Monday, April 23, 2007

DESTAQUES DO AL SUL

Vinha / Alentejo: Seguro de colheitas é contratado por cooperativas e por produtores

O presidente da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), Joaquim Madeira, disse à agência Lusa que as cooperativas tomam a seu cargo o seguro de colheitas para os seus filiados, enquanto os produtores privados da região contratam o seu, em termos individuais, apesar dos riscos de catástrofes naturais serem inferiores a outras regiões vitícolas do país.
No caso do Alentejo, que abrange oito sub-regiões vitivinícolas e uma produção anual superior a 90 milhões de litros de vinho, são as cooperativas e produtores privados que contratam os seguros de colheitas para fazer face a prejuízos causados por catástrofes naturais, como granizo, geadas e trombas de água.
Durante a época das vindimas no Alentejo, em Agosto e Setembro, "é muito raro chover e as temperaturas altas são propícias para a maturação da uvas", observou. O Alentejo abrange as sub-regiões vitivinícolas de Portalegre, Borba, Redondo, Reguengos, Vidigueira, Moura, Évora e Granja/Amarela.
Nos últimos 20 anos, a área de vinha no Alentejo passou dos 11 mil hectares para quase 23 mil, enquanto a produção aumentou, no mesmo período, de 30 milhões de litros para mais de 90 milhões, 65 por cento dos quais tinto.
Uma das principais cooperativas alentejanas é a de Reguengos de Monsaraz (CARMIM), que representa cerca de 550 associados e uma área total de vinha na ordem dos 3.400 hectares.

Carta aberta da Associação dos Agricultores do Baixo Alentejo à Comissária Europeia para Agricultura e Desenvolvimento Rural - Mariann Fischer Boel

Dirijo-me a Vossa Excelência no seguimento de mais de dois anos de continuadas acusações, distorções da verdade e acções que têm visado destruir os agricultores portugueses na sua dignidade, orgulho pessoal, e no seu negócio, sempre correlacionadas com a Política Agrícola Comum (PAC). Não foram os agricultores que criaram e estabeleceram a PAC, muito menos os portugueses que aderiram a esta política comum quando esta já tinha mais de 20 anos de existência; não fomos os primeiros na Europa a trabalhar no quadro legal da PAC. Mas, tal como o responsável português da tutela pretende, seremos certamente os primeiros a sair dessa mesma politica comum, se é que alguma vez estivemos nela em igualdade com os nossos colegas europeus.
………………………….
http://www.agroportal.pt/

VII Romaria a Cavalo Moita – Viana do Alentejo
Evento realiza-se entre os dias 25 e 29 de Abril


A VII Romaria a Cavalo Moita – Viana do Alentejo, uma iniciativa promovida por uma comissão organizadora composta pelas autarquias da Moita, de Viana do Alentejo e pela Associação de Romeiros da Tradição Moitense e Associação Equestre de Viana do Alentejo, decorre entre os dias 25 e 29 de Abril.
Esta antiga tradição existente na vila da Moita, inicialmente de carácter religioso, fazia descolar centenas de romeiros com os seus animas a Viana do Alentejo, para que fossem benzidos durante a procissão em honra de Nossa Senhora D´Aires (padroeira dos animais).
http://www.fabricadeconteudos.com/

Serpa: Palácio de Ficalho classificado monumento nacional

A classificação do Palácio do Ficalho como monumento nacional, na letra de um decreto publicado sexta-feira, deixa por definir a zona de protecção. Para já garantida para aquele que é considerado pelo Ippar como um “conjunto arquitectónico ímpar”.
http://www.oprimeirodejaneiro.pt/

PSD: Deputado critica possível encerramento do posto da GNR de Alpalhão

O deputado do PSD Luís Rodrigues criticou hoje a intenção do Governo de encerrar serviços públicos, como urgências e postos policiais, no interior do país, designadamente no Alentejo, por "aumentar o isolamento da população".
http://www.radioportalegre.pt/

No comments: