Monday, November 19, 2007

AL SUL DESTAQUES

Alqueva : Aldeia da Luz faz hoje cinco anos

segunda-feira, 19 Novembro 2007
A nova aldeia da Luz, construída devido ao Alqueva, cumpre hoje cinco anos da sua inauguração pelo então primeiro-ministro Durão Barroso, mas o autarca local e moradores garantem que velhos problemas continuam sem resolução.
http://www.dianafm.com/

Verbas relançam turismo e produção

O secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Rui Baleiras, considerou, ontem, em Elvas, o investimento de 1.500 milhões de euros no Alentejo uma "enorme janela de oportunidades" para a região, na sessão de apresentação do Programa Operacional do Alentejo (POA).
De acordo com o governante, as verbas a receber até 2013, integradas no Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), irão lançar novos projectos e desenvolver "uma série de investimentos públicos-âncora", com vista a relançar o turismo, a agricultura e a terciarização na região.
http://jn.sapo.pt/

Albufeira de Alqueva já pode iniciar o abastecimento público de água

Numa terra ciclicamente martirizada pela seca, como se teme para os próximos meses, a Barragem de Alqueva, no Alentejo, já está em condições de “entrar em acção” para abastecer de água as casas de milhares de alentejanos.
Ao longo dos próximos três anos, as águas de Alqueva, que será o maior lago artificial da Europa, vão abastecer, progressivamente, as casas de dois terços (cerca de 200 mil) dos habitantes dos distritos de Évora e Beja, numa operação que, em caso de emergência, poderá começar a qualquer hora.
http://publico.clix.pt/

Infra-estrutura da Força Aérea de Alcochete seria deslocada para o Alentejo

Está encontrada a alternativa ao Campo de Tiro de Alcochete no caso da zona ser escolhida para o novo aeroporto de Lisboa. Os terrenos para acolher o campo de treino da Força Aérea ficam no Alentejo, numa região quase abandonada entre Serpa e Mértola.
http://sic.sapo.pt/online/

Alentejo regista crescimento no turismo em Setembro

O Alentejo registou no mês de Setembro crescimentos superiores aos da média nacional nos principais indicadores estatísticos da actividade turística, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística.
As dormidas aumentaram 10,5 por cento em Setembro, o que contribuiu para que no período acumulado de Janeiro a Setembro o crescimento superior a 15 por cento do Alentejo fosse o mais elevado do conjunto das regiões do país.
http://www.turisver.com/

ARS do Alentejo promove «Fórum de Saúde Sexual»

A Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo vai promover no dia 20 de Novembro, em Évora, o «Fórum Saúde Sexual e Reprodutiva», de forma a promover as reflexões e boas práticas institucionais.
A iniciativa tem entrada gratuita, e vai decorrer no Auditório da Direcção Regional de Saúde do Alentejo, como informa o portal Saúde.pt.
O evento pretende chamar a atenção para a necessidade de planeamento familiar em Portugal, promovendo experiências de boas práticas onterinstitucionais, e ainda aspectos éticos e legais da interrupção voluntária da gravidez.

Cremações disparam com novas atitudes perante a morte

Em Ferreira do Alentejo: em 2001 houve 48 cremações, que passaram para 134 no ano seguinte. Este ano já somam 235.
Não há margem para dúvidas: a cremação dos cadáveres não pára de aumentar em Portugal. E tanto assim é que já estão previstos pelo menos mais três fornos crematórios.
http://publico.clix.pt/

No comments: