Thursday, October 23, 2008

DESTAQUES AL SUL

Mármores: Ministro do Ambiente inaugura hoje área para depositar resíduos da exploração em Borba

23-Out-2008
A primeira de quatro áreas para deposição e processamento de resíduos provenientes da exploração de mármores, previstas para o Alentejo, é inaugurada hoje à tarde em Borba pelo ministro do Ambiente, Francisco Nunes Correia
http://www.radioportalegre.pt/

Feira do Mármore em Vila Viçosa abre hoje

A quinta edição da Feira do Mármore do Alentejo (FIMAL) começa hoje em Vila Viçosa, certame que conta com a presença de 50 expositores e pretende contribuir para reanimar um sector que atravessa dificuldades. A FIMAL, organizada pela Câmara Municipal de Vila Viçosa, decorre até domingo para promover a zona dos mármores alentejanos, sobretudo a actividade no concelho de Vila Viçosa.No âmbito da FIMAL, decorre sexta-feira e sábado a sétima edição do Congresso Internacional da Pedra Natural.
http://www.radioelvas.com/

Ministro Jaime Silva inaugurou o novo Centro de Valorização do Montado com o objectivo de resolver «problemas de fundo» da floresta portuguesa

O ministro da Agricultura defendeu esta quarta-feira a necessidade de resolver os «problemas de fundo» que afectam o montado, «símbolo máximo» da floresta mediterrânica que tem agora, no Alentejo, um centro nacional para a sua defesa e valorização, noticia a agência Lusa.
O ministro Jaime Silva inaugurou, na vila alentejana de Portel, distrito de Évora, o Centro Nacional de Valorização do Montado, organismo que, frisou, vai «dinamizar todas as vertentes» relacionadas com aquele ecossistema.
http://diario.iol.pt/

Feira "desvenda" mundo rural e promove vinhos do Sul do país

Setenta produtores vinícolas participam na segunda Vinipax, considerado "o maior certame de vinhos das regiões do Sul do país" e uma das principias ofertas da feira RuralBeja, que vai decorrer entre sexta-feira e domingo.
Expositores de 70 produtores das regiões vinícolas do Alentejo, Ribatejo, Terras do Sado e Algarve, comércio e provas de vinhos, as II Jornadas de Enoturismo, um colóquio e acções gastronómicas são as principais ofertas da Vinipax - Vinhos e Sensações do Sul.
http://www.destak.pt/

Quercus quer suspender eficácia da Declaração de Impacte Ambiental do Parque Alqueva

«A Quercus, em sequência da Declaração de Impacte Ambiental (DIA) favorável condicionada emitida pelo secretário de Estado do Ambiente em relação ao projecto Parque Alqueva, instaurou no passado dia 22 de Setembro, contra o Ministério do Ambiente, no Tribunal Administrativo e Fiscal de Lisboa, uma providência cautelar de suspensão de eficácia e uma acção administrativa especial de impugnação da DIA, circunscrita à área dos povoamentos de azinheira». A associação ambientalista só ontem tornou pública a iniciativa judicial.

Rendimentos: Autarcas arriscam mandato - Diário Económico

Seis presidentes de câmara têm o mandato em risco por não terem actualizado as declarações de rendimentos junto do Tribunal Constitucional, segundo o Diário Económico. Figuram nesta lista José Ernesto Oliveira (Évora), José Apolinário (Faro),Joaquim Lopes Dias (Castelo Branco), Carlos Encarnação (Coimbra), Francisco Moita Flores (Santarém) e Berta Cabral (Ponta Delgada).
http://www.noticiasalentejo.pt/

No comments: