Tuesday, January 15, 2008

DESTAQUES AL SUL

Governo lança concursos para 3 auto-estradas até Junho

O Governo vai lançar concursos para a concessão de três auto-estradas no país até final do primeiro semestre do ano.
Quem o disse foi o ministro das Transportes, Obras Públicas e Comunicações, Mário Lino, durante um almoço organizado pela câmara de comércio luso-britânica, em que falava sobre a estratégia do Governo neste sector. «Destas (concessões), todas estão em concurso, excepto as três últimas. Dessas, uma será lançada até Março e as outras no primeiro semestre deste ano», afirmou.
Por ordem a que se referiu, o ministro falava da concessão da auto-estrada do Centro, (191 km), Litoral Oeste (80 km) e Alto Alentejo (110 km).
Mário Lino reafirmou também que a introdução de portagens nas SCUT é para ir para a frente e que espera fazê-lo «em breve».
http://www.agenciafinanceira.iol.pt/

Vinhos: Exportações do Alentejo cresceram 46,8% em 2 anos

Os Vinhos do Alentejo aumentaram, nos últimos dois anos, as exportações para fora da União Europeia (UE) em 46,8%, com Angola a liderar o «ranking», segundo a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA).
No ano passado, os Vinhos do Alentejo exportaram para fora da UE 8,12 milhões de litros, mais 2,58 milhões do que em 2006.
Segundo CVRA, o aumento «apenas diz respeito a vinhos certificados com Denominação de Origem, daí que não tenham sido contabilizados os valores relativos aos Vinhos de Mesa e a granel».
http://diariodigital.sapo.pt/

Nos dois últimos anos, os Vinhos do Alentejo duplicaram as exportações para fora da União Europeia. De 2006 para 2007, o aumento cifrou-se nos 46,8%, com Angola a ascender à liderança no “ranking” dos países (por troca com os EUA), ao importar mais de dois milhões de litros – mais 69,1% do que em 2006.
http://lusowine.com/

Alentejo, Norte e Lisboa lideram desemprego nacional

No ano de 2006, 7,7% dos indivíduos activos encontravam-se desempregados em Portugal, com as taxas de desemprego mais elevadas no Alentejo (9,2%), no Norte (8,9%) e em Lisboa (8,5%), indica uma síntese dos anuários estatísticos regionais do INE divulgada esta segunda-feira.
http://diariodigital.sapo.pt/

Proveitos totais por hóspede e por dormida
crescem mais no Alentejo


A hotelaria alentejana tem no período de Janeiro a Novembro de 2007 o crescimento mais forte dos proveitos totais por dormida, com um aumento em 9,7%, para 53,84 euros, e por hóspede recebido, neste caso com +11,5%, para 87,82 euros, o que reflecte a subida do tempo médio de permanência dos clientes.
http://www.presstur.com/

No comments: