Wednesday, July 04, 2007

DESTAQUES AL SUL

Lactogal investe 50 milhões em nova fábrica

A Lactogal vai investir 50 milhões de euros numa nova fábrica de queijos em Oliveira de Azeméis. A unidade, que deverá estar a laborar em 2009, vai substituir a produção de duas fábricas, localizadas em Sanfins (Aveiro) e Avis (Alentejo), afirmou ao DN José Passinhas, administrador-delegado da Lactogal.
O recrutamento para a nova fábrica, que ainda não tem o número de postos de trabalho definido, será feito nas duas unidades em actividade (onde trabalham 150 pessoas)". A de Sanfins será encerrada, mas dada a proximidade geográfica, José Passinhas prevê que praticamente todos os trabalhadores transitem para Oliveira de Azeméis.
Quanto à unidade de Avis, "está em aberto a possibilidade de ser aproveitada para formatos mais tradicionais e de origem, uma vez que é uma fábrica muito antiga, que exige muita componente manual". Por esta razão, a produção em Avis não é competitiva no mercado de massas.
No caso da Lactogal optar por encerrar a fábrica, José Passinhas admite poder existir um excedente de pessoal, que devido à idade avançada, deverá ter dificuldade de deslocação para Oliveira de Azeméis. De qualquer forma, "a Lactogal convidará sempre as pessoas mais qualificadas de Avis a integrar a nova fábrica".
http://dn.sapo.pt/

Romaria a Cavalo Moita
Viana do Alentejo com balanço positivo


Cerca de 80 romeiros que participaram na VII Romaria a Cavalo Moita – Viana do Alentejo, entre 25 e 29 de Abril, estiveram reunidos, no passado dia 30 de Junho, num jantar de romeiros, no Restaurante Solar da Freira.
Durante a iniciativa, que promoveu o reencontro e o convívio salutar entre os participantes, foi apresentado o relatório de contas da VII Romaria a Cavalo Moita – Viana do Alentejo.
"O sucesso desta iniciativa, promovida por uma comissão organizadora composta pelas Câmaras Municipais da Moita e Viana do Alentejo, pela Associação de Romeiros da Tradição Moitense e pela Associação Equestre de Viana do Alentejo permitiu que, este ano, sejam doados, pela comissão organizadora, 500 euros à Paróquia da Moita e 500 euros à Paróquia de Viana do Alentejo, para actividades de solidariedade social." - sublinha a Câmara Municipal da Moita.
A VIII Romaria a Cavalo Moita – Viana do Alentejo tem já datas marcadas e irá decorrer de 23 a 27 de Abril de 2008
http://www.rostos.pt/

Portugal tem condições para aproveitar fundos, diz comissária

A comissária europeia do Desenvolvimento Regional, Danuta Hubner, disse hoje que Portugal está em condições de aproveitar os fundos comunitários e a política regional da União Europeia.
Na sua visita à escola de pilotos de Évora, com o ministro do Ambiente, e um dia depois da assinatura formal do Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN), Danuta Hubner afirmou que «as regiões portuguesas estão preparadas para a utilização futura da política regional europeia».
A União Europeia quer ajudar Portugal a trazer mais pessoas para o Alentejo e o envelope financeiro de 21,5 mil milhões de euros vai ajudar a fazer isso, acrescentou.
O ministro do Ambiente, Nunes Correia, mostrou-se «muito satisfeito» com as declarações da comissária e afirmou que o Governo quis visitar o Alentejo, uma região «tradicionalmente de futuro incerto», para que a comissária visse que Portugal «está a gastar bem os fundos comunitários e que ainda os pode gastar melhor».
http://diariodigital.sapo.pt/

Portugal é rico em energia solar
MOURA TEM A MAIOR DA EUROPA

A maior central fotovoltaica da Europa está localizada em Moura, no Alentejo.
A sua capacidade de produção é de 62 megawatts de energia.
http://www.correiomanha.pt/

No comments: