Thursday, November 15, 2007

DESTAQUES DO AL SUL

Cereal killer
(Pedro Santos Guerreiro)

Este ano, os produtores agrícolas portugueses estão a aumentar significativamente a área de cultivo de cereais. Em vários casos, a sementeira que por estes dias se faz vai duplicar ou mesmo triplicar. Porquê? Porque dá dinheiro. O mercado está a vingar-se do dirigismo da PAC.
http://www.negocios.pt/

Fluviário e Universidade querem reproduzir peixe do Guadiana em extinção

A recuperação em cativeiro do saramugo, espécie de peixe da Bacia Hidrográfica do Guadiana, e uma das mais ameaçadas do mundo, poderá ser um dos primeiros projectos do núcleo de investigação a criar no Fluviário de Mora.
Este núcleo, segundo explicou à Lusa o presidente do Fluviário, vai arrancar "o mais rápido possível", fruto de uma parceria entre a instituição e a Universidade de Évora.
O acordo entre a academia e o Fluviário abrange estágios científicos e técnicos, utilização de equipamentos e espaços, acesso a bibliotecas e redes de informação e actividades nos domínios do ensino e formação.
http://www.dianafm.com/

PS de Évora defende regionalização e um só Alentejo

A Federação Distrital de Évora do PS reiterou a defesa da regionalização e de criação de uma única região administrativa no Alentejo, garantindo ser “um projecto sério e com vantagens para as pessoas”
http://correioalentejo.com/

Maltibérica já compra cevada a 257 produtores portugueses

A Maltibérica, fábrica de malte, já tem contratos com 257 produtores nacionais, esperando na próxima campanha receber 30.600 toneladas de cevada, mais 11% que no ano anterior.
http://diariodigital.sapo.pt/

No comments: