Thursday, April 26, 2007

DESTAQUES DO AL SUL

Energia: Empresa alemã investe 12 ME em parque solar no Alentejo

Uma empresa alemã de energias renováveis está a instalar um parque solar em Almodôvar (Beja), num investimento de 12 milhões de euros que vai permitir produzir energia "limpa" para a rede eléctrica nacional nos próximos 25 anos.
http://www.radioportalegre.pt/

Novo barco do Alqueva permite casamentos e baptizados

Os "palcos" mais tradicionais para casamentos e baptizados vão ter, no Alentejo, a partir de Maio, um novo e original concorrente: um barco, para 120 pessoas, oferece condições para tais cerimónias, em plena albufeira de Alqueva.
Com capacidade para 120 passageiros, a que se somam três a cinco tripulantes, o "Guadiana", orçado em 600 mil euros, ainda vai acabar de ser montado, visto que lhe falta o piso superior e toda a componente de electrónica, de vídeo e de som.
Embora não disponha de restauração a bordo, os passeios com refeições vão estar disponíveis, desde que reservados com marcação prévia.
http://www.opcaoturismo.com/

Alcáçovas : Possível encerramento do posto da GNR preocupa deputado do PCP

O deputado do PCP João Oliveira mostrou-se ontem preocupado com o possível encerramento do posto da GNR de Alcáçovas, depois de uma visita ao concelho de Viana do Alentejo.
Em declarações à DianaFm, o deputados eleito pelo distrito de Évora, criticou a intenção do Governo de encerrar serviços públicos.
“É mais um reflexo da politica de encerramento publico, que atinge agora as forças de segurança”disse João Oliveira.

Suicídio : Aumento em Portugal desde 2000, sobretudo no Alentejo

As mais altas taxas de suicídio ocorrem no Alentejo, sobretudo no litoral, estando este elevado número relacionado, segundo o especialista, com questões como o isolamento e a menor religiosidade.
http://www.dianafm.com/

BaixoAlentejo«hollywoodesco»

O Baixo Alentejo quer transformar-se numa “Região do Cinema” e assumiu-se como a “zona ideal” para acolher uma espécie de “Hollywood Europeia” destinada a rodagens para produção de filmes. O projecto é liderado pelo actor Nicolau Breyner, natural daquela região.
O projecto, que pretende transformar o Baixo Alentejo numa “região demarcada de cinema”, é liderado pelo actor e empresário Nicolau Breyner e pelo presidente da Associação Comercial do Distrito de Beja (ACDB), António Saleiro.
Um grupo de empresários franceses e norte-americanos ligados à indústria cinematográfica está à procura de locais para rodar filmes num país com pouca chuva e muito sol, no Sul da Europa ou Norte de África.
http://www.oprimeirodejaneiro.pt/

Cal está a deixar Alentejo

A caiação entrou em crise no Alentejo. Em dez anos, pelo menos, 50% da população virou costas ao modelo tradicional, garantem pintores e fornecedores ao DN. "Só os mais idosos vão tendo paciência para isso", diz Marco Pereira Dias, um pintor que há duas décadas percorre todos os concelhos do Baixo Alentejo, sendo que os serviços em cal "praticamente terminaram" há cinco anos. A única excepção são as igrejas.
http://dn.sapo.pt/

No comments: