Thursday, November 22, 2007

AL SUL DIVULGAÇÃO

TGV limita construções no corredor de 400 metros até à fronteira

A partir de hoje, quem quiser construir ou ampliar edifícios, fazer aterros ou até deitar árvores abaixo no percurso do TGV entre os concelhos da Moita e Elvas vai ter que pedir licença à Refer. Quem não cumprir, de acordo com o Decreto-Lei publicado ontem em Diário da República, pode ver a obra embargada ou demolida, sem direito a qualquer indemnização, escreve o «Correio da Manhã».
Moita, Palmela, Montijo, Vendas Novas, Montemor-o-Novo, Arraiolos, Évora, Redondo, Vila Viçosa, Alandroal e Elvas são os concelhos abrangidos pelas medidas preventivas que se aplicam apenas a novos licenciamentos que visam proteger um corredor com cerca de 400 metros até à fronteira, de acordo com fonte da Rede Ferroviária de Alta Velocidade (RAVE).
http://www.agenciafinanceira.iol.pt/

Municípios alentejanos integram candidatura ao Polis

Santiago do Cacém é o único município com duas cidades, integrado no projecto “Corredor Azul- Rede Urbana para a Inovação e Competitividade”, que apresentou , em 16 de Novembro, ao Governo, uma candidatura no âmbito da Política de Cidades - Polis XXI. Integram a rede as cidades de Santiago do Cacém, Vila Nova de Santo André, Sines, Évora, Montemor-o-Novo, Arraiolos, Vendas Novas, Estremoz, Borba, Vila Viçosa e Elvas. Aos municípios promotores junta-se na candidatura o apoio de parceiros, nomeadamente: Instituto de Emprego e Formação Profissional, Universidade de Évora, Instituto Politécnico de Portalegre, ADRAL e Cevalor – Parques Tecnológicos.
http://www.noticiasalentejo.pt/

Maria Cavaco Silva preocupada com envelhecimento da população

Maria Cavaco Silva afirmou ontem, no Alentejo, que está preocupada com o envelhecimento da população, a interioridade e as zonas deprimidas do país.
As preocupações da mulher do Chefe de Estado foram proferidas na inauguração de um lar de idosos, numa aldeia do concelho do Crato, com pouco mais de 350 habitantes.
Na área da solidariedade social, Maria Cavaco Silva deixou ainda outras preocupações relacionadas com os grandes centros urbanos.

Aeroporto : Serpa e Moura contra novo campo de tiro

Os autarcas de Serpa e Moura estão contra à instalação de um campo militar nos seus concelhos, no caso de o novo aeroporto ir para Alcochete, revela a edição de hoje do jornal Público.
Em causa está um empreendimento turístico de capital espanhol, projectado para o mesmo local.
http://www.dianafm.com/

No comments: