece, porque não tem gente, escasseiam as iniciativas, é fácil, neste terreno, procurar o desenvolvimento económico que não existe.
Crónica de :João Covas Lima in : http://da.campodosmedia.com/ - Diário do Alentejo

Água do Alqueva já serve 70 mil

A partir de hoje, há a garantia de que Évora tem água para beber, haja ou não chuva", disse o primeiro-ministro, anunciando que, no próximo ano, "todo o Alentejo ficará seguro e protegido quanto à seca". Em 2009, ficará também garantido o abastecimento de todo o distrito de Beja.
http://jn.sapo.pt/

DESPORTO AL SUL



RUGBY CLUBE MONTEMOR: NOVO JOGO, NOVA VITÓRIA

Em mais um jogo da 1ªfase do campeonato, a equipa sénior do Rugby Clube de Montemor, recebia a equipa do Juromenha. Já qualificada a equipa montemorense entrou a todo o gás e a dominar o adversário e não teve grandes dificuldades de vencer este jogo por 37-10. Ao intervalo a equipa do Rugby Clube de Montemor já vencia por 20-10. Com esta vitória a equipa montemorense conta como vitórias todos os jogos disputados até ao momento. A equipa do RCM alinhou com: Lomu (Boguinha), Batata, Jorge (Canelas), Ramos, Calção (Fernando), Ricky (Chiquinho), Tita, JP, Jomi, Pedro, Bibe, Mota, Chabal (Ramalho), Zé Alberto (Có), João Bapista.



100% DE VITÓRIAS NO U.MONTEMOR

SÉNIORES: Silves 1-U.Montemor-3
JUNIORES: Pausa na Competição
JUVENIS: U.Montemor 6-S.Pedrense-0
INICIADOS: Pausa na Competição
INFANTIS: U.Montemor 5-Arraiolos-1
ESCOLAS: U.Montemor 6-Alcaçovas-4

ARRAIOLOS: RESULTADOS DAS EQUIPAS DO CONCELHO~



Apesar da paragem dos campeonatos distritais, as equipas do concelho de Arraiolos tiveram alguns jogos em falta nos respectivos campeonatos, os resultados foram os seguintes:
JUNIORES: Canaviais 2-Santana-1
JUVENIS: U.Montemor 6-S.Pedrense-0
INFANTIS: U.Montemor 5-Arraiolense-1

Friday, January 25, 2008

CINEMA AL SUL

O filme da semana:

JOGOS DE PODER



De: Mike Nichols
Com: Tom Hanks, Amy Adams, Julia Roberts, Philip Seymour Hoffman

A extravagante história verídica de um congressista que gostava de viver bem, uma VIP de Houston que adorava boas causas e um agente da CIA que gostava de uma boa luta. Os três conspiraram para levar a cabo a maior operação secreta na História.

Veja : http://www.charliewilsonswar.net/

DESTAQUES AL SUL

Segundo notícia o blogue http://alandroalandia.blogspot.com/, o Castelo de Juromenha já é pertença do Município do Alandroal.
(Notícia completa no Alandroalandia, com foto do acontecimento)

“Novas Oportunidades”
Mais de 400 diplomas e 200 computadores entregues a jovens e a adultos

Vai ter lugar no próximo sábado, pelas 16 horas, na Arena d’ Évora, a 1ª Gala Novas Oportunidades, na qual serão entregues mais de 400 diplomas a jovens e adultos que, no ano de 2007, concluíram o seu percurso formativo no pólo de Évora da EPRAL - Escola Profissional da Região Alentejo e no Centro Novas Oportunidades da Fundação Alentejo, respectivamente.Culminando percursos formativos integrados no programa nacional designado como Iniciativa Novas Oportunidades, esta Gala conta com a presença do Senhor Primeiro Ministro e dos Ministros da Educação e do Trabalho e Solidariedade, que se encontram em Évora por ocasião da iniciativa "Governo Presente".
http://diariodosul.com.pt/

Alentejo reforça presença na FITUR

O Alentejo vai aumentar a sua presença na feira de turismo de Madrid - FITUR, que se realiza de 30 de Janeiro a 3 de Fevereiro, inserindo-se juntamente com quatro projectos em implantação na região e uma empresa de turismo activo.
http://www.opcaoturismo.com/

Quase seis anos e 1,2 mil milhões de euros depois barragem do Alqueva está pronta

Quase seis anos após o fecho das comportas da barragem, Alqueva já produz energia, está pronta para abastecer de água 70 mil habitantes no distrito de Évora e rega 8.811 hectares, prevendo atingir os 110 mil até 2013.
Amanhã, no âmbito da iniciativa "Governo Presente" no distrito de Évora, o primeiro-ministro, José Sócrates, assinala o início da transferência de água para abastecimento público, numa cerimónia a realizar na albufeira do Monte Novo, perto de Évora.
http://www.destak.pt/

Sem médico de família

São cerca de mil e seiscentos os utentes do Centro de Saúde de Estremoz que desde Setembro têm encontrado dificuldades em obter consulta do seu médico de família. De há um mês para cá nem sequer têm médico.
http://www.jornalregional.com/

Thursday, January 24, 2008

DESTAQUES AL SUL

Sócrates apresenta projectos turísticos em Monsaraz

José Sócrates preside, no sábado (11h00), em Monsaraz, à cerimónia de apresentação dos projectos de desenvolvimento turístico previstos para a região de Alqueva. No dia anetrior, o PM deverá marcar presença em Évora. Também sexta-feira, Sócrates deverá proceder à primeira transferência de água da albufeira de Alqueva para a albufeura de Monte Novo, esta última destinada exclusivamente a abastecimento público.
http://www.noticiasalentejo.pt/

Évora : Grupo Vila Galé vai investir 22 milhões em novo hotel

O Grupo Vila Galé vai avançar este ano com uma nova unidade hoteleira, em Évora, num investimento de 22 milhões de euros. A revelação foi feita à DianaFm por Jorge Rebelo de Almeida, presidente do Conselho de Administração do Grupo.

Mora : Fluviário e Oceanário de Lisboa estabelecem parceria

O Oceanário de Lisboa e o Fluviário de Mora assinam hoje um protocolo de colaboração. Complementaridade, cooperação, e possíveis candidaturas conjuntas a projectos de investigação, nacionais ou europeus, fundamentam este acordo.
http://dianafm.com/

BTL 2008 com balanço positivo para o Turismo do Alentejo

A presença da Agência Turismo do Alentejo na Bolsa de Turismo de Lisboa “superou as expectativas”, com “largos milhares de visitantes em todos os dias do certame”, e muitos contactos comerciais.
Para além do contacto directo com potenciais clientes, a Agência Regional de Promoção Turística Turismo do Alentejo sublinha em comunicado a concretização de alguns negócios durante a feira.
http://www.turisver.com/

Rede para a Andaluzia, Alentejo e Algarve

O município alentejano de Mértola vai recuperar um edifício antigo para instalar um ninho de empresas, integrado numa rede luso-espanhola para “romper as barreiras comerciais entre os dois lados da fronteira”, anunciou hoje o presidente da autarquia.
“A rede irá permitir romper as barreiras comerciais entre os dois lados da fronteira, através da troca de experiências e informações, além de contribuir para a promoção e expansão de novas empresas instaladas nos ninhos da rede”, explicou o autarca.
http://ultimahora.publico.clix.pt/

Ferreira do Alentejo tem acesso wi-fi

A Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo disponibilizou um acesso gratuito à Internet sem fios na Praça Comendador Infante Passanha, no âmbito do programa «e-Ferreir@ - Governação Electrónica».
Em comunicado, a autarquia referiu que este facto constitui «um importante passo na generalização do acesso à Internet, estando previsto que, durante este ano, se possam criar mais pontos de acesso à Internet na vila de Ferreira, todos eles sem custos para os utilizadores»
http://www.i-gov.org/index.

Wednesday, January 23, 2008

AL SUL "BRINCA"



DESTAQUES AL SUL

Borba : Primeiro-ministro inaugura novo lar de idosos

O primeiro-ministro, José Sócrates, inaugura na próxima sexta-feira um novo lar de idosos, em Borba, num investimento de 780 mil euros. A obra, a cargo da Misericórdia local, está concluída, estando prevista a sua abertura no início do próximo mês.
http://www.dianafm.com/

Portalegre promove sabores em mercado de produtos tradicionais

O “Qualitas - Cores e Sabores, Mercado de Produtos Tradicionais – Salón de Productos de Calidad y de las Denominaciones de Orígen”, certame organizado pela Câmara Municipal de Portalegre, leva a Badajoz (IFEBA - Institución Ferial de Badajoz) os sabores tradicionais para um mercado diferente, onde os sons e as cores dos vários espectáculos e exposições asseguram animação diária de 24 a 27.
http://www.noticiasalentejo.pt/

Évora : Herman José anima Carnaval 2008

O espectáculo do conhecido humorista Herman José será o ponto alto do Carnaval 2008, em Évora, disse à DianaFm fonte da autarquia. Na primeira parte do espectáculo, Herman apresenta stand up comedy, acompanhado pelo maestro Pedro Duarte. Na segunda metade da noite, o humorista vai mostrar algumas das suas personagens, como Serafim Saudade, Nelo, Maximiana, entre outros. “Espectáculo do mestre Herman” sobe ao palco da Arena d'Évora dia 4 de Fevereiro, pelas 21h30.

Vidigueira : Município vai alertar Cavaco sobre fecho das ruínas de São Cucufate

O município da Vidigueira vai alertar o Presidente da República sobre o fecho das ruínas de São Cucufate, na freguesia de Vila de Frades, por falta de pessoal. O IPPAR, que tutelava o monumento, nunca definiu um quadro de pessoal próprio. Com a extinção do organismo, novas dificuldades se colocaram e as portas estão fechadas.
http://dianafm.com/

Tuesday, January 22, 2008

LEMBRAM-SE DO SÓCRATES A REBENTAR COM O PRÉDIO EM TRÓIA?

TOCA A INVESTIR !!!

TRÓIA RESORT
O BELMIRO NÃO BRINCA EM SERVIÇO....
COMO TAL, A SUA PUBLICIDADE AO MEGA INVESTIMENTO EM TRÓIA JÁ CORRE MUNDO...
ALIÁS, EM TODOS OS PAÍSES MENOS PORTUGAL....

VALE A PENA VER ESTE FILME ATÉ AO FIM, AQUILO É MESMO TRÓIA, NÃO O DUBAI, JESUSSSSSSSSSSS):

http://www.arqui300.com/movies/flash/flvsonae.swf

DESTAQUES AL SUL

Governo prevê que novo mapa judiciário arranque em Setembro

O novo mapa judiciário deverá entrar em vigor no mês de Setembro, estando previsto um período experimental em três das futuras circunscrições: Baixo Vouga, Lisboa-Sintra e Alentejo Litoral.
O anúncio foi feito pelo ministro da Justiça, segundo o qual o período experimental serve “para depois se fazerem balanços, se extraírem conclusões e se estender a sua aplicação com os aperfeiçoamentos que se justificarem”.
http://ultimahora.publico.clix.pt/

Hotéis do Alentejo ultrapassam um milhão dormidas anuais

Os hotéis do Alentejo ultrapassaram a barreira de um milhão de dormidas vendidas em 2007, entre Janeiro e Novembro, o que supera «largamente» os valores registados em anos anteriores, revelou hoje a agência Turismo do Alentejo.
http://diariodigital.sapo.pt/

DIVULGAÇÃO





Café Com Livros

No Sábado, dia 19, passaram pelo Músicaolargo textos de Eça de Queirós, Guerra Junqueiro, Terry Deary, João Rêgo, James Finn Garner, Marina Colasanti, Nicholas Sparks, Boris Vian e Mário Zambujal.

Foi o prazer da leitura depois de um café.






FUTSAL: GD.MONTEMOR VENCE DERBY DA CIDADE

A equipa sénior do GDMontemor venceu o Almansor no derby da cidade de Montemor-o-Novo por 12-0, repetindo assim o resultado do Torneio de Abertura. Os golos foram marcados por Hugo Nunes: 4; Zezinho: 3; Gonçalo: 2; Serpa: 2. A equipa do GDM lidera a competição só com vitórias.

JUVENIS NA MEIA-FINAL DA TAÇA

Entretanto a equipa juvenil foi a Ourém e bateu a equipa local por 5-3 e qualificou-se para a meia-final da Taça do Distrito de Santarém.

Monday, January 21, 2008

DESTAQUES AL SUL

José Sócrates apresenta projectos turísticos no Alentejo

O Primeiro-Ministro desloca-se nos dias 25 e 26 ao Alentejo para apresentar os projectos turísticos previstos para a região. Ainda sem programa definido, José Sócrates deverá marcar presença no sábado de manhã (26) em Reguengos de Monsaraz, onde tomará conhecimento dos mais recentes desenvolvimentos de dois importantes projectos – Parque Alqueva e Herdade do Barrocal.
http://www.noticiasalentejo.pt/

Obras para novo hospital vão arrancar

As obras de construção de um novo hospital de Dia, em Beja, vão arrancar. É uma unidade para servir prioritariamente os doentes oncológicos que não necessitam de internamento.
http://tsf.sapo.pt/

Hotéis do Alentejo ultrapassam 1 milhão de dormidas

Entre Janeiro e Novembro de 2007 os hotéis do Alentejo ultrapassaram a barreira de um milhão de dormidas vendidas, superando assim largamente os valores registados nos anos anteriores.
http://www.radiosines.net/

Ponte de Sor : Apicultores preocupados com "invasão" de abelhas espanholas

Os apicultores de Ponte de Sor estão a registar "quebras significativas" na produção de mel, devido à "invasão" da região por "milhares de colmeias" de produtores espanhóis, segundo disse hoje à agência Lusa um responsável do sector.
O responsável atribui a morte das abelhas ao facto de "a maioria das colmeias espanholas, que deram entrada em Portugal nos últimos tempos, não terem sido alvo de controlo sanitário por parte das autoridades competentes".
A APISÔR, que conta com mais de 200 associados, contesta a entrada de mais colmeias espanholas naquela região e promete "não baixar os braços para defender os seus produtores".
A vinda em grande número de colmeias espanholas para Portugal, segundo Manuel Silva, verificou-se durante o ano de 2007.

Vendas Novas : Município diz que TGV e novo aeroporto de Lisboa justificam urgências no concelho

O município de Vendas Novas defendeu hoje que, com o TGV e a decisão preliminar de instalar na Margem Sul o novo aeroporto de Lisboa, se justifica, "mais do que nunca", um Serviço de Urgência Básico no concelho.
http://dianafm.com/

Instituto regulador elabora estudo
Banhos mais demorados no Algarve e no Alentejo


Os alentejanos e os algarvios são os portugueses que demoram mais tempo no banho. Um terço destes afirma mesmo que 10 minutos não são suficientes para tomar um duche. No resto do País menos de 16% das pessoas leva tanto tempo com o chuveiro a correr.
http://www.correiomanha.pt/

Sunday, January 20, 2008

DESPORTO AL SUL

RESULTADOS

Jogos realizados no fim-de-semana 19/20/01/08

Distritais de Évora

Divisão de Honra

Monte Trigo 0– Calipolense 1
Estremoz 0 – Torre de Coelheiros 6
Alandroalense 0 – Atlético 2
Borbense 0 – Escouralense 1
Sporting de Viana 1 – Redondense 2
São Manços 0 – Portel 4
Bencatelense 2 – Oriola 1

1ª Divisão Série A

Canaviais 1 – Luso Morense 4
Aguiar 0 – Giesteira 6
Fazendas do Cortiço2 – Cabrela 0
Brotense 1 – Alcaçovense 2
Arraiolense 2 – Valenças 2

1ª Divisão Série B

Vera Cruz 1 – Rosário 1
Santiago Maior 3 – Perolivense 1
Arcoense 2 – Aldeense 3
Amieira 3 – Bairro Santo António 3
Azarujense 2 – Corval 1.

NACIONAIS

TAÇA DE PORTUGAL

Gil Vicente (LH) 3 – Juventude (2ª B) 0

3ª Divisão Série E

Estrela Vendas Novas 2 – Sport Lx e Cartaxo 2
O Elvas 4 – Fazendense 0
Santana 0 – Estrela de Portalegre 0

3ª Divisão Série F

Campinense 0 – Aljustrelense 2
Amora 1 – Lusitano 2
União de Montemor 1 – Quarteirense 2.

OUTRAS MODALIDADES

RUGBY

RUGBY CLUBE MONTEMOR VENCEU O V.SETÚBAL

Os Sub-20 do Rugby Clube de Montemor-o-Novo venceram a formação do Vitória de Setúbal por 29-20, num jogo sempre controlado pela equipa montemorense. Foi uma excelente exibição dos Sub-20 Montemorenses que alinharam com: Vasco Espadinha, Café, Cajó, Cigarro, Santamarta, Luís Santos, Luís Tomaz, Batata, Badé, Pedro David, Có, Rafa, Jardim, Picaró e Tomé. Jogaram ainda Sérgio, Chico, Aguiar, Mémé, Ramalho, Paulo e Boca.

Friday, January 18, 2008

CINEMA AL SUL

Esta semana:

IMITAÇÃO DA VIDA



A aspirante a actriz Lora Meredith conhece acidentalmente Annie Johnson, uma mulher negra sem casa e decide partilhar o seu pequeno apartamento com ela em troca de Annie cuidar da sua filha de 6 anos.
Annie tem uma filha da mesma idade, Sarah Jane, que, por ser filha de mãe negra e de pai branco, tem uma pele muito branca e tudo faz para passar por uma menina branca para grande desgosto e vergonha da mãe.
Lora é ambiciosa na sua carreira e acaba por dar pouca atenção à filha.
A sorte acaba por mudar quando se torna uma actriz famosa, embora infeliz no amor.
Sarah Jane continua a dar problemas em casa até que decide fugir por vergonha de ter uma mãe negra...

Realização: Douglas Sirk
com Lana Turner, John Gavin, Sandra Dee, Robert Alda, Susan Kohner, Dan O'Herlihy e Juanita Moore.

Veja tailer em: http://www.costacastelo.pt/Multimedia/TRAILERS/Imitacao_Vida/trailer.html

ONDAS DE PAIXÃO



Porque gostamos de cinema, não nos importamos de “recolher” tarde.

Ondas de Paixão passou no Canal 2 no último Sábado (fora de horas, desta vez justificado).
Se não viu…Vá ao Cine Clube (está disponível em DVD) e veja.
Vale a pena.

Realização : Lars von Trier
intérpretes : Emily Watson, Stellan Skarsgard, Katrin Cartlidge

Ondas de Paixão conta a história de Bess (uma soberba interpretação de Emily Watson), uma jovem simples e ingénua que vive numa localidade da costa escocesa em meados dos anos 70.
O casamento de Bess com Jan, um homem mais velho e experiente, é mal visto pela comunidade cristã da aldeia, que não acredita no futuro de tal união.
Bess vive o seu maior momento de felicidade quando se casa com Jan e saboreia todos os momentos de paixão e amor junto ao seu amado.

DESPORTO AL SUL

Jogos a realizar no fim-de-semana 19/20/01/08

Distritais de Évora

Divisão de Honra

Monte Trigo – Calipolense árbitro – Rui Russo
Estremoz – Torre de Coelheiros – Carlos Rodrigues
Alandroalense – Atlético – Mário Belmonte
Borbense – Escouralense – António Fernandes
Sporting de Viana – Redondense – Bruno Rebocho
São Manços – Portel – Paulo Perna Larga
Bencatelense – Oriola – Jorge Carretas

1ª Divisão Série A

Canaviais – Luso Morense
Aguiar – Giesteira
Fazendas do Cortiço – Cabrela
Brotense – Alcaçovense
Arraiolense – Valenças

1ª Divisão Série B

Vera Cruz – Rosário – Alberto Silva
Santiago Maior – Perolivense – Joaquim Ravasqueira
Arcoense – Aldeense
Amieira – Bairro Santo António
Azarujense – Corval.

NACIONAIS

TAÇA DE PORTUGAL

Gil Vicente (LH) – Juventude (2ª B)

3ª Divisão Série E

Estrela Vendas Novas – Sport Lx e Cartaxo
O Elvas – Fazendense
Santana – Estrela de Portalegre

3ª Divisão Série F

Campinense – Aljustrelense
Amora – Lusitano
União de Montemor – Quarteirense.



DERBY DA CIDADE DE MONTEMOR-O-NOVO EM FUTSAL



É já no proximo sabado, 19 de Janeiro de 2008, pelas 17horas no pavilhão Gimnodesportivo de Montemor-o-Novo, que o Grupo Desportivo de Montemor "recebe" o Almansor futebol clube, para a 3ªjornada do campeonato distrital de Évora.
Espera-se um jogo totalmente diferente daquele que se efectuou no torneio de abertura(Almansor-0x12-GDM), pois tanto a equipa do GDM, como a equipa do Almansor, reforçaram-se e após o respectivo torneio de preparação, as equipas estão muito melhor preparadas, tanto em termos fisicos, como em termos tacticos e tecnicos. No entanto a equipa do GDM esta época tem por objectivo vencer todas as competições em que está inserida (Torneio de preparção(já conquistado), Taça de Évora e Campeonato distrital de Évora), logo iremos fazer todos os possiveis para vencer esta complicada equipa.
Esperamos que o pavilhão esteja cheio de simpatizantes do GDM e tambem do ALMANSOR e que seja um excelente jogo de futsal.
FONTE: http://gdmontemor.bloguedesporto.com/

FUTSAL: G.D.MONTEMOR DOMINA A CONVOCATÓRIA PARA A SELECÇÃO.

O G.D.Montemor domina a convocatória para a Selecção Distrital de Futsal Masculino Sub/19 para a sua participação no Torneio Inter-Associações, a ter lugar na zona de Lisboa entre os dias 7 e 10 de Fevereiro de 2008 com 8 atletas: Foram convocados os seguintes jogadores:
G.D.MONTEMOR (8): ANDRÉ SOEIRO; DARIO FALARDO; DAVID MALVEIRA; DINIS CASMARRINHA; FABIO DIREITINHO; JORGE PINHO; JOSE MARQUES E MIGUEL FIGUEIRA
C.B.VIANA DO ALENTEJO (1): BRUNO FOLGOA
MOURÃO (2): MARIO GUEDELHA E RUBEN GANCA
S.L. ÉVORA (4): ANDRE FRAGOSO; DUARTE FERREIRA; LUIS RIBEIRO E PEDRO GODINHO;
SP.VIANA (3): ANDRE PINTO; FLAVIO FELES E RUI LETRAS.



AGENDA DO U.MONTEMOR

SÉNIORES: U.Montemor-Quarteirense 20/01 - 15.00
JUNIORES: Atletico-U.Montemor 19/01 - 15.00
JUVENIS: U.Montemor-Montoito 19/01 - 15.00
INICIADOS: Pausa no Campeonato
INFANTIS: Morense-U.Montemor 19/01 - 10.30
ESCOLAS: Pausa no Campeonato

ÉVORA: CONVOCADOS PARA A SELECÇÃO DE FUTEBOL SUB-14

U.MONTEMOR (4): ANTONIO FONSECA; GONÇALO BARREIROS; GUILHERME ALMEIDA
E RUI NUNES
ESTREMOZ (4): FILIPE FONSECA; JOAO COSTA; JOÃO BRAZÃO E MAURO PINTO
ATLÉTICO REGUENGOS (3): ANDRE SANTOS; JOSE ALMEIDA E PEDRO TORRADO
CANAVIAIS (2): RICARDO VENTURA E RUI VILA
JUVENTUDE (1): STEPHANE TOMAZ
LUSITANO (1): PEDRO RATO?
LUSO MORENSE (1) :VITOR PINTO
MONTOITO (1): NELSON CHUMBO
CALIPOLENSE (2): MIGUEL ESTALAGEM E PEDRO MIMOSO
SL.ÉVORA (1): JOEL CARVALHO
VIANA DO ALENTEJO (2): FRANCISCO MARCOS E JOSE SEQUEIRA .

RUGBY



RUGBY CLUBE DE MONTEMOR RECEBE O VITÓRIA DE SETÚBAL



Na unica equipa em competição este fim-de-semana do Rugby Clube de Montemor a equipa de Sub-20 recebe a equipa do Vitória de Setúbal. O jogo é na Estalagem do Sorraia, dia 19-01-2008 às 15:00Horas.



O CLUBE RUGBY DE JUROMENHA, defronta Sábado, dia 19, em Badajoz o encontro em atraso com o R.C.LOULÉ.
Encontro decisivo para a passagem à segunda volta.

Thursday, January 17, 2008

DESTAQUES AL SUL

Provedoria de Justiça aponta ilegalidades a processo de mobilidade na Direcção Agricultura do Alentejo

A Provedoria de Justiça considerou que a selecção de trabalhadores para a mobilidade especial feita pela Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Alentejo violou a lei, pondo em causa a validade do despacho que aprovou a respectiva lista
http://sol.sapo.pt/

Ambientalistas voltam a contestar refinaria de Badajoz

As associações ambientalistas de Espanha contestam os argumentos dos defensores da instalação de uma refinaria na província de Badajoz, considerando que está em causa o meio ambiente. A refinaria tem sido contestada também em Portugal, por autarcas e ambientalistas, tendo em conta os perigos de poluição no Guadiana e na albufeira de Alqueva.
http://www.noticiasalentejo.pt/

NERPOR lança guia para Alentejo e Extremadura espanhola

O Núcleo Empresarial da Região de Portalegre (NERPOR) vai lançar, sexta-feira, um guia de apoio ao investidor transfronteiriço para facilitar a acção dos empresários que pretendam investir na região do Alentejo e na Extremadura espanhola.
O guia dá a conhecer as regras que existem nos dois países no apoio ao investidor, a legislação laboral e outros regulamentos em vigor relacionados com a criação de empresas nas duas regiões.
A iniciativa surge na sequência de uma candidatura conjunta do NERPOR e da Confederacion Empresarial de Badajoz (COEBA) ao programa comunitário de apoio às regiões transfronteiriças (INTERREG).
O guia, de distribuição gratuita, está redigido em Português e Espanhol e já foi apresentado aos empresários espanhóis, em Badajoz.
http://diariodigital.sapo.pt/

FAME: Apoia micro e pequenas empresas no concelho de Beja

O Fundo de Apoio às Pequenas e Médias Empresas (FAME) já chegou ao concelho de Beja. A autarquia bejense associou-se a este projecto e assinou protocolo com instituição bancária, Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL) e Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e Inovação (IAPMEI). A sessão de apresentação para micro e pequenas está marcada para o dia 29 deste mês.
http://www.vozdaplanicie.pt/

Odemira leva canto alentejano e mostra gastronómica à BTL

No próximo dia 19 de Janeiro, sábado, o concelho de Odemira irá estar em destaque na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, através de uma mostra gastronómica com produtos locais, da actuação do Grupo Coral de S. Luís e de uma acção de promoção de empresários locais do sector turístico.
http://www.barlavento.online.pt/

Wednesday, January 16, 2008

DESTAQUES DO AL SUL

Alentejo: Amb3E abre centro de recepção em Cuba

A Amb3E - Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos (REEE) vai abrir um novo centro de recepção no concelho de Cuba/Vila Ruiva, em Beja, no Alentejo.
http://diariodigital.sapo.pt/

Alcochete: 242 de milhões para sair do Campo de Tiro
Estado indemniza Forças Armadas


O valor ajudará os militares a instalarem-se noutro local, provavelmente no Baixo Alentejo, a zona do País com mais condições para responder às necessidades das Forças Aéreas. Moura, Mértola e Serpa são alguns dos locais apontados
http://www.correiomanha.pt/

Évora: Fugas de gás propano detectadas

Foram detectadas quatro fugas da rede de distribuição de gás propano para "dentro da rede de esgotos", na zona onde ocorreram as explosões. Citado pela RR, o presidente da Câmara Municipal de Évora, José Ernesto Oliveira, disse que as fugas são de "gás propano", o tipo de gás canalizado que é distribuído naquela área da cidade, na freguesia da Malagueira. José Ernesto Oliveira adiantou que a empresa distribuidora de gás propano canalizado, a Gascan, "mesmo antes de saber das fugas, já tinha garantido que vai substituir a rede".
http://www.noticiasalentejo.pt/

ACTUALIDADES

MOÇÃO DE CENSURA





QUEM TEM PADRINHOS...

Tuesday, January 15, 2008

AL SUL DESPORTIVO



MONTEMORENSE VITOR PACHECO CONTINUA NA SELECÇÃO DE FUTEBOL DE SUB-18 E FOI TITULAR NO JOGO CONTRA A FRANÇA

O jovem natural do Ciborro e criado nas escolas do U.Montemor, Vitor Pacheco, continua a merecer a confiança do selecionador nacional de Sub-18 que o tem continuado a convoca-lo para representar o pais. Este estágio decorreu no Estádio Nacional nos dias 7 e 8 de Janeiro. Vitor Pacheco esta época é titularissimo na equipa do Estrela da Amadora, equipa que o foi buscar ao SL Benfica. Vitor Pacheco foi titular no jogo contra a equipa da França, jogo que Portugal perdeu por 1-0.

FUTSAL DE MONTEMOR-O-NOVO
AS EQUIPAS DA CIDADE (GDM E ALMANSÔR VENCEREM)


Vitórias das equipas de futsal da cidade de Montemor-o-Novo. O GDMontemor deslocou-se a Évora e cilindrou o SLE por 12-2(Zezinho(5), Hugo Nunes(2), Formiga(2), Gonçalo(1) e Fabio Dias(1). Já no Pavilhão Gimno-Desportivo de Montemor-o-Novo, a equipa do Almansôr FC, recebia a equipa das Alcaçovas e venceu por 9-4 (Vitinho(4), Oliveira(2), Bruno Mendes(2) e Nuno Setúbal(1).
Nos restantes escalões em competição os juniores do GDMontemor já vencedores do Torneio de Abertura receberam e venceram o Sp.Viana por 8-0. Pior sorte tiveram os juvenis que a participar no Distrital de Santarém deslocaram-se ao terreno dos Patos e perderam por 2-1.

MONTEMOR-O-NOVO VAI SER GRANDE PALCO NA NATAÇÃO JÁ ESTE MÊS

Depois de homologada a nova piscina municipal coberta da cidade de
Montemor-o-Novo, pela Associação de Natação do Sul, a piscina está
pronta a receber provas de muita importância a nível nacional. A
primeira destas provas disputa-se já no próximo fim-de-semana de 19 e
20 de Janeiro e será o "TORNEIO NADADOR COMPLETO", prova esta que
selecciona o melhor nadador masculino e feminino por faixa etária. A
modalidade de natação está em crescimento na cidade e demonstra um
grande aumento de interesse na prática da natação e tem já como
objectivo este ano as 1500 inscrições nas diversas valências deste
equipamento.



RUGBY CLUBE DE MONTEMOR...VITÓRIAS EM TODOS OS JOGOS DISPUTADOS ATÉ AGORA NO CAMPEONATO

O Rugby Clube Montemor venceu no passado Sábado, dia 12, o Loulé, por 9-24. A equipa Montemorense chegou ao intervalo a perder por 6-0, resultado da marcação de uma penalidade e de um pontapé de ressalto pela equipa de Loulé. Os Mouflons não conseguiam entrar no jogo e os consecutivos "avants" não ajudavam a moralizar os bravos Montemorenses. A segunda parte do jogo começou de melhor forma, com um ensaio da parte de Filipe Silva, não convertido, que, apesar de reduzir a vantagem da equipa algarvia, esta viria a ser aumentada novamente através da transformação de uma penalidade, e viria mesmo a falhar uma em frente aos postes mais à frente. Inconformado com o resultado, o RCM atacou decidido, tendo marcado três ensaios nos últimos 15 minutos do jogo, dois através de Filipe Silva e um de Gonçalo Saúde, tendo dois deles sido convertidos por João Reis. O primeiro dos objectivos estabelecidos para esta época pelo Rugby Clube de Montemor está cumprido (passagem à próxima fase do Campeonato), sendo o título e a conseguinte subida o próximo objectivo.



E DO ARRAIOLENSE



RESULTADOS DO ARRAIOLENSE

SENIORES: Alcaçovenses 1-Arraiolense-2
INICIADOS: Montemor 5-Arraiolense-0
INFANTIS: Sp.Viana 1-Arraiolense-2

DESTAQUES AL SUL

Governo lança concursos para 3 auto-estradas até Junho

O Governo vai lançar concursos para a concessão de três auto-estradas no país até final do primeiro semestre do ano.
Quem o disse foi o ministro das Transportes, Obras Públicas e Comunicações, Mário Lino, durante um almoço organizado pela câmara de comércio luso-britânica, em que falava sobre a estratégia do Governo neste sector. «Destas (concessões), todas estão em concurso, excepto as três últimas. Dessas, uma será lançada até Março e as outras no primeiro semestre deste ano», afirmou.
Por ordem a que se referiu, o ministro falava da concessão da auto-estrada do Centro, (191 km), Litoral Oeste (80 km) e Alto Alentejo (110 km).
Mário Lino reafirmou também que a introdução de portagens nas SCUT é para ir para a frente e que espera fazê-lo «em breve».
http://www.agenciafinanceira.iol.pt/

Vinhos: Exportações do Alentejo cresceram 46,8% em 2 anos

Os Vinhos do Alentejo aumentaram, nos últimos dois anos, as exportações para fora da União Europeia (UE) em 46,8%, com Angola a liderar o «ranking», segundo a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA).
No ano passado, os Vinhos do Alentejo exportaram para fora da UE 8,12 milhões de litros, mais 2,58 milhões do que em 2006.
Segundo CVRA, o aumento «apenas diz respeito a vinhos certificados com Denominação de Origem, daí que não tenham sido contabilizados os valores relativos aos Vinhos de Mesa e a granel».
http://diariodigital.sapo.pt/

Nos dois últimos anos, os Vinhos do Alentejo duplicaram as exportações para fora da União Europeia. De 2006 para 2007, o aumento cifrou-se nos 46,8%, com Angola a ascender à liderança no “ranking” dos países (por troca com os EUA), ao importar mais de dois milhões de litros – mais 69,1% do que em 2006.
http://lusowine.com/

Alentejo, Norte e Lisboa lideram desemprego nacional

No ano de 2006, 7,7% dos indivíduos activos encontravam-se desempregados em Portugal, com as taxas de desemprego mais elevadas no Alentejo (9,2%), no Norte (8,9%) e em Lisboa (8,5%), indica uma síntese dos anuários estatísticos regionais do INE divulgada esta segunda-feira.
http://diariodigital.sapo.pt/

Proveitos totais por hóspede e por dormida
crescem mais no Alentejo


A hotelaria alentejana tem no período de Janeiro a Novembro de 2007 o crescimento mais forte dos proveitos totais por dormida, com um aumento em 9,7%, para 53,84 euros, e por hóspede recebido, neste caso com +11,5%, para 87,82 euros, o que reflecte a subida do tempo médio de permanência dos clientes.
http://www.presstur.com/

Monday, January 14, 2008

DESTAQUES AL SUL

Alentejo com zonas de protecção especial

Monforte, Veiros, Vila Fernando, São Vicente, Évora, Reguengos, Cuba e Piçarras passaram ater zonas de Protecção Especial por decisão do Governo. Estas zonas destinam-se a preservar o habitat de vês como a abetarda
Expresso

Alentejo recebe fundos para fixar população

Criar emprego e fixar população são metas que o novo ciclo de apoios comunitários deve ajudar a concretizar no Alentejo, estando um terço do financiamento deste programa regional consagrado à inovação empresarial e à competitividade, noticia a Lusa.
Com uma dotação financeira de 869 milhões de euros (1.460 milhões no total, acrescentando a contrapartida nacional) distribuídos por seis eixos prioritários, o Programa Operacional (PO) do Alentejo 2007-2013 destina grande parte das verbas aos eixos da competitividade, inovação e conhecimento (294 milhões de euros) e da conectividade e articulação territorial (201 milhões).
http://www.portugaldiario.iol.pt/

Campo de Tiro poderá ir para o Baixo Alentejo

O novo aeroporto vai ocupar terrenos militares de Alcochete, por isso o campo de tiro que lá existe terá, obviamente, que mudar de sítio. De acordo com o Ministério da Defesa já há várias hipóteses em cima da mesa.
várias hipóteses em cima da mesa mas que, para já, é cedo para avançar com localizações concretas. O Governo confirma também que existe a possibilidade do novo campo se situar nos concelhos de Serpa e Mértola.
http://www.tvi.iol.pt/

Alentejo : Encerradas duas praças de touros por falta de enfermaria

A Inspecção-Geral das Actividades Culturais mandou encerrar duas praças de touros no Alentejo, uma perto de Évora e outra em Portel, por falta de enfermaria, segundo disse à agência Lusa a responsável do organismo. A Inspectora-Geral das Actividades Culturais explicou que os serviços estão a fazer um levantamento sobre a capacidade médico-sanitária das enfermarias das praças de touros.
"Numa ponderação sobre o risco mais elevado, estamos a encerrar as praças de touros que não dispõem de enfermaria", afirmou Paula Andrade.
Nesse sentido e por despacho da IGAC foram encerradas as praças de touros de S. Manços (concelho de Évora) e de Amieira, aldeia do concelho de Portel.
http://www.dianafm.com/

Sunday, January 13, 2008

AL SUL DESPORTO

RESULTADOS DO FIM-DE-SEMANA12/13/01/08

DISTRITAIS

Divisão de Honra

Oriola 1 – Monte Trigo 2
Calipolense 3 – Estremoz 1
Torre de Coelheiros 1 – Alandroalense 1
Atlético 5 – Borbense 1
Escouralense 4 – Sporting de Viana 1
Redondense 0 – São Manços 0
Portel 1 – Bencatelense 0

1ª Divisão Série A

Santana do Campo 2 – Canaviais 1
Luso Morense 5 – Aguiar 1
Giesteira 1 – Fazendas do Cortiço 1
Cabrela 4 – Brotense 0
Alcaçovense1 – Arraiolense 2

1ª Divisão Série B

São Romão 3 – Vera Cruz 0
Rosário 2 – Santiago Maior 4
Perolivense 1 – Arcoense 4
Aldeense 5 – Amieira 0
Bairro Santo António 1 – Azarujense. 2

NACIONAIS

2ª Divisão Série D

Juventude 1 – Real 1

3ª Divisão Série E

Bombarralense 2 – Estrela de Vendas Novas 1
Câmara de Lobos – O Elvas
Estrela de Portalegre 1 – Alcochetense 2.

3ª Divisão Série F

Aljustrelense 2– Amora 1
Lusitano 1 – Almancilense 2
Fabril do Barreiro 3 – União de Montemor 0

Friday, January 11, 2008

AL SUL DESPORTO

Jogos a realizar durante o fim-de-semana 12/13/01/08

DISTRITAIS

Divisão de Honra

Oriola – Monte Trigo
Calipolense – Estremoz
Torre de Coelheiros – Alandroalense
Atlético – Borbense
Escouralense – Sporting de Viana
Redondense – São Manços
Portel – Bencatelense

1ª Divisão Série A

Santana do Campo – Canaviais
Luso Morense – Aguiar
Giesteira – Fazendas do Cortiço
Cabrela – Brotense
Alcaçovense – Arraiolense

1ª Divisão Série B

São Romão – Vera Cruz
Rosário – Santiago Maior
Perolivense – Arcoense
Aldeense – Amieira
Bairro Santo António – Azarujense.

Classificações




NACIONAIS

2ª Divisão Série D

Juventude – Real

3ª Divisão Série E

Bombarralense – Estrela de Vendas Novas
Câmara de Lobos – O Elvas
Estrela de Portalegre – Alcochetense.

3ª Divisão Série F

Aljustrelense – Amora
Lusitano – Almancilense
Fabril do Barreiro – União de Montemor

AGENDA DE JOGOS DO U.MONTEMOR



SÉNIORES: Fabril-U.Montemor 13/01 - 15.00
JUNIORES: U.Montemor-Juventude 12/01 - 15.00
JUVENIS: U.Montemor-S.Pedrense 26/01 - 15.00
INICIADOS: U.Montemor-Arraiolense 13/01 -10:30
INFANTIS: U.Montemor-Afeiteira 12/01 - 10.30
ESCOLAS: Estremoz-U.Montemor 12/01 - 10.30




SUB-8, SUB-10 E SUB-12 DO RUGBY CLUBE DE MONTEMOR EM TORNEIO

As equipas SUB-8, SUB-10 e SUB-12 estiveram presentes, no passado dia 4, em Elvas, para realizar um torneio de Rugby. Contando com a presença das equipas de Estremoz, Moita, Évora e Elvas, os SUB-8 sairam derrotados de um jogo, tendo vencido outro, os SUB-10 perderam um jogo e venceram dois, e os SUB-12 não conseguiram qualquer vitória. Esta foi mais uma forma de mostrar que o Rugby Clube de Montemor continua a fomentar o desporto na cidade, numa modalidade que ano após anos demonstra um crescimento em Montemor-o-Novo



JOGOS DO RUGBY CLUBE DE MONTEMOR PARA O FIM-DE-SEMANA

Os SENIORES do Rugby Clube de Montemor deslocam-se no Sábado, dia 12, a Loulé, para cumprir mais um jogo do Campeonato Nacional, marcado para as 15.00h.
Os SUB-18 deslocam-se no Domingo, dia 13, a Elvas, onde defrontam a equipa local, com jogo marcado para as 15.30h.
Entretanto a equipa SUB-20 do Rugby Clube de Montemor ficou automaticamente apurada para os 1/4 de Final da Taça de Portugal, após a desistencia da Lousã.

DESTAQUES DO AL SUL

Aeroporto: Alqueva, Porto de Sines e Évora principais beneficiados

O Núcleo Empresarial da Região do Alentejo (NERE) mostra-se satisfeito com a decisão do Governo na escolha de Alcochete para o novo aeroporto. Trata-se, de acordo com o presidente do NERE, Vítor Barbosa, «de uma decisão racional, que beneficia muito o país e era a única solução possível», garante o responsável à Agência Financeira.
Aliás, para Vítor Barbosa está opção irá contribuir para desenvolver o Alentejo e «o Alqueva, Porto de Sines e Évora serão os principais beneficiados».
http://www.agenciafinanceira.iol.pt/

Aeroporto: Alcochete permitirá criar mais riqueza que na Ota

A riqueza proporcionada pelo novo aeroporto, medida pelo VAL (Valor Actualizado Líquido), será 331 milhões de euros superior em Alcochete face à Ota, de acordo com o estudo que serviu de base à opção do Governo pela localidade da margem Sul para a construção do novo aeroporto, hoje anunciada.
http://diariodigital.sapo.pt/

Aeroporto: Reguengos aplaude solução Alcochete

Reguengos de Monsaraz aplaude a solução Alcochete ontem anunciada pelo Governo para a construção do novo aeroporto internacional de Lisboa. O PM explicou a razão que levou o Governo a optar pela margem sul do Tejo e falou de compensações para a Ota. Na oposição, Paulo Portas diz que o ministro Mário Lino deveria demitir-se.
http://www.noticiasalentejo.pt/

Dotação de um milhão de euros
Fundos comunitários: Candidaturas abertas para requalificação e construção de escolas secundárias

O Programa Nacional de Valorização do Território abriu concurso para a requalificação da rede de escolas secundárias, com uma dotação de um milhão de euros, podendo as candidaturas ser enviadas até 31 de Março
. Podem candidatar-se projectos inseridos nas regiões Norte, Centro e Alentejo (Lisboa e Algarve saíram do objectivo de convergência e não são elegíveis para financiamento através do FEDER), para uma taxa máxima de co-financiamento de 85 por cento.
As tipologias de intervenção abrangem requalificação e modernização de edifícios, ampliação e construção de novas escolas, sendo beneficiário único o Estado através da empresa pública Parque Escolar, EPE.
Para 2015, as metas apontam para um total de 234 escolas intervencionadas (187.500 alunos).
http://ultimahora.publico.clix.pt/

Borba : Loja do Cidadão abre em 2008

11-Jan-2008
Borba deverá ser um dos primeiros concelhos do distrito de Évora a receber uma loja do cidadão de segunda geração. O processo está ainda no início, mas tudo aponta para que a abertura seja em 2008, disse à DianaFm o presidente da Câmara de Borba.

Marvão : Muralhas do castelo restauradas num investimentos de 350 mil euros

11-Jan-2008
As muralhas do castelo de Marvão estão a ser alvo de uma intervenção de restauro, num investimento de 350 mil euros, disse à Lusa o presidente do município local, Vítor Frutuoso.
http://www.dianafm.com/

REN investe 20 milhões em linha no interior do Alentejo

A REN vai investir mais de 20 milhões de euros numa nova linha de transporte que levará energia da Falagueira até à região de Estremoz.
«A infra-estrutura, com 85 quilómetros de comprimento, aguarda a Declaração de Impacto Ambiental estando prevista a sua entrada ao serviço para o último trimestre deste ano», adianta a gestora das redes de transporte de energia em comunicado.
http://www.agenciafinanceira.iol.pt/

CINEMA AL SUL

CALL GIRL




Intriga policial que envolve uma mulher fatal e um autarca escrupuloso que se deixa corromper.
«A história de uma mulher e três homens, sendo que ela é uma prostituta de luxo, um deles um autarca, e outro um polícia pode ser uma mistura explosiva que vai dar de certeza sarilho»
Soraia Chaves, encarnando a mulher fatal, e Nicolau Breyner o autarca, contracenam no filme com Ivo Canelas, José Raposo, Virgílio Castelo, Joaquim de Almeida, Custódia Gallego, Sofia Grilo e José Eduardo.

Realização: António-Pedro Vasconcelos
com: Soraia Chaves, Nicolau Breyner, Ivo Canelas, Joaquim de Almeida, José Raposo, José Eduardo, Raúl Solnado, Maria João Abreu.

Saiba e veja mais em : http://www.mgnfilmes.pt/callgirl/

Já agora, porque vale a pena veja o trailer



(Veja cinema português)

Thursday, January 10, 2008

DESTAQUES DO AL SUL

Para o Alentejo disponíveis 869 milhões de euros de financiamento comunitário

Para o Alentejo, estarão disponíveis 869 milhões de euros de financiamento comunitário (FEDER), repartidos por seis eixos prioritários:
. Eixo 1 – Competitividade, Inovação e Conhecimento (294 milhões de euros)
. Eixo 2 – Desenvolvimento Urbano (140 milhões de euros)
. Eixo 3 – Conectividade e Articulação Territorial (201 milhões de euros)
. Eixo 4 – Qualificação Ambiental e Valorização do Espaço Rural (131 milhões de euros)
. Eixo 5 – Governação e Capacitação Institucional (77 milhões de euros)
. Eixo 6 – Assistência Técnica (26 milhões de euros)
Cada um dos eixos subdivide-se em acções concretas para as quais já estão, nalguns casos, abertos concursos. Toda a informação sobre os investimentos elegíveis, os critérios de selecção, os beneficiários, os regulamentos, bem como os formulários de candidatura, estão disponíveis on-line através dos sites www.ccdr-a.gov.pt/poaqren e www.incentivos.qren.pt.
Destacam-se, no Programa Operacional Regional do Alentejo 2007/2013, alguns traços fundamentais:
• incidência territorial em 5 NUT III e 58 concelhos;
• inclusão de sistemas de incentivos às micro e pequenas empresas;
• prioridade a intervenções de carácter integrado, supramunicipal e regional, sustentáveis e com efeito estruturante;
• enfoque na Estratégia de Lisboa (“Earmarking”) afectando 63% do seus recursos financeiros aos objectivos nela preconizados (incremento da competitividade das regiões e criação de emprego);
• regulamentos específicos relacionados com as tipologias de operações, que fixam e regulam: as condições de acesso, os critérios de selecção, a avaliação de mérito e as taxas de financiamento, com aplicação em alguns casos de majorações;
• a apresentação de candidaturas é efectuada mediante a abertura de Avisos de Concurso.

São Beneficiários do Programa os diferentes actores regionais, económicos, sociais e institucionais, de acordo com as tipologias de projecto e respectivos regulamentos, nomeadamente:
• Empresas privadas
• Associações empresariais
• Autarquias locais e suas associações
• Organismos e serviços da Administração Central
• Instituições de ensino superior
• Fundações e associações sem fins lucrativos.
http://www.rostos.pt/

D. José Alves vai lutar por TGV em Évora

Em declarações ao CM, o novo arcebispo, que quando era pequeno queria ser aviador, disse que vai empenhar-se na passagem do TGV por Évora.

“Todo o Alentejo, Évora incluída, vive em depressão social e económica. Tudo o que possa potenciar o desenvolvimento é bem-vindo. Ora, o TGV seria sem dúvida uma grande ajuda e eu, dentro das minhas limitações, mas com determinação, lutarei por ele”, disse o prelado.
http://www.correiomanha.pt/

Wednesday, January 09, 2008

DESTAQUES DO AL SUL

Alentejo divulgado na Holanda

O Alentejo é divulgado, a partir de hoje, numa feira internacional de turismo que decorre na Holanda. Esta participação faz parte de um plano muito mais alargado que inclui outras feiras noutros pontos da Europa.
http://www.vozdaplanicie.pt/

Outlet: Gera polémica em Beja

Comerciantes não querem Outlet na capital do Baixo Alentejo e dizem que a Associação Comercial do Distrito de Beja (ACDB) é pouco activa. Queixam-se da concorrência deste tipo de feira e de encontrarem produtos abaixo do preço de custo nestes certames. A terceira Outlet, organizada pela empresa Stock Light, está marcada para os dias 11,12 e 13 deste mês e realiza-se no Parque de Feiras e Exposições de Beja.
http://www.vozdaplanicie.pt/

Tuesday, January 08, 2008

DESTAQUES DO AL SUL

Évora tem novo Arcebispo

Bento XVI nomeou como novo Arcebispo de Évora D. José Francisco Sanches Alves, até agora Bispo de Portalegre-Castelo Branco, noticiou a agência Ecclesia. A decisão foi anunciada terça-feira, dia em que foi ainda revelada a nomeação de D. Amândio José Tomás, até ao presente Bispo Auxiliar de Évora, como Coadjutor de D. Joaquim Gonçalves, Bispo de Vila Real. D. José Sanches Alves sucede assim a D. Maurílio Gouveia, que apresentou a renúncia do governo pastoral da Arquidiocese por ter atingido o limite de 75 anos previsto no Cân. 401§1 do Código de Direito Canónico.

32 anos a cantar Portel

O Grupo Coral de Cantares Regionais de Portel celebra este mês 32 anos de memórias e cantares. Na noite de 5 de Janeiro de 1976, um pequeno número de portelenses resolveu percorrer as ruas da vila, entoando o "Canto dos Reis", tão antigo e com tantas versões quanto as terras deste Alentejo.
http://www.noticiasalentejo.pt/

Autarcas apoiam projecto da REN com 85 quilómetros
Linha de alta tensão vai atravessar o Alentejo


Alguns dos concelhos abrangidos por esta nova infra-estrutura, como Crato, Estremoz e Sousel, continuam ainda dependentes de redes secundárias espanholas, sendo frequente os cortes de energia e os prejuízos para o comércio e indústria.
Esta nova linha de muito alta tensão, com 400 kV, irá ter cerca de 85 quilómetros de extensão entre as subestações de Falagueira, Nisa e de São Lourenço de Mamporcão (Estremoz) e fornecerá energia a vários concelhos dos distritos de Portalegre e Évora, apurou o CM junto do Instituto do Ambiente. A infra-estrutura passará pelos concelho de Nisa (freguesias de São Matias, Amieira do Tejo, Arez e Tolosa), Gavião (Comenda), Crato (Gafete, Vale do Peso, Monte da Pedra, Crato, Mártires e Aldeia da Mata), Alter do Chão (freguesia de Alter do Chão), Fronteira (Cabeço de Vide, Fronteira e São Saturnino), Monforte (Vaiamonte), Sousel (Santo Amaro) e Estremoz (freguesias de São Bento do Cortiço, São Bento de Ana Loura e São Lourenço de Mamporcão).
No projecto, cuja consulta pública terminou ontem, a REN irá investir mais de 20 milhões de euros. A empresa aguarda a Declaração de Impacte Ambiental para avançar com a infra-estrutura.
http://www.correiomanha.pt/

Escoural : Gruta encerrada há 10 meses por falta de funcionário

gruta do Escoural, encerrada há quase um ano, continua de portas fechadas, por falta de pessoal. O funcionário que trabalhou no local durante anos reformou-se em Março e deste então a gruta está fechada ao público.

Alqueva : Obras sem fiscalização devido a dispensa de arqueólogo avençado

Os trabalhos arqueológicos nas obras de Alqueva estão a decorrer há quase uma semana sem fiscalização do Ministério da Cultura, devido à dispensa do arqueólogo avençado e responsável pelo serviço
http://www.dianafm.com/

DESPORTO AL SUL



MEGA HIDRO DAS NOVAS PISCINAS COBERTAS

Inserida no plano de actividades da Escola de Natação da Câmara
Municipal de Montemor-o-Novo, realiza-se no próximo dia 12 de Janeiro,
a partir das 15h00, a iniciativa "Mega Hidro", nas Piscinas Cobertas
Municipais.A Hidroginástica é já uma modalidade com grande afluência
nas Piscinas Cobertas Municipais, contudo, nunca é demais efectuar uma
actividade diferente e de outra dimensão. Para além de promover um
estilo de vida saudável, incrementando a qualidade de vida, saúde e
bem-estar, a "Mega Hidro" pretende dinamizar e promover a prática da
actividade física através da Hidroginástica. A actividade consiste
numa aula de grupo de Hidroginástica e destina-se a todos os alunos
desta modalidade na Escola de Natação da Câmara Municipal de Montemor.
A "Mega Hidro" também pensou nos mais pequenos e, por isso mesmo,
também será leccionada uma aula de Hidro Kids para alunos de
Adaptação ao Meio Aquático 1 e 2. Inaugurada a 10 de Março de 2007, as
Piscinas Cobertas Municipais de Montemor-o-Novo alcançaram perto de
mil inscritos na época transacta. O objectivo a atingir na presente
época desportiva é chegar às 1.500 inscrições. Recordamos que os
alunos deste equipamento têm à sua disposição classes de Natação Pura
(Adaptação ao Meio Aquático - Crianças e Adultos, Aprendizagem e
Aperfeiçoamento de técnicas de nado - Nível I a III, Manutenção
Orientada, AMA 2 Adultos, Manutenção Livre) e Actividades Aquáticas
(Hidroginástica e Bebés), para além disso os utentes têm a
possibilidade de inscrever-se em utilização livre.



JUNIORES DO G.D.MONTEMOR VENCEM TORNEIO DE ABERTURA

A equipa junior de Futsal do G.D.Montemor, venceu o Torneio de Abertura do Distrital de Évora, quando ainda falta uma jornada para terminar a competição.
A equipa montemorense recebeu e venceu o SL Évora por 2-1 e beneficiou da derrota da C.B .Viana. Recorde-se que a equipa já se tinha qualificado para Final da Taça de Évora.
A Classificação neste momento é a seguinte: 1ºGD.Montemor12, 2ºSp.Viana7, 3ºCB.Benfica7, 4ºSL Évora2


Monday, January 07, 2008

DESTAQUES DO AL SUL

Construção do IP 8 de Santiago do Cacém

A população dos Distritos de Beja e Setúbal está a ser discriminada negativamente
“Os municípios atravessados pelo IP8 são dos menos desenvolvidos do País, importa, neste caso concreto, saber quais as razões que levaram o Governo a discriminar negativamente estas populações e as suas actividades económicas, relativamente a outras regiões do país” – salienta o deputado Luís Rodrigues, PSD, em requerimento que apresentou na Assembleia da República.
http://www.rostos.pt/

Turismo: Alentejo promove-se na Holanda, Bélgica e Espanha

A Holanda, Bélgica e Espanha vão ser os primeiros países a receber este ano acções de promoção das potencialidades turísticas do Alentejo, com a presença da agência regional de turismo, este mês, em feiras da especialidade.
http://diariodigital.sapo.pt/

Sunday, January 06, 2008

FUTEBOL DO FIM-DE-SEMANA – 05/06/01/08

DISTRITAL DE ÉVORA

Divisão de Honra

Estremoz 1– Monte Trigo 6
Alandroalense 0 – Calipolense 1
Borbense 0 – Torre de Coelheiros 0
Sporting de Viana 1 – Atlético 3
São Manços 1 – Escouralense 1
Bencatelense 1 – Redondense 1
Oriola 2 – Portel 1.

1ª Divisão Série A

Alcaçovense1 – Valenças 2
Cabrela 0 – Arraiolense 1
Giesteira 2 – Brotense 0
Luso Morense 2 – Fazendas do Cortiço 1
Santana do Campo 6 – Aguiar 0.

1ª Divisão Série B

Bairro Santo António 0 – Corval 0
Aldeense 0 – Azarujense 4
Perolivense 1 – Amieira 2
Rosário 3 – Arcoense 3
São Romão 0 – Santiago Maior 0.

NACIONAIS

2ª Divisão Série D

Juventude 2 – Olivais e Moscavide 3

3ª Divisão Série E

Alcochetense 0 – Estrela de Vendas Novas 0
O Elvas 2 – Oriental 2
Estrela de Portalegre 2 – Fazendense 2

3ª Divisão Série F

União 0 – Monte Gordo 2
Lusitano 0 – Cova da Piedade 0
Aljustrelense 0 – Almacilense 0

UNIÃO 0 – Beira-mar MONTE GORDO 2

A entrada em campo



As equipas

Friday, January 04, 2008

DESPORTO AL SUL

FUTEBOL PARA O FIM-DE-SEMANA 05 e 06/01/08

DISTRITAL DE ÉVORA

Divisão de Honra

Estremoz – Monte Trigo
Alandroalense – Calipolense
Borbense – Torre de Coelheiros
Sporting de Viana – Atlético
São Manços – Escouralense
Bencatelense – Redondense
Oriola – Portel.

1ª Divisão Série A

Alcaçovense – Valenças
Cabrela – Arraiolense
Giesteira – Brotense
Luso Morense – Fazendas do Cortiço
Santana do Campo – Aguiar.

1ª Divisão Série B

Bairro Santo António – Corval
Aldeense – Azarujense
Perolivense – Amieira
Rosário – Arcoense
São Romão – Santiago – Maior.

NACIONAIS

2ª Divisão Série D

Juventude – Olivais e Moscavide

3ª Divisão Série E

Alcochetense – Estrela de Vendas Novas
O Elvas – Oriental
Estrela de Portalegre – Fazendense

3ª Divisão Série F

União – Monte Gordo
Lusitano – Cova da Piedade
Aljustrelense – Almacilense

Classificações dos distritais ao início de 2008-01-02




TAÇA DE ÉVORA

SORTEIO – Quartos de Final

Jogos programados para 10 de Fevereiro 2008-01-02

Torre de Coelheiros – Atlético de Reguengos
Santo António – Alandroalense
Alcaçovense – Oriolense
São Manços ou Azarujense – Luso Morense.

OUTRAS MODALIDADES



SUB-18 DO RUGBY CLUBE DE MONTEMOR JOGAM EM SANTARÉM

A equipa de Sub18 do Rugby Clube de Montemor vai ser a única equipa do clube em competição no próximo fim-de-semana. A equipa montemorense viaja até Santarém para defrontar o quinze local. O jogo é no CNEMA às 15:00horas do dia 5 de Janeiro de 2008 e é um jogo em atraso referente à 5ªJornada do Campeonato.

MONTEMORENSE JOAQUIM CORREIA PARTICIPOU NA VITÓRIA DA SELECÇÃO PORTUGUESA

O jogador do Rugby Clube de Montemor, Joaquim Correia participou na vitória de Portugal sobre a Bélgica por 13-8, no jogo que se disputou no Estádio Universitário de Lisboa. Este foi mais um jogo de preparação para o Campeonato da Europa de Sub-18 que se realizará em Treviso (Itália), em Março de 2008.

AL SUL NO CINEMA

O filme da semana:

CENSURADO



um filme de: Brian De Palma
com: Francois Caillaud, Patrick Carroll, Rob Devaney, Izzy Diaz, Mike Figueroa, Ty Jones, Ohad Knoller, Paul O'Brien e Kel O'Neill.

Ficção inspirada em acontecimentos reais, é uma autópsia à Guerra do Iraque e às suas consequências, realizada por Brian De Palma, que conquistou o prémio de melhor realizador em Veneza.
É uma experiência única que nos obriga a reexaminar de forma radical a forma como olhamos e aceitamos os acontecimentos mundiais, filtrados pelo poder das imagens mediatizadas que as televisões transmitem. Imagens que vemos e em que acreditamos e que nos dão uma visão que podem estar a turvar a realidade.
"Censurado" centra-se num pequeno grupo de soldados americanos.


Site oficial : http://www.redactedmovie.com/