Thursday, February 21, 2008

DESTAQUES AL SUL

Certificação dos Vinhos do Alentejo abrange toda a cadeia produtiva

O mercado há muito que reconhece esses valores, mas a irrefutabilidade da qualidade, pureza e genuinidade dos Vinhos do Alentejo é comprovada pela certificação de toda a cadeia produtiva. É que tanto a ATEVA - Associação Técnica dos Viticultores do Alentejo (que presta serviços à Comissão Vitivinícola Regional Alentejana) como o próprio laboratório estão certificados segundo as mais exigentes normas de qualidade.
A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana demonstra assim a sua determinação e empenho na demanda da qualidade, com o objectivo de consolidar a liderança no mercado nacional que, no último ano móvel, se cifrou em 45,3% do volume total das vendas na Grande Distribuição e no canal Horeca.
http://lusowine.com/

Alentejo possui quatro unidades móveis de saúde e vai ter mais cinco este ano

O Alentejo colocou em funcionamento, no espaço de pouco mais de um ano, quatro unidades móveis financiadas pelo Ministério da Saúde que funcionam como consultórios médicos, devendo ainda este ano surgir mais cinco viaturas do género.
Com a de Borba em funcionamento a partir de hoje, a Administração Regional de Saúde do Alentejo (ARSA) pretende disponibilizar, ainda este ano, mais cinco viaturas do género, também com o apoio de fundos comunitários, que vão ser colocadas em Avis (Portalegre) e, previsivelmente, Almodôvar e Odemira (Beja), Portalegre e Montemor-o-Novo (Évora).
http://sol.sapo.pt/

Nisa: falta de segurança fecha Castelo da Amieira

O castelo de Amieira do Tejo, no concelho de Nisa, está fechado há dois anos por falta de condições de segurança.
Erigido no século XIV, o castelo, que é monumento nacional, integrou a chamada Linha do Tejo, de defesa da fronteira, na margem Sul do Tejo.
A tutela do castelo da Amieira pertence ao Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR), que tem vindo a adiar a realização de obras de manutenção no monumento.
http://www.radioelvas.com/

Montemor-o-Novo : Muralha do Castelo ameaça ruir

Um troço de cerca de 80 metros da muralha do Castelo de Montemor-o-Novo ameaça ruir, denunciou hoje o autarca local. “Várias parcelas de muralha que estão em risco de ruína e que podem qualquer momento desmoronar, nomeadamente se houver chuvadas fortes”, disse à DianaFm Carlos Pinto de Sá. Segundo o autarca, “o caso mais preocupante é num pano de muralha com 80 metros virado a norte, que está em muito mau estado”. Sublinhando que as muralhas são da responsabilidade do Estado português, Carlos Pinto de Sá pede uma intervenção urgente, antes que a muralha venha abaixo.

Alentejo : Maior central solar do mundo deverá começar a produzir electricidade em Março

A maior central solar do mundo, em construção no concelho de Moura, deverá começar a funcionar em Março, num investimento de 237,6 milhões de euros para produzir energia "limpa" para a rede eléctrica nacional durante 25 anos. A Central Solar Fotovoltaica de Amareleja, com uma capacidade instalada de 46,41 megawatts pico e 35 megawatts de potência de injecção na rede, está a ser construída num terreno de 250 hectares, perto daquela vila do concelho de Moura e considerada a "terra mais quente de Portugal", devido aos recordes de temperatura máxima no Verão.
http://dianafm.com/

No comments: