Monday, April 09, 2007

AL SUL DESTAQUES

Sociedade agrícola vai investir 23,8 milhões

Uma sociedade agrícola, constituída por um consórcio de quatro empresas de Espanha e Itália, vai investir 23,8 milhões de euros na zona de Elvas, prevendo criar 225 postos de trabalho permanentes e 450 sazonais.
O projecto prevê, segundo fonte da empresa agrícola, a plantação de 253 hectares de pomares e 400 de olival, além da construção de uma central hortoa-frutícola e de um lagar para azeite. A empresa vai construir no concelho de Elvas uma nave com 400 metros quadrados, na Herdade da Amoreirinha, uma central frutícola com seis mil metros quadrados e um lagar com três mil metros quadrados. O investimento de 23,8 milhões de euros reparte-se em 6,8 para pomar, 6,3 na produção de azeitona, 6,43 na instalação horto-frutícola e 4,25 num lagar para azeite.
http://www.oprimeirodejaneiro.pt/

Borba : Queijo chega ao estrangeiro, mas negócio está estagnado
O queijo produzido no concelho de Borba é vendido um pouco por todo o país e exportado para vários países europeus, segundo os produtores locais, que acusam a crise económica de provocar quebras de produção.
"O negócio está estagnado", observou, situação que contribui para "uma quebra de produção em algumas queijarias da região".
http://www.dianafm.com/

Vinho do Alentejo, comida de Angola

O enólogo português Paulo Laureano esteve recentemente em Luanda a promover os vinhos alentejanos da sua herdade, numa prova em que garantiu que a comida angolana liga bem com as castas tradicionais portuguesas. O conhecido enólogo (Herdade do Mouchão, Ribeira da Ervideira) e agora pequeno produtor de vinhos no Alentejo (550 mil garrafas por ano), aposta sobretudo na qualidade e na diferenciação das castas portuguesas: trincadeira, antão-vaz, aragonês e arinto.
http://dn.sapo.pt/

No comments: