Wednesday, October 22, 2008

DESTAQUES AL SUL

Agricultura: Ministério prepara venda da Herdade da Revilheira

A herdade da Revilheira, no concelho de Reguengos de Monsaraz, até agora propriedade do Estado e gerida pela Direcção-Regional de Agricultura do Alentejo, vai ser colocada à venda. O Ministério da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas já informou os funcionários que a herdade vai transitar para a Parpública, SGPS, processo que vai marcar o arranque para a venda do imóvel.
http://www.noticiasalentejo.pt/

Campeonatos das Profissões são hoje apresentados pelo IEFP.

A competição vai decorrer em Beja entre 27 e 30 de Outubro.
Para apresentar a fase regional dos SkillsPortugal/ Campeonatos das Profissões, a Delegação Regional do Alentejo do Instituto do Emprego e Formação Profissional, promove esta tarde no auditório do Centro de Formação Profissional de Beja, na Quinta de Santo António, uma conferência de imprensa.
A fase regional da competição, realiza-se em Beja, entre 27 e 30 de Outubro, permite o acesso à fase nacional, que, por seu turno, selecciona os representantes de Portugal nos Campeonatos Internacionais, que se realizam de dois em dois anos.
A 40ª edição dos WorldSkills, realiza-se entre 1 e 7 de Setembro de 2009, e terá lugar em Calgary, cidade do Canadá.
http://www.vozdaplanicie.pt/

Área para deposição de resíduos de mármores começa a funcionar amanhã no Alentejo
Depósito de mármores custou 5,6 milhões de euros


A primeira das quatro áreas para deposição comum de resíduos provenientes da exploração de mármores no Alentejo começa a funcionar amanhã em Borba. Este depósito, que tem uma área de 20,8 hectares, permite igualmente armazenar e valorizar todas as tipologias de resíduos e subprodutos.
De acordo com os responsáveis da empresa EDC Mármores, esta área de Borba e as quatro vias de acesso que foram construídas pelo município local envolveram um investimento de 5,6 milhões de euros que foi pago pelo Programa Operacional Regional do Alentejo e por fundos do Estado Português e da União Europeia.
As próximas áreas de deposição de resíduos de mármore vão ser criadas em Estremoz e Vila Viçosa, concelho que deverá acolher dois espaços distintos de depósito.
http://www.correiomanha.pt/

Expo Água: Alqueva, Alentejo e aquíferos: novos desafios

Na sessão «Antecipar a crise, intervindo na origem – Gestão integrada e conservação dos recursos hídricos», Augusto Costa, director do departamento de Hidrogeologia do Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Inovação, referiu que «o Alqueva é uma oportunidade para melhorar a qualidade da água nos aquíferos», uma vez que irá permitir que os aquíferos contaminados com nitratos provenientes da agricultura recuperem.
http://www.ambienteonline.pt/

No comments: