Monday, April 02, 2007

AL SUL DESTAQUES

Efacec Ambiente constrói estação de triagem da Amcal

A Associação de Municípios do Alentejo Central (Amcal) a investir cerca de 700 mil euros na construção de uma estação de triagem de papel, cartão, plástico, esferovite e metal. A empreitada foi adjudicada à Efacec Ambiente.
A infra-estrutura ficará localizada junto ao aterro sanitário de Vila Ruiva. É neste local que está também em curso a remodelação das instalações de apoio do aterro, uma obra que custará cerca de 400 mil euros.
http://www.ambienteonline.pt/

Évora : Eleita vice-presidente da Aliança de Cidades Europeias

Com sede em Arles em França, o organismo, que está a comemorar dez anos de existência, conta actualmente com 35 cidades de 11 países europeus. Trata-se de uma associação sem fins lucrativos, de cidades e territórios que partilham objectivos de desenvolvimento sustentável, global e local, baseados na valorização do seu património material e imaterial.
http://www.dianafm.com/

Exportamos espumante alentejano para França e Suíça

José Canita, presidente da CARMIM – Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz, falou ao 'CM' sobre os produtos desta empresa.
Trata-se de uma experiência da CARMIM, que está sempre a inovar e a evoluir. Demos o Monsaraz DOC a provar à Comissão Vitivinícola do Alentejo, que lhe atribuiu a categoria de Colheita Seleccionada. Quisemos fazer um espumante de qualidade genuína do Alentejo, região que é conhecida por ter vinhos maduros. O mercado está muito direccionado para determinado tipo de marca de espumante e a CARMIM está a entrar lentamente, com uma quantidade limitada: 14 mil garrafas.

BT/GNR: Falta de meios no Alentejo e Algarve
Estradas sem patrulhas


Segundo o CM apurou, os comandantes da BT têm sido obrigados, por ordens superiores, a canalizar os poucos efectivos disponíveis para os itinerários principais das duas regiões, deixando sem controlo estradas de ligação entre o Alentejo e o Algarve como a EN2 (Almodôvar a Loulé), EN120 (Odemira a Lagos) e a EN122/IC27 (Beja a Castro Marim), onde ocorreu recentemente um assalto à mão armada a um posto de combustível.
http://www.correiomanha.pt/

Grandes obras com custos gigantescos

António Martins, Biólogo

………….
………….
Emergiu o Alqueva! Construiu-se uma barragem, inundaram-se solos e vivências, criaram-se sociedades e modelos de gestão e a zona do Alentejo, que teoricamente ficaria mais rica, continua a sentir a brisa do despovoamento e o silêncio da pobreza.
Mais uma grande obra que tarda em retribuir às populações as compensações por perderem o território que durante séculos as acompanhou.
Por enquanto, o Alqueva é pouco mais do que um local onde se armazena água. Os projectos complementares do maior lago artificial da Europa, tardam em chegar.
http://jn.sapo.pt/

Militares da GNR “abandonados”

Guardas denunciam falta de condições para trabalhar no Rali Portugal
A Associação dos Profissionais da Guarda está indignada com a forma como foi organizada a segurança do Rali Portugal, sobretudo nas especiais do Algarve e Alentejo. Os militares da GNR dizem que a falta de condições para trabalhar não é uma situação inédita.
http://sic.sapo.pt/

Alentejo recebe “4All Challenge Aventura” a partir de 13 de Abril

Alvito, Cuba, Ferreira do Alentejo e Vidigueira recebem entre 13 e 15 de Abril, o “4All Challenge Aventura no Alentejo” e “Festival Multi-Étnico”, no âmbito do projecto i9tur.
Assim, o “4All Challenge Aventura no Alentejo” vai proporcionar uma verdadeira “Corrida de Aventura”, com os participantes a terem contacto directo com a natureza, com a cultura, património e paisagens da região durante três dias.
Integrado no 4All Challenge está ainda o Festiva Multi-Étnico que se realiza em Cuba, no dia 14 de Abril, e onde a música e dança Folk&Étnica apresentará as artes únicas da cultura regional alentejana.
http://www.turisver.com/

No comments: