Friday, February 01, 2008

CINEMA AL SUL

Esta semana, com feriado pelo meio 2 filmes.

CRISTÓVÃO COLOMBO - O ENIGMA



Realizador:Manoel de Oliveira
Elenco:Ricardo Trêpa, Manoel de Oliveira, Leonor Baldaque, Maria Isabel de Oliveira e Luis Miguel Cintra.

A tese do nascimento de Colombo na vila de Cuba é defendida no livro "Cristóvão Colon (Colombo) era Português" publicado em 2006 pelo historiador luso-americano Manuel Luciano da Silva e a sua mulher Sílvia Jorge da Silva e em que o filme se baseia.
Numa nota de intenções, Manoel de Oliveira, 99 anos, o mais velho realizador ainda em actividade, frisou que este seu filme não é "científico ou histórico, nem de carácter propriamente biográfico", sendo, sim, "uma ficção de teor romanesco, evocativa da grandiosa gesta dos Descobrimentos Marítimos".

(Veja Cinema Português)

EXPIAÇÃO



Juntos pelo amor. Separados pelo medo. Redimidos pela esperança.
No dia mais quente do Verão de 1935, Briony Tallis, uma jovem de 13 anos, vê a sua irmã mais velha, Cecilia (Keira Knightley), despir as suas roupas e mergulhar na fonte do jardim da sua casa de campo. Junto a Cecilia, está o filho do caseiro, Robbie Turner (James McAvoy), um amigo de infância que, tal como com a irmã de Briony, se diplomou recentemente em Cambridge. No final desse dia, a vida dos três personagens terá mudado para sempre. Robbie e Cecilia terão ultrapassado uma fronteira, da qual nunca antes tinham ousado sequer aproximar-se, e ter-se-ão tornado vítimas da imaginação vívida da jovem. Briony, por seu lado, terá cometido um terrível crime, que procurará expiar toda a sua vida…

Realização: Joe Wright
Com: Keira Knightley, James McAvoy, Saoirse Ronan, Romola Garai, Vanessa Redgrave, Brenda Blethyn

Saiba mais em : http://www.atonementthemovie.co.uk/site/site.html

(a não perder)

No comments: