Monday, July 16, 2007

AL SUL DÁ DESTAQUE...

O grande potencial alentejano

Um estudo do IPDT revela que o vinho e gastronomia alentejana são os produtos que mais atraem turistas ao Baixo Alentejo. O mesmo estudo aponta a criação de lojas turísticas e «wine-spas» como forma de rentabilização do potencial turístico da região.
http://www.oprimeirodejaneiro.pt/

Montemor-o-Novo recebe novo aldeamento de luxo.

Um novo aldeamento turístico de cinco estrelas vai nascer em Montemor-o-Novo.O investimento ronda os 45 milhões de euros e as obras deverão arrancar em 2008, avançou a «Lusa».
O projecto já conta com pedido de informação prévia aprovado pela Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, com pareceres favoráveis quanto à localização pela Direcção-Geral do Turismo (DGT) e Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA).
A consulta pública da Avaliação de Impacte Ambiental começou esta semana e prolonga-se durante 30 dias, devendo a Declaração de Impacte Ambiental ser emitida até 26 de Outubro.
Depois desse processo terminar, explicou hoje à agência o vice-presidente da autarquia de Montemor-o-Novo, António Danado, o projecto terá de ser licenciado pelo município.
«Tratam-se de investidores ligados ao concelho e é um projecto com bastante interesse para Montemor-o-Novo, muito importante para a dinamização turística. Mas teremos ainda que aguardar a conclusão de todos os procedimentos legais a seguir», acrescentou.
Parte das unidades será alienada
O aldeamento prevê um total de 555 camas turísticas, repartidas por 132 moradias, 62 das quais «villas» individuais, com tipologias V3 a V5.
Quanto às restantes 70 unidades turísticas, duas dezenas serão individuais com serviço hoteleiro associado, tendo tipologias V2 e V3, e meia centena serão moradias geminadas T2.
«Uma parte das unidades turísticas será alienada, como permite o regime jurídico dos aldeamentos turísticos, sendo as outras objecto de exploração turística», revelou a mesma fonte.
O projecto vai incluir ainda um spa, lago artificial, duas piscinas ecológicas, restaurante, heliporto, espaços verdes, pomares de citrinos, uma área de vinha com cerca de nove hectares e uma pequena adega.
O empreendimento vai ser gerido em parceria com o Grupo Lágrimas e o projecto é da responsabilidade de cinco arquitectos, três deles portugueses (José Paulo dos Santos, João Carrilho da Graça e a empresa de arquitectura Promontório) e dois estrangeiros (Peter Maekly e Sergisson Bates).
http://www.agenciafinanceira.iol.pt/

Objectores dificultam abortos no Alentejo

Os três hospitais do Alentejo vão ter vida difícil para aplicarem a nova lei do aborto.
Em Évora, todos os obstetras (dez) invocaram o estatuto de objector de consciência, levando a Administração Regional de Saúde (ARS) a estabelecer protocolos com as unidades hospitalares de Beja e Portalegre para onde as parturientes deverão ser encaminhadas. Só que também aqui seis médicos, de um total de 13, requereram idêntico estatuto (cinco em Beja entre nove e um dos quatro existentes em Portalegre) pelo que se adivinha sobrecarga de pedidos.
http://dn.sapo.pt/

Um museu tornou este coleccionador "o homem mais feliz do Alentejo

António Cachola. É economista e começou a coleccionar obras de arte há 20 anos. Agora, conseguiu reunir as suas aquisições no museu que a autarquia de Elvas lhe construiu a partir de um hospital do séc. XVIII. E tornou-se uma espécie de "Joe Berardo do Alentejo"
O economista e coleccionador de arte contemporânea António Cachola considera-se um dos homens mais felizes do Alentejo. O seu sonho tornou-se recentemente uma realidade após vinte anos a investir em trabalhos de arte contemporânea (todos eles de autoria de artistas portugueses). Vê agora todo o seu espólio em exposição no novo Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE).
http://dn.sapo.pt/

No comments: