Tuesday, January 08, 2008

DESTAQUES DO AL SUL

Évora tem novo Arcebispo

Bento XVI nomeou como novo Arcebispo de Évora D. José Francisco Sanches Alves, até agora Bispo de Portalegre-Castelo Branco, noticiou a agência Ecclesia. A decisão foi anunciada terça-feira, dia em que foi ainda revelada a nomeação de D. Amândio José Tomás, até ao presente Bispo Auxiliar de Évora, como Coadjutor de D. Joaquim Gonçalves, Bispo de Vila Real. D. José Sanches Alves sucede assim a D. Maurílio Gouveia, que apresentou a renúncia do governo pastoral da Arquidiocese por ter atingido o limite de 75 anos previsto no Cân. 401§1 do Código de Direito Canónico.

32 anos a cantar Portel

O Grupo Coral de Cantares Regionais de Portel celebra este mês 32 anos de memórias e cantares. Na noite de 5 de Janeiro de 1976, um pequeno número de portelenses resolveu percorrer as ruas da vila, entoando o "Canto dos Reis", tão antigo e com tantas versões quanto as terras deste Alentejo.
http://www.noticiasalentejo.pt/

Autarcas apoiam projecto da REN com 85 quilómetros
Linha de alta tensão vai atravessar o Alentejo


Alguns dos concelhos abrangidos por esta nova infra-estrutura, como Crato, Estremoz e Sousel, continuam ainda dependentes de redes secundárias espanholas, sendo frequente os cortes de energia e os prejuízos para o comércio e indústria.
Esta nova linha de muito alta tensão, com 400 kV, irá ter cerca de 85 quilómetros de extensão entre as subestações de Falagueira, Nisa e de São Lourenço de Mamporcão (Estremoz) e fornecerá energia a vários concelhos dos distritos de Portalegre e Évora, apurou o CM junto do Instituto do Ambiente. A infra-estrutura passará pelos concelho de Nisa (freguesias de São Matias, Amieira do Tejo, Arez e Tolosa), Gavião (Comenda), Crato (Gafete, Vale do Peso, Monte da Pedra, Crato, Mártires e Aldeia da Mata), Alter do Chão (freguesia de Alter do Chão), Fronteira (Cabeço de Vide, Fronteira e São Saturnino), Monforte (Vaiamonte), Sousel (Santo Amaro) e Estremoz (freguesias de São Bento do Cortiço, São Bento de Ana Loura e São Lourenço de Mamporcão).
No projecto, cuja consulta pública terminou ontem, a REN irá investir mais de 20 milhões de euros. A empresa aguarda a Declaração de Impacte Ambiental para avançar com a infra-estrutura.
http://www.correiomanha.pt/

Escoural : Gruta encerrada há 10 meses por falta de funcionário

gruta do Escoural, encerrada há quase um ano, continua de portas fechadas, por falta de pessoal. O funcionário que trabalhou no local durante anos reformou-se em Março e deste então a gruta está fechada ao público.

Alqueva : Obras sem fiscalização devido a dispensa de arqueólogo avençado

Os trabalhos arqueológicos nas obras de Alqueva estão a decorrer há quase uma semana sem fiscalização do Ministério da Cultura, devido à dispensa do arqueólogo avençado e responsável pelo serviço
http://www.dianafm.com/

No comments: