Thursday, October 16, 2008

DESTAQUES AL SUL

Água da albufeira de Alvito em risco

A empresa gestora do Alqueva revelou, esta quarta-feira, que está a limpar a albufeira de Alvito, após ter detectado, durante um esvaziamento parcial, materiais que poderiam degradar a qualidade da água usada para regar e abastecer cinco concelhos, informa a Lusa.
http://diario.iol.pt/

Estremoz : Ministro autoriza concurso para construção da Barragem de Veiros

16-out-2008
O lançamento de um concurso público para a empreitada de construção da Barragem de Veiros, em Estremoz, já foi autorizado pelo governo, o que permitirá concretizar uma “velha aspiração” da população local.
http://dianafm.com/

1 comment:

Anonymous said...

A barragem tem 30 anos e as árvores submersas AINDA ajudam no aumento da carga orgânica? Ou o problema será a decomposição dos tijolos dos montes submersos?

Factores que degradam a qualidade da água:
Vide: http://www.aprh.pt/congressoagua2008/PDF/congressoh20-2008.pdf pág.s 7, 17, etc

Riscos para o espelho de água?
a) A navegação a motor é proibida pelo POA!! Além de qeu umas bóias resolviam o problema...
Praias fluviais? Seria aceitável se numa ou noutra zona localizada fosse encessário fazer uma limpeza mais profunda. No entanto, como Alvito vai receber água de Alqueva, só não mantém uma cota fixa (mínima) na barargem se não quiserem (excepto nas alturas de maior pluviosidade que pdoe subir algo).
Lembro ainda aos pescadores o que a remoção de estruturas vai fazer á composição da biomassa piscícola. Principalmente no que se refere aos achigãs.

Deixo algumas imagens para meditar, e um pedido aos habitantes locais para fotografarem o que for possível ANTES/DURANTE e DEPOIS desta "mass destruction" (e eventualmente moverem-se para a tentar travar/minimizar) de boa parte do encanto da barragem...
http://olhares.aeiou.pt/agua_em_tempo_d ... 55941.html
http://olhares.aeiou.pt/ouro_sobre_azul/foto551955.html
http://www.panoramio.com/photo/5828214
http://olhares.aeiou.pt/ponte_romana_de ... 95926.html
http://olhares.aeiou.pt/alentejo_ao_por ... 17293.html
http://flickr.com/photos/nmorao/445857810/