Friday, January 11, 2008

DESTAQUES DO AL SUL

Aeroporto: Alqueva, Porto de Sines e Évora principais beneficiados

O Núcleo Empresarial da Região do Alentejo (NERE) mostra-se satisfeito com a decisão do Governo na escolha de Alcochete para o novo aeroporto. Trata-se, de acordo com o presidente do NERE, Vítor Barbosa, «de uma decisão racional, que beneficia muito o país e era a única solução possível», garante o responsável à Agência Financeira.
Aliás, para Vítor Barbosa está opção irá contribuir para desenvolver o Alentejo e «o Alqueva, Porto de Sines e Évora serão os principais beneficiados».
http://www.agenciafinanceira.iol.pt/

Aeroporto: Alcochete permitirá criar mais riqueza que na Ota

A riqueza proporcionada pelo novo aeroporto, medida pelo VAL (Valor Actualizado Líquido), será 331 milhões de euros superior em Alcochete face à Ota, de acordo com o estudo que serviu de base à opção do Governo pela localidade da margem Sul para a construção do novo aeroporto, hoje anunciada.
http://diariodigital.sapo.pt/

Aeroporto: Reguengos aplaude solução Alcochete

Reguengos de Monsaraz aplaude a solução Alcochete ontem anunciada pelo Governo para a construção do novo aeroporto internacional de Lisboa. O PM explicou a razão que levou o Governo a optar pela margem sul do Tejo e falou de compensações para a Ota. Na oposição, Paulo Portas diz que o ministro Mário Lino deveria demitir-se.
http://www.noticiasalentejo.pt/

Dotação de um milhão de euros
Fundos comunitários: Candidaturas abertas para requalificação e construção de escolas secundárias

O Programa Nacional de Valorização do Território abriu concurso para a requalificação da rede de escolas secundárias, com uma dotação de um milhão de euros, podendo as candidaturas ser enviadas até 31 de Março
. Podem candidatar-se projectos inseridos nas regiões Norte, Centro e Alentejo (Lisboa e Algarve saíram do objectivo de convergência e não são elegíveis para financiamento através do FEDER), para uma taxa máxima de co-financiamento de 85 por cento.
As tipologias de intervenção abrangem requalificação e modernização de edifícios, ampliação e construção de novas escolas, sendo beneficiário único o Estado através da empresa pública Parque Escolar, EPE.
Para 2015, as metas apontam para um total de 234 escolas intervencionadas (187.500 alunos).
http://ultimahora.publico.clix.pt/

Borba : Loja do Cidadão abre em 2008

11-Jan-2008
Borba deverá ser um dos primeiros concelhos do distrito de Évora a receber uma loja do cidadão de segunda geração. O processo está ainda no início, mas tudo aponta para que a abertura seja em 2008, disse à DianaFm o presidente da Câmara de Borba.

Marvão : Muralhas do castelo restauradas num investimentos de 350 mil euros

11-Jan-2008
As muralhas do castelo de Marvão estão a ser alvo de uma intervenção de restauro, num investimento de 350 mil euros, disse à Lusa o presidente do município local, Vítor Frutuoso.
http://www.dianafm.com/

REN investe 20 milhões em linha no interior do Alentejo

A REN vai investir mais de 20 milhões de euros numa nova linha de transporte que levará energia da Falagueira até à região de Estremoz.
«A infra-estrutura, com 85 quilómetros de comprimento, aguarda a Declaração de Impacto Ambiental estando prevista a sua entrada ao serviço para o último trimestre deste ano», adianta a gestora das redes de transporte de energia em comunicado.
http://www.agenciafinanceira.iol.pt/

No comments: